Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

VÁ E VOLTE COM DEUS, DR. RICARDO TURESSO!

Existe um Juiz do Trabalho da 14ª Região RO/AC, atualmente titular da 2ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná, o qual rendo minha homenagem neste blog, sem antes é claro, de ter-lhe solicitado sua permissão para tanto. O Excelentíssimo Juiz  Senhor Dr. RICARDO TURESSO é uma dessas pessoas que marcam o seu tempo, dando exemplos a serem seguidos por todos nós, sejam servidores, advogados ou até mesmos outros juízes. Sua postura dentro e fora dos limites da sua competência profissional é uma só, sempre zelando pela verdade, usando sua vasta sabedoria (muita sabedoria), amor às pessoas que o leva muitas vezes a se autodestruir (explicarei mais adiente) em face de proporcionar mais benefícios aos jurisdicionados.




Arquivo particular



Quando o TRT da 14ª Região ainda não existia, o qual pertencia ao TRT da 11ª Região AM/RR, creio que nos idos dos anos 80, Dr. RICARDO TURESSO que estava advogando naquela época em Rondônia, foi um dos que realizaram a solicitação de criação do TRT de Rondônia e Acre.  Essas informações que talvez, na época, tenham sido muito badaladas na imprensa local, não nos chegaram ao conhecimento pelos regulares órgãos de veiculação, mas sim por alguns advogados que também participaram daquela ação.
O objetivo dessa postagem é de demonstrar e eternizar por aqui fatos que as pessoas não sabem como ocorreram,  não creditando o devido valor merecido a quem de direito, o que diga-se de passagem, não é a índole daquele Magistrado,  qual seja a de se autopromover, em face de sua humildade, ele mesmo nunca tocou nesse assunto.
Então, se hoje temos um TRT de vanguarda, que faz com que muitos advogados vindos de outros Estados da Federação como Rio Grande do Sul, Paraná ou até mesmo São Paulo, façam rasgados elogios não somente pela nossas estruturas físicas mas também pela dinâmica em relação às audiências e julgamentos, fazendo com que a cada ano o TRT 14ª seja premiado pelo CNJ - Conselho Nacional de Justiça - em face das metas alcançadas, tudo isso se concretizou, em parte, por um pouco do trabalho realizado por aquele advogado, Dr Ricardo Turesso.  Ele mesmo, com toda a certeza, não poderia mensurar o que resultaria daquelas primeiras linhas escritas de seu parecer, de sua justificativa para a criação de mais um TRT.





Arquivo particular.


O Dr. RICARDO TURESSO após ser advogado, passou em um concurso para Juiz Estadual, e depois de algum tempo também logrou êxito em uma das vagas para a Magistratura do Trabalho, por concurso público, vindo a ser empossado justamente naquele Órgão que ele ajudou a criar, ainda quando advogava.  Sua Vara do Trabalho de Rolim de Moura sempre andou na vanguarda das Varas existentes dentro do TRT da 14ª Região. Sua visão futurística levou a criação até mesmo de uma inovação em sua Sala de Audiência. Quando muitos Juízes faziam audiências em que só o escrivão possuía uma tela e um teclado com mouse, ele solicitou, e foi atendido com a possibilidade de que também pudesse interagir com um teclado. Mas não ainda feliz, solicitou que as partes pudessem ver o que estava sendo digitado, para que fizessem as devidas correções antes mesmo da impressão do documento, levando assim a uma economia sobremaneira para os cofres públicos, em face de impressão desnecessárias. Sua idéia acabou por ser praticada por todas as Varas do Trabalho de que se tem notícias.


Arquivo particular


Hoje em dia é comum de se ver em salas de audiências, o Juiz e o escrivão interagindo simultaneamente com o computador, digitando termos de audiências, sentenças, despachos etc, mas as pessoas que vêem tudo isso pensam que sempre foi assim, mas não, por trás de tudo isso houve uma mente vanguardista que modificou muitas estruturas para melhor atender as partes, ou como ele mesmo diz, os nossos jurisdicionados, termo técnico mais aceitável.




  

http://concursos.correioweb.com.br/app/noticias/2014/12/26/noticiasinterna,34381/trt-14-publica-homologacao-do-resultado-final-de-concurso-para-analist.shtml



Mas suas idéias de inovação não param por aí não, ele teve a magnífica idéia de criar uma segunda sala de audiência na mesma Vara do Trabalho, praticamente um clone da sala de origem, incluindo todo o sistema e  programas de computadores, o que faz com que todas as audiências sejam iniciadas pontualmente no horário marcado, não havendo atrasos para as partes.
Em um ou outro caso, ele não arreda o pé das salas de audiências, sempre com sua presença física, ele faz questão de estar presente em todas as audiências instaladas.
Como ele foi advogado e sabe que os advogados também tem outras audiências a comparecerem em outras serventias da Justiça, ele determinou que as audiências iniciassem sempre às 08h, horário de início dos serviços na própria Vara do Trabalho, tendo que chegar antes para preparar os processos, as salas, as atas de audiências. As atas de audiências também são previamente iniciadas com a qualificação das partes que se encontram registradas no processo, para que não se perca tempo com o início da audiência propriamente dita, gerando um benefício para as partes.




 
http://www.trt14.jus.br/documents/10157/61ad294a-8483-47ab-8a4d-d68af4893827


Audiências em Varas comuns são designadas por meio eletrônico, mas em se considerando isso, um advogado vindo de outra localidade por exemplo,  que fosse patrono de uma empresa em dois processos, então teria, por causa do sistema eletrônico de distribuição, um processo colocado em um dia, outro processo colocado em outro, o que Dr. RICARDO TURESSO utiliza é a designação manual de audiências fazendo com que no caso do exemplo retromencionado, o mesmo advogado tenha as suas audiências designadas para o mesmo dia, evitando assim um desperdício de tempo e dinheiro às partes.



  
https://www.youtube.com/watch?v=-7HWTAGBp1w


É claro que quando começa a atrasar audiência na sala 2, ele, instala outras audiências em outros lugares, o que efetivamente aconteceu certa vez quando ao mesmo tempo 04 (quatro), isso mesmo, você não se enganou não, 04 audiências foram instaladas ao mesmo tempo. Uma na Sala de Audiência própria, outra na Sala de Apoio, outra em seu próprio Gabinete e finalmente outra na Secretaria da Vara.
Sem contar do seu gesto de humanidade ao conceder intervalo para o escrivão quando na realização de audiências, bem como interromper audiências que se prolonguem após o meio-dia, para que todos possam almoçar, ou seja os advogados, partes, testemunhas, escrivão, reiniciando os trabalhos mais tarde, sempre zelando pelo bem-estar de todos.
Também marca audiências tanto para o período da manhã como para o período da tarde, muitas vezes as audiências terminam até mesmo pelas 21 horas, como já ocorreu. Sendo que ele, Dr. RICARDO TURESSO é o primeiro a chegar e o ultimo a deixar o posto de trabalho, e ainda de ir trabalhar em dias de sábados, domingos e feriados, sempre em função dos jurisdicionados.




https://www.youtube.com/watch?v=-7HWTAGBp1w



Mas lembram-se que eu iria comentar sobre sua autodestruição? Pois é, tudo isso que ele faz, é em benefício dos nossos  jurisdicionados, mas isso tem lhe causado um preço, e um preço muito alto.
O pique que ele tem é para Juiz que está entrando agora para os quadros da Magistratura, data vênia, não para ele. Seu estado de saúde vem se debilitando dia-a-dia.
Ano retrasado, não haviam Juízes  suficientes no quadro do TRT, para que pudessem vir auxiliá-lo, então ele se negou a adiar as audiências pois os jurisdicionados não podiam ter prejuízos, e realizou as audiências em pé mesmo. Em pé também elaborava suas sentenças e seus despachos no final do ano retrasado. Teve que ir às pressas para um Hospital de Cuiabá/MT. Além de fortes dores em sua coluna, ainda possui LER/DORT, em face dele mesmo digitar audiências e também na elaboração de suas sentenças e até despachos. Muitas vezes realizou audiências usando protetores.
Não bastasse tudo isso, ele ainda ficou respondendo, por um período, pela Direção do Forum Trabalhista, a qual pertencem a Distribuição e as 2 Varas do Trabalho de Ji-Paraná. Ano passado sua saúde piorou. Então não tendo mais como trabalhar sem aquelas fortes dores em sua coluna, irá submeter-se a cirurgia, o que deverá ser realizada no Hospital Sírio Libanes, na cidade de São Paulo/SP já na próxima terça-feira.




Foto ilustrativa
http://www.dicascaseiras.org/8-erros-que-os-homens-cometem-na-hora-da-relacao-intima/


Com todas essas mazelas, ele ainda teve tempo de preparar um delicioso almoço para os servidores, qual seja, filé a parmegiana, macarrão de tudo que era geito, e,  para mim em especial, macarrão ao alho e óleo. Nos fins de ano, ele sempre compra de seu próprio bolso, Cestas de Natal,  para todos os servidores, em reconhecimento pela dedicação no trabalho durante o ano, e ainda trazendo pastéis às sexta-feiras dia de feira do município para todos os servidores, incluindo os terceirizados.















Arquivo particular


Outro Juiz está auxiliando o Dr. RICARDO TURESSO  no momento,  o não menos competente, Excelentissímo Juiz Dr. FRANCISCO MONTENEGRO NETO, o qual já começa trilhar o mesmo caminho daquele Magistrado.
Para o Excelentissímo Juiz Dr. FRANCISCO MONTENEGRO NETO, desejo-lhe sucesso em sua carreira profissional.
Sei que o que importa para a Justiça são os juridicionados, partes, advogados, testemunhas. Mas peço ao Juiz Dr. RICARDO TURESSO, de todo o coração, que o bom senso seja uma praxe daqui para frente, pois todos precisam de sua presença, de seus ensinamentos, de suas decisões. Então diminua sua velocidade, seu ritmo, pelo bem de todos, não podemos ficar sem sua presença e aí eu me incluo. A sociedade precisa do senhor mas é com saúde. Os jurisdicionados certamente o agradecerão.
Para o Excelentissímo Juiz Dr. RICARDO TURESSO, desejo-lhe sucesso em sua cirurgia, já estando com saudades antes mesmo de sua ida.
Que Deus o proteja a sua viagem de ida e de volta e que os médicos sejam iluminados ao  fazerem a cirurgia.
Estarei orando pelo senhor em minhas orações matinais.
Até a próxima postagem!

3 comentários:

  1. Prezado Hélio, agradeço a linda homenagem prestada ao meu querido esposo. Compartilhei em meu face e recebemos o carinho de alguns amigos, conforme os comentários abaixo, os quais compartilho com vc. Grande abraço
    Miriam M. Martins, Marismeiri Aristides Ferreira Lima, Leonardo Zanelato e outras 4 pessoas curtiram isso.

    Vanessa Koppe Savi Amei amiga!!! Ele é isso e muito mais!!!!
    há 21 horas · Curtir
    Vanessa Koppe Savi Te ligo mais tarde!!! Beijos
    há 20 horas · Curtir
    Kelly Cristina Silva Deus o abençoe... Tenho certeza que em breve estará de volta, com a saúde renovada!!! Abraçosss
    há 20 horas · Curtir
    Mila Pires O que houve Shell?
    há 20 horas · Curtir
    MI Uchaki Ele merece...que Deus abencoe sempre
    há 19 horas · Curtir
    Socorro Elizabeth Oliveira Maia Que Deus os abencoe Shell e boa sorte para o amigo Ricardo Turesso na cirurgia!!!
    há 18 horas · Curtir
    Sabrina Dias de Sousa Linda tragetoria! Sou sua fa....vou fazer uma oracao por ele e tenho ceeteza q tudo dara certo. Se precisar de mim Shel estarei aqui. Bjs!
    há 16 horas · Curtir
    Eugenia Mello Ó rei, que na hora da angústia o Senhor Deus responda á sua oração! Que o Deus de Jacó o proteja! Salmos 20-1. Estarei sempre orando por vcs, pois são pessoas especiais para mim, e especialmente para Deus. Força e fé amiga e tudo dará certo. Bjos
    há 14 horas · Curtir
    Roney Mattos Boa noite Ricardo tudo ja deu certo......

    O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
    O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
    O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
    O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.
    Salmos 121:5-8
    há 12 horas · Curtir
    Roney Mattos ‎(ALMERINDA) Boa noite Ricardo estamos orando por você..........(Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. )
    Salmos 91:7
    há 11 horas · Curtir
    Mariana Turesso Ele merece isso e muito mais! É o meu heroi! E tem uma historia de vida incrivel..... E nessa cirurgia? Tudo vai sair mais que perfeito, pq deus vai estar com ele! Amo voces!!!!!
    há 8 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  2. Shel, estamos rezando pra que a cirurgia transcorra dentro da normalidade, abençoada e iluminada por Deus,e que seu restabelecimento seja o mais rápido possível.
    Nós amamos voces.
    Geninho/Tadeu/mãe

    ResponderExcluir