Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

segunda-feira, 18 de junho de 2012

LOCALIZADOS OS RIOS PISOM E GIOM DO JARDIM DO ÉDEN!


Ilustração:
http://noviciadonj.blogspot.com.br/2011/07/introducao-ao-pentateuco.html



Assim está escrito na Bíblia:
"E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica. E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe. E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates". Gênesis 2:9-14 (grifo meu)


Ilustração:

Com  relação últimos dois rios, que saíam do Jardim do Éden, não há nenhuma dúvida, Tigre e Eufrates, ficavam na Mesopotâmia quer dizer isso mesmo, entre dois rios. Ficam atualmente no país conhecido como Iraque, os quais desembocam no Golfo Pérsico, Oriente Médio. Mas e com relação aos rios Pisom e Giom, onde é que ficam?  A autoria do pentateuco, ou seja, os cinco primeiros livros da bíblia são atribuídos a Moisés. Moisés veio muito depois de Noé, isto é, após a ocorrência do Grande Dilúvio que encobriu toda a Terra. Moisés descreve o Jardim do Éden, e o delimita geograficamente, mas por alguma razão somente os Rios Tigres e Eufrates são conhecidos até os dias de hoje, o  mesmo não acontecendo com os rios Pisom e Giom. Existiram esses dois rios? E se realmente existiram, onde eles estão? Teria o dilúvio encoberto eles? Então porque não encobriu também o Tigre e o Eufrates? E se estavam encobertos, como Moisés sabia da existência desses dois rios na era pré-diluviana?


Ilustração:


As orientações de  Moisés quanto ao lugar exato do Jardim do Éden são muito precisas, como por exemplo,  afirmar que o Rio Tigre "...  este é o que vai para o lado oriental da Assíria...", ou seja, descreve exatamente o local onde hoje o conhecemos, quanto ao Rio Eufrates deveria ser tão conhecido já naquela época que ele nem fez menção de informar a sua localização geográfica.  Contudo apesar da descrição geográfica onde ficam os rios Pisom e Giom, ainda persiste a dúvida de sua exata localização.
  

Ilustração:

Assim, como Moisés descreveu a localização exata dos Rios Tigre e Eufrates, também descreveu a localização exata dos Rios Pisom e Giom, sendo Pisom  "...que rodeia toda a terra de Havilá..." e Giom "...que rodeia toda a terra de Cuxe...", mas onde eles estão? Onde fica esta terra de "Havilá" e a terra de "Cuxe"?  Apesar de que isso em nada irá afetar a fé das pessoas, de que Jesus Cristo veio a este mundo, para morrer em nosso lugar, por nossos pecados, já que o salário do pecado é a morte.  (grifo meu)

Ilustração:


Mas parece que com o uso da tecnologia existente, como satélites, GPS, arqueologia, escavações etc, foi possível saber a provável localização desses rios:
"Satélites mostram outro rio fóssil, totalmente encoberto pela areia do deserto de Rub Al Khali, indo do sul da Península Arábica e desaguando no Golfo Pérsico.   No passado o rio Pisom era cheio de água, mas hoje só há areia.  E a ultima peça para fechar esse mistério, está no clima do planeta.  Há muito tempo atrás, o nível do mar era muito mais baixo e o Golfo Pérsico era um vale fértil, acima do mar. Ou um “jardim” fértil, que contava com água suficiente para criar as condições descritas no Gênesis. Atraindo vida, animal e vegetal em abundancia. De onde o homem poderia viver caçando e coletando alimentos sem migrações constantes. Mas com o fim da era glacial e o conseqüente degelo, os mares e rios de origens em montanhas subiram rapidamente de nível. O Jardim do Éden, no meio do Golfo Pérsico, foi atacado pelas águas vindas dos rios de um lado, ao mesmo tempo em que o mar avançava".

Ilustração:

Finalmente as respostas foram encontradas.   Os rios  Giom teriam desaparecidos em face do degelo causado pelo fim da era glacial, o que fez com que aumentasse o nível do mar e o rio ficasse submerso, enquanto que o outro rio, o Pisom, hoje estaria todo encoberto por dunas e mais dunas de areia.  Até a próxima postagem!

41 comentários:

  1. Achei interessante essa materia sobre o Jardim do Eden, afinal sempre me perguntei onde seria a localização. Se tiver mais informações,por favor publique.
    Veronica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse jardim pela localizados rios Eufrates e Tigre seria onde hoje é o Iraque ou a antiga Mesopotâmia da Babilônia

      Excluir
    2. Deus te abençoe 🙏🏼 Obrigada pela informação e esclarecer minha curiosidade. É muito bom ter mais conhecimento sobre as coisas Daqueles que nos criou.

      Excluir
  2. Obrigada pela publicação . Tinha dúvidas acerca do Rio Pisom e do Rio Giom. 👍👍👍

    ResponderExcluir
  3. Na verdade faltou a real verdade. Eles não foram comentados porque são rios africanos.

    ResponderExcluir
  4. Enteressante é bom se aprofundar nesse estudo

    ResponderExcluir
  5. interessante que o rio pisom tinha muito ouro..e no egito eles tinham muito ouro..talves seja o rio nilo..

    ResponderExcluir
  6. Não entendi o dizer do msg de 28-04-2019, que os rios não foram comentados pq são africanos (?!)

    ResponderExcluir
  7. É importante para o povo evangelico. Isto mostra o poder de Deus que criou todas estas coisas. Tudo é dele e para sua glória. O homem não criou nada, e muito mais o diabo. Que veio tentar o homem dizendo que tudo era dele. Eu acho qie quando ele caiu dos céus, ficou uns vestígios aqui e outro ali...(de suas véstes); ouro carbunculos, berílios etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para isso Deus não teria feito a terra com tanta perfeição. Ele, não dá sobras a ninguém, Deus não aproveita sobras, Ele, faz tudo de novo.

      Excluir
    2. Superei minha curiosidade sobre onde estavam e tb sobre o jardim do éden obrigado

      Excluir
  8. Fico agradeçida pela postagem. Estou estudando a Bíblia e anotei sobre esses rios porque me chamou muito atenção. Procurei no mapa da Bíblia e não achei agora pude ver a publicação.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou um estudioso sobre a criação do jardim do Edem.o jardim seria uma imensa área de terra fértil e rica que hoje se encontra circundada pelos grandes rios.O rio tigre e Eufrates.com certeza a mesopotamia .hoje a regiao da Assiri e o Iraque. Quantos aos rios giom e pisom existiram ,mas foram tragados pelas transformações da região ali na naquela regiao.assom aconteceu com cafarnaum a grande cidade da Babilonia e o mar morto.

    ResponderExcluir
  10. Uma das várias questões que busco respostas. É qual o rio deu origem há esses outros 4. Pois em Gênesis
    10 diz: " E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividiu em 4 braços . A questão para mim é? Que rio é esse, que deu origem ao Pisom, Eufrates,Giom e Tigres?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho essa curiosidade dessa informação

      Excluir
    2. Eu acredito que seja o Rio de Deus , que a Bíblia fala.

      Excluir
    3. Esse rio é o Shatt Al Arab. Não que ele faz nascer esses rios. Mas sãos esses rios que fazem confluência com ele. Acredito que o Rio Karun seja o rio Giom, que vem do Irã. E o rio Pison seria o rio Wadi Batin que vinha da Arabia Saudita, junto com o Tigre e Eufrates formam um delta na confluência do Shatt Al Arab e se desagua no Golfo Pérsico

      Excluir
  11. Gostei muito, sempre tive essa curiosidade de saber a exata localização do Jardim do Édem

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que o Rio principal que deu origem aos demais é o Rio da Água Viva! O Alfa é o Ômega! porque Dele é que saí os os quatros braços pra irrigar a terra.

    ResponderExcluir
  13. gostei muito desse relato, da p se ter uma noção sobre essa parte da história

    ResponderExcluir
  14. Eu creio que o Jardim do Édem subiu para o 3o céu, conforme relata em Apo.22:1-2,pq bem no meio dele estava a árvore da vida q ninguém podia tocar (Gen.3:23-24). Acredito que ele(Jd.do Édem) irá descer(como nova Jerusalém) qdo.formos reinar c Jesus para o mesmo lugar onde foi criado (Apo.21:2)

    ResponderExcluir
  15. Dúvidas:gostaria muito de sobrepor a geografia atual à pré histórica. Precisamos de mais arqueologia. 7

    ResponderExcluir
  16. Jesus Está Voltando.Se prepare para o grande dia.Aleluia!

    ResponderExcluir
  17. É frequentemente visitado esse local?

    ResponderExcluir
  18. Breve vem o grande dia ,e muitas dúvidas serão esclarecidas. LOUVADO SEJA DEUS!!!

    ResponderExcluir
  19. Talvez esses rios tenham sido extintos junto aos povos q faziam uso deles , ou simplesmente são atualmente conhecidos por outros nomes

    ResponderExcluir
  20. Interessante,estava começando a ler Gêneros é fiquei com essa pergunta em minha mente,agora que obtive a resposta estou muito feliz,obrigado!

    ResponderExcluir
  21. Interessante: Mas o rio Gion é citado na Biblia como tendo uma de suas fonte em Jerusalém, ha relatos que ele seja o Rio Nilo. Alguns estudiosos da área ainda indicam esse rio como o mais extenso, apesar do estudo do INPE. O rio Nilo cruza 10 países durante o seu curso: Sudão, Sudão do Sul, República do Burundi, Ruanda, República Democrática do Congo, Tanzânia, Kenia, Etiópia, Uganda e Egito. É um dos rios mais conhecidos do mundo todo. Era considerado um Rio Sagrado, isto nos remete ao Eden. Os versículos da Bíblia que relacionam-se à Fonte de Giom são estes:

    ". . .E o rei prosseguiu, dizendo-lhes: “Tomai convosco os servos de vosso senhor e tereis de fazer Salomão, meu filho, montar na mula que me pertence e tereis de conduzi-lo para baixo a Giom."- I Reis 1:33.
    "E foi Ezequias quem tapou a nascente superior das águas de Giom e canalizou-as diretamente para baixo, para o oeste da Cidade de Davi, e Ezequias continuou a mostrar-se bem sucedido em todo o seu trabalho."- II Crônicas 32:30.
    "Então Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, ungiram-no rei em Giom; depois subiram de lá alegrando-se, e a vila está em alvoroço. Este foi o alarido que ouvistes."- I Reis 1:45.
    As águas da Fonte de Giom continuam a fluir até hoje através do “Túnel de Siloé”, de Ezequias.

    ResponderExcluir
  22. Isso deixa claro que o Eden não o Jardim, mas um local a parte, o Rio Saia do Eden para regar o Jardim. O que da a entender é que o Planeta Terra era chamado de Eden, e deste planeta saia um Rio que regava o Jardim. A bíblia também diz que Deus plantou um jardim, no oriente do Eden. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
    E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
    A Biblia da a entender que Adão precenciou Deus plantar o Jardim

    Gênesis 2:7,8

    ResponderExcluir
  23. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
    E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.

    Gênesis 2:7,8 Veja ai. Adão foi colocado no Jardim, ele ja havia sido criado quando o Jardim foi plantado.

    ResponderExcluir
  24. Gênesis 2:10. Na região do Éden nascia um rio que irrigava todo o jardim e depois se dividia em quatro.

    A nascente é no éde.

    ResponderExcluir
  25. O interessante é,ele irrigava todo jardim, e depois (que irrigava o jardim) se dividia em quatro.

    ResponderExcluir
  26. Vai ser difícil saber o local exato, porque a escritura está, que nascia , passado não tem mais , Deus pensou em tudo, chego a pensar que o dilúvio cobriu a nascente

    ResponderExcluir
  27. Eu creio, que como o homem foi expulso do paraíso e um anjo colocado para guardar a entrada, então o homem não pode voltar, então não conseguirão achar o caminho para o paraíso através dos rios, será que seria assim?

    ResponderExcluir
  28. Eu estou a gostar disso, porque tudo está claro na Bíblia sagrada, e onde está o paraíso?

    ResponderExcluir