Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

domingo, 29 de dezembro de 2013

JOGOS OLÍMPICOS - HISTÓRIA!


http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/jogos-olimpicos-verao-1900-paris.htm

Os Jogos Olímpicos de 1900, em Paris, e 1904, em St. Louis, fizeram parte das exposições mundiais. Só em 1908, os Jogos adquiriram um estatuto independente. Quatro anos depois do ressurgimento dos Jogos Olímpicos, o seu criador e incentivador, Pierre de Coubertin, trouxe-os para a sua cidade natal, Paris. No entanto, o ideal que consistia em unir os povos através do encontro da «juventude do mundo», não foi atingido, uma vez que as competições se estenderam de maio a outubro, por todo o período da exposição mundial. Em comparação com os primeiros jogos da Era Moderna (1896, em Atenas), o programa era mais extenso - enquanto nos jogos da Grécia havia dez modalidades esportivas com 43 provas; em Paris, os participantes competiram pelos louros olímpicos em 18 modalidades (87 competições). Pela primeira vez puderam também participar mulheres - a norte-americana Margaret Abbott venceu no golfe, a inglesa Charlotte Cooper saiu vencedora no tênis (individual e em dupla). 
Texto:
Enciclopédia Digital Istoé Século XX
 
   
http://arrasounolook.wordpress.com/tag/jogos-olimpicos-2012/
 
Nas provas de atletismo dominaram os norte-americanos, que arrecadaram 17 das 24 medalhas. Em St. Louis, os Jogos Olímpicos de 1904 voltaram a ficar subordinados à exposição mundial. Poucos europeus puderam custear a viagem, de forma que dos 544 participantes, apenas 130 não eram norte-americanos ou canadenses. Uma tal supremacia refletiu-se na atribuição das medalhas: com 80 vitórias, os Estados Unidos impuseram-se naturalmente à Alemanha e a Cuba (cinco vitórias cada uma). Os chamados Jogos Intercalares de Atenas, em 1906, deveriam reafirmar a posição dos Jogos Olímpicos. Rejeitados por Coubertin, não passaram de um episódio isolado. No entanto, criaram novidades, como a atribuição de medalhas de ouro, prata e bronze para os três primeiros classificados. Durante as cerimônias de inauguração dos Jogos realizados em Londres (1908), mais de 100 mil espectadores aplaudiram os participantes que, pela primeira vez, se reuniram no estádio para assistir ao desfile de abertura das nações. Também foram içadas no estádio olímpico as bandeiras dos estados participantes.
Texto:
Enciclopédia Digital Istoé Século XX

  
http://peroladecultura.blogspot.com.br/2012/04/os-jogos-olimpicos-da-era-moderna-1.html

Durante os jogos de Londres, havia ainda muitas modalidades que não dispunham de regulamentos de competição internacionalmente reconhecidos. Essa deficiência voltou a gerar grandes polêmicas. No rastro dessas experiências negativas, as associações mundiais dispuseram-se a introduzir, o mais rapidamente possível, um conjunto de regulamentos mundialmente válidos. O primeiro esporte de inverno a participar nas Olimpíadas foi a patinação artística. O italiano Dorando Pietri ficou na memória como o herói trágico dos Jogos de Londres. A poucos metros da chegada, o maratonista, à beira da inconsciência, foi amparado. Pouco depois, o Comitê Olímpico retirou-lhe a medalha de ouro por «utilização ilícita de ajuda estranha».
Texto:
Enciclopédia Digital Istoé Século XX

   
http://www.riomate.com/1869/news/2010/12/16/summer-olympics-in-rio-2016

Como vimos a história das Olimpíadas modernas tem todo um glamour um charme diferente por exemplo aos da Copa do Mundo. O Brasil tem a chance ímpar de mostrar ao mundo a sua capacidade em organizar eventos gigantescos dessa natureza. Temos excelentes atletas por um lado, mas pelo outro, estamos bem longe de competir de igual para igual no quadro de medalhas por exemplo, com as grandes potencias mundiais como os USA, a Rússia, a China, a Alemanha e o Japão. Até mesmo a Austrália deixa o Brasil para trás no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos. Um pouco mais de empenho governamental, mais incentivos, mais quadras de esportes, etc e ninguém seguratá o Brasil nas próximas Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016. Participação de Kennya Valéria. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário