Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

sábado, 14 de dezembro de 2013

A CHINA POSOU NA LUA, MAS AFINAL, DE QUEM É A LUA?

  

A televisão estatal já difundiu as primeiras imagens feitas pelo robô Yutu, que significa coelho de jade. A sonda aterrisou em uma região da lua chamada baía do Arcoíris. 


A sonda não tripulada chinesa Chang E3 pousou neste sábado na cratera lunar Sinus Iridum, o que transforma o país asiático no terceiro, após Estados Unidos e União Soviética, a conseguir pousar na lua em operação controlada. O último pouso controlado de uma nave na Lua foi a da sonda soviética Luna 24, da extinta União Soviética, no dia 18 de agosto de 1976. A Chang E3 foi lançada da base aérea de Xichang no último dia 2 de dezembro e orbitava a uma velocidade de 1,7 quilômetros por segundo. Começou a desacelerar quando se encontrava a 15 quilômetros da superfície lunar e pousou com sucesso às 11h12 (horário de Brasília) deste sábado. A manobra durou 12 minutos e foi retransmitida ao vivo por vários canais da televisão estatal chinesa. Para executar o pouso, o aparelho desceu descrevendo uma parábola até que se situou a cerca de 100 metros da superfície do satélite, momento no qual planou suavemente até pousar, quase sem levantar poeira lunar. A sala de controle de Pequim comemorou com aplausos, segundo imagens exibidas ao vivo pela televisão chinesa, que mostraram o processo final de descida do módulo. Durante sua aproximação à Lua, a Chang E3 (batizada em honra a uma deusa que, segundo lendas chinesas, vive na Lua) ofereceu imagens muito nítidas da superfície lunar, auxiliada pela ausência de atmosfera e por se encontrar na face iluminada do satélite.

 
http://www.vaztolentino.com.br/imagens/2818-SINUS-IRIDUM-Baia-do-Arco-iris


Primeiro foram os americanos que lá estiveram pessoalmente, depois os Russos também mandaram para lá essas parafernálias cósmicas que não prestam para nada, além é claro de deixar o país aqui na Terra de bola cheia. Como o Brasil não consegue nem mesmo, em convênio com a própria China enviar satélite para orbitar o nosso planeta, o qual explodiu na semana passada, é o dono da bola murcha. Mas afinal de conta de quem é a lua? A princípio a Lua é de todos, bem isso é o que  se depreende do Tratado sobre princípios reguladores das atividades dos Estados na exploração e uso do Espaço Cósmico, inclusive a Lua e demais corpos celestes, de 27/01/1967, a Constituição Cósmica tem apenas 17 artigos, dentre eles sito esses:

ARTIGO 1º
A exploração e o uso do espaço cósmico, inclusive da Lua e demais corpos celestes, só deverão ter em mira o bem e interesse de todos os países, qualquer que seja o estágio de seu desenvolvimento econômico e científico, e são incumbência de toda a humanidade.  O espaço cósmico, inclusive a Lua e demais corpos celestes, poderá ser explorado e utilizado livremente por todos os Estados sem qualquer discriminação, em condições de igualdade e em conformidade com o direito internacional, devendo haver liberdade de acesso a todas as regiões dos corpos celestes. O espaço cósmico, inclusive a Lua e demais corpos celestes, estará aberto às pesquisas científicas, devendo os Estados facilitar e encorajar a cooperação internacional naquelas pesquisas. 

ARTIGO 2º 
O espaço cósmico, inclusive a Lua e demais corpos celestes, não poderá ser objeto de apropriação nacional por proclamação de soberania, por uso ou ocupação, nem por qualquer outro meio. 

ARTIGO 5º
Os Estados-Partes do Tratado considerarão os astronautas como enviados da humanidade no espaço cósmico e lhes prestarão toda a assistência possível em caso de acidente, perigo ou aterrissagem forçada sobre o território de um outro Estado-Parte do Tratado ou em alto-mar. Em caso de tal aterrissagem, o retorno dos astronautas ao Estado de matrícula do seu veículo espacial deverá ser efetuado prontamente e com toda a segurança. Sempre que desenvolverem atividades no espaço cósmico e nos corpos celestes, os astronautas de um Estado-Parte do Tratado prestarão toda a assistência possível aos astronautas dos outros Estados-Partes do Tratado. Os Estados-Partes do Tratado levarão imediatamente ao conhecimento dos outros Estados-Partes do Tratado ou do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas qualquer fenômeno por estes descoberto no espaço cósmico, inclusive a Lua e demais corpos celestes, que possa representar perigo para a vida ou a saúde dos astronautas. 

Logo, como se pode ver, a Lua, o Sol, os planetas e etc são de todos nós, porém apenas alguns podem ir até lá e usufruir de todo o seu ambiente hostil. A sua forma de exploração comercial não é questionada, pode-se inclusive enviar joías, cartões, e até mesmo a cinzas de entes queridos para que não sejam objetos de furtos ou de vândalos aqui na Terra. Mas tem preço, claro, tudo tem um preço. Mais detalhes nos sites: http://www.transorbital.net/  e  http://www.celestis.com/

Agora se o negócio é querer ter um lugar na Lua, um terreninho, já há quem o queria agenciar tudo isso, confira nos sites: http://www.lunarembassy.com/ e http://www.asi.org/

No site http://www.n2yo.com/?s=25160 é possível acompanhar em tempo real a nave espacial Celestis orbitando ao redor da Terra 

Neste exato momento, aquele robozinho deve estar andando pela superfície lunar fuçando alguma coisa que não tem por aqui. Caso a China vá para a Lua, a superpopulação de lá deverá ficar no limite dentro de uns 20 anos. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário