Não sei qual o segredo que faz com que as pessoas falem errado e nós as copiamos, inicialmente por brincadeira, depois por não se importar se está certo ou errado, afinal todos falam o brasileirês.
Uma vez eu estava voltando de uma reunião, em outro muinicípio, e tivemos que parar em um mecânico para arrumar o ônibus. Todos as pessoas estavam usando camisetas com a propaganda de um produto de emagrecer. Então o mecânico lascou: - Eu não uso esse negócio de érbalifi, isso só causa a independência!!!???
Ele certamente queria dizer dependência, mas como disse errado, quem não gostaria de ter independência!
Outro dia um amigo meu disse que se tomasse asteróide poderia fazer mal a saúde pois a pessoa ficaria forte mas o coração não aguentaria.
Eu concordo em gênero, número e grau, mas um asteróide na cabeça não é só o coração que não aguentaria, e sim toda a pessoa, inclusive creio que a pessoa inteira se desintegaria. Certamente ele quis dizer esteróides algo relacionado com anabolizantes.
Sem contar quando dizem a palavra ESMAGRECER, chega a doer no ouvido!
Uma vizinha, que não tinha nem o primário, comentou certa vez que uma prima sua era hipoglós, pois falava muitas línguas!
Sei que ela tentou dizer poliglota, mas considerando o seu nível cultural até que foi longe demais.
Então, mesmo falando português, temos que muitas vezes traduzir o que as pessoas nos falam.
Já perdi a conta quantas vezes já me falaram sobre aviso breve, guias do INSS quando querem dizer FGTS, e de FGTS quando querem dizer INSS, mas que na verdade se tratam das guias do seguro-desemprego.
Até a próxima postagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário