Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

123 ANOS DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA O QUE MUDOU?

Ilustração:
www.pt.wikipedia.org


A história do Brasil é a mesma história de outros países que se libertaram de um governo imperial, passando de colônias produtoras de produtos primários para país exportador de produtos industrializados. Nós hoje, não conseguimos nos ver na época de 1889. Tremenda atividade politica-social pela qual passava o Brasil. Apesar dos aspectos negativos em não ter uma autonomia político-administrativa, o Brasil se mantinha e muito bem em suas relações internacionais. Marechal Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto & Cia Ltda, mudaram os rumos do país. 

Ilustração:
www.nahoradoamargo.blogspot.com

Há muito tempo haviam revoltas regionais, Guerra dos Farrapos, Balaiada, Sabinada, Noite das Garrafadas, Cabanagem, Inconfidência Mineira, exatamente pela falta de um poder central de governo forte onde as decisões de maiores repercussões dependiam de Portugal. A data de 15 de novembro de 1889, ficou somente nos calendários representando um feriado sem muita expressão, porém é ela que se transformou em um divisor de águas, antes e depois da monarquia. Muitos anos depois deu-se conta de que a República não é lá tão boa assim, tentou-se fazer um plebiscito para mudar o sistema de governo para parlamentarista, reaproximando-se novamente, daquele sistema em que se conseguiu apartar, mas agora de uma maneira mais inteligente.

Ilustração:
www.jblog.com.br

Mas quem disse que o povo é inteligente? E a esmagadora maioria da população voltou pela permanência do atual regime de governo. Mensalão, maracutaias, desvios de milhões de reais por parte de governantes e/ou seus amigos empresários, fazem parte dessa República. Talvez num futuro próximo essa data seja definitivamente esquecida, e em seu lugar seja decretada uma outra data, por um novo sistema de governo em que a população possa ter maior autonomia em passar e retirar o mandato do eleito. Viva o Brasil! Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário