Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

NO BRASIL: URUGUAI CAMPEÃO 1950, ARGENTINA CAMPEÃ ...2014?


Tem equipes que ficam para sempre eternizadas em nossas memórias. Uma é o Brasil da copa de 1970, outra o Brasil novamente na copa de 1982. Mas uma equipe que não fica atrás de ninguém, para mim, pelo menos, é a Seleção da Argentina de 1978.  
World-cup-Argentina-1978-logo.gif

Até hoje me arrepia quando olho para o cartaz acima. Eu tinha 14 anos na época, meus times de botões eram a seleção da Alemanha de 1974, e a seleção da Argentina 1978. Seleção que jogava o tempo todo para frente, não havia bola perdida, a Argentina mostrou muita raça dentro do campo, jogando um futebol impecável, maravilhoso, desses dignos de se ficar vendo milhares de vezes, ensinou ao mundo como se jogar futebol competitivo, de força.



A final com a Holanda que já havia sido vice-campeã em 1974, deu um toque todo especial, ainda mais magistral.
A copa tinha ainda a Itália de Betega, Paolo Rossi, o carrasco do Brasil, anos depois, Bruno Conti, Scirea, Dino Zoff.  A França tinha Platini, Tigana, Rocheteau. O Peru tinha o Teófilo Cubillas. O Brasil tinha Zico, Rivelino, Nelinho, Batista. A Holanda tinha Rensenbrink. E Argentina? A Argentina tinha a melhor equipe de todos os tempos! Inesquecível!

 

 Passarella, Bertoni, Olguín, Tarantini, Kempes e Fillol; Gallego, Ardiles, Luque, Ortiz e Luis Galván.
Mário Kempes foi o cara! Melhor jogador de todos os tempos, oportunista, fazia gol como niguém, não perdoava os adversários, e não se intimidou quando teve a toda poderosa Holanda pela frente com sede de ser campeã na final, fazendo dois dos três gols na decisão. Tarantini, quem não se lembra daqueles cabelos encaracolados! E Passarela, o grande capitão? E Olguín? Seus desarmes precisos.  E Fillol? Suas defesas garantia de que não precisava se preocupar lá atrás.  E Ardiles?  Desarmes e passes milimétricos. E Luque? O Rompante, não ficava para trás de ninguém.  E Ortiz? Paciência e passos certos, atacava sempre na hora certa. E Bertoni?  Garantia de que ninguém passaria ali pelo seu setor. E Galván? Outro brigador de carteirinha, muita raça. Final:  Argentina 3 x 1 Holanda, Campeã do Mundo de 1978!


Comandada pelo Grande Maestro César Luiz Menotti, que soube, como ninguém, armar sua equipe.
O Mundo ainda não tinha visto nada, Maradona iria aparecer anos depois, para eternizar seu nome para sempre na galeria dos grandes jogadores de futebol de todos os tempos!
A Argentina entra em todas as competições como favorita, e será assim mais uma vez em 2014, desta vez aqui no Brasil. O Brasil parece não ter  uma equipe formada capaz de fazer frente a equipes de ponta. O Uruguai já tirou o título do Brasil em 1950, será que a Argentina irá repetir a dose?

Se o Brasil chegar a final com a Argentina na Copa do Mundo de 2014, essa não vai fazer um jogo comum, podem apostar. A Argentina irá suar sangue para vencer de qualquer jeito o Brasil. A Argentina joga o tempo todo o futebol força, o Brasil joga o futebol arte. Quem já não viu o Ronaldinho Gaúcho, o Robinho e até mesmo o Neymar fazer firula com a bola, colocando na nuca, fazendo embaixadinhas etc, isso é o futebol arte, de circo, aliás qualquer um desses malabarista de circo faz até melhor que esses jogadores. Se cuide Brasil, trate de acertar de uma vez sua equipe. A Argentina não é brincadeira! Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário