Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

DICAS PARA INCLUIR GADGETS NO BLOG!


Ilustração:
www.raphaeldraccon.com


Para você que está começando a blogar que nem eu, e ainda não é tão familiarizado com essas coisas de gadgets e widgets vai aqui algumas dicas que eu depois de muito pesquisar consegui aprender nesse primeiro ano de blog. Eu não sou nenhum nerd. Sei que muita coisa tem que melhorar por aqui, alguns erros de português não poderia haver, mas é normal,  vemos isso também em jornais, na TV, revistas enfim na mídia como um todo e lá eles tem diversos revisores e mesmo assim ainda passa muita coisa errada. Muitas vezes eu posto minhas mensagens de madrugada, pois começo a escrever sobre um assunto ainda de dia e depois vem outro, e outro e mais outro, e assim por diante. 

Ilustração:
www.mude.nu

Então chega uma hora que você não está mais tão ligado e sempre passa alguma coisa. Peço desculpas aos leitores pelos erros que tem passado. Vou tentar melhorar. Logo no início em novembro de 2011, meus textos eram muito grandes, mas acreditava que era assim mesmo que deveria ser. Depois de lê-los com mais cuidado, eu mesmo não conseguia ler até o final, mesmo que a leitura fosse um pouco interessante. Daí para frente foi sendo um aprendizado só. Diminuí o tamanho dos textos. Mas isso não bastava, a leitura deveria ter um atrativo a mais, então comecei a intercalar com ilustrações que tinham alguma coisa a haver com o texto que eu estava escrevendo. Mas eu não informava de onde tinha tirado aquelas ilustrações. Então comecei a publicar a origem, ou seja, os sites, de onde eu tirava as ilustrações. 

Ilustração:
http://soinforma.blogspot.com.br/2009_08_01_archive.html


Para completar, os textos retirados de outros sites, eu comecei a transcrevê-los em itálico e também de qual site eu os tinha retirado para todos os fins. O que é meu é sem itálico, o que diga-se de passagem é muita coisa. E que por ser muito, quase 700 postagens, é quase inviável eu repassar uma por uma para retificar uma palavra ou acrescentar uma vírgula, isso eu irei fazendo conforme os comentários que são deixados aqui no blog. Mas só isso também não bastava. Então comecei a usar os marcadores, a fim de agrupar os textos por assunto. Essa dica quem me deu foi uma menina de um site em que eu sigo o Internacional. Na época ela me aconselhou a produzir somente um tipo de texto para facilitar a busca de  meus leitores, ou seja, por exemplo, que eu somente postasse algo relativo a futebol por exemplo. 

Ilustração:
www.dicasparablogs.com.br

Não segui esse conselho, mas comecei a agrupar os textos por assunto, pois vou bloggando conforme meu estado espiritual em determinado dia. Então como é que eu poderia ter somente um blog de futebol, se eu quisesse falar de política por exemplo. Logo vi também que o local de onde se blogga, é importante para se colocar no blog. Vejam a minha ignorância pois até hoje, ainda não usei a parte onde diz: Links! Mas enfim, vamos ao que interessa, você deve ir lá na parte onde diz layout, pois se você já tem um blog, é claro que já deve ter escolhido um modelo, na aba modelo. No layout, você encontrará vários retângulos que consta a palavra: Editar. Nesse lugar  você editará os seus textos, a sua mensagem inicial no blog. Também verá que tem outros retângulos que diz: Adicionar Gadget. 

Ilustração:
www.querocriarumblog.com.br

Clicando nessa palavra abrirá várias opções para você  incrementar o seu blog. Em noções básicas aparecerá alguns gadgets úteis como seguidores do seu blog, tradutores caso outras pessoas de outros países acessem o seu blog, notícias de jornais etc. Nesse nível básico você encontrará não mais que 30 sugestões. Mas é claro que você depois de saber como fazer esse basiquinho, vai querer colocar outros gadgets mais incrementados. Nesse ponto você clica logo abaixo, onde diz: Mais gadgets. Nesse nível você terá um pouco mais de 870 modelos. Daí sim, você começa a se sentir o rei da cocada preta, irá colocar muitas coisas inúteis como eu coloquei e se achará o tal, mas é assim mesmo, tudo faz parte do aprendizado. Mas você ainda não estará satisfeito, dai você clica mais abaixo onde diz: Adicionar o seu próprio. Nesse nível você encontrará muitos modelos quase que infinito. 

Ilustração:
www.doozygadgets.com

Pronto, fiquei muito feliz com isso. Então fui correndo para adicionar jornais eletrônicos, rádios, tvs, tabela do brasileirão 2012 etc, e nunca conseguia, nem entendia as explicações que encontrava em sites relacionados com essa temática. Eu havia desistido de colocá-los em meu blog. Só que hoje, justamente hoje, 12/12/12, eu que já tinha me cansado de tanto procurar gadgets que eu via em outros sites e gostaria de tê-los no meu, finalmente encontrei-os e mais consegui colocá-los. A princípio apesar de achá-los eu não conseguia acrescentar ao meu blog. No site, http://www.google.com/ig/directory?hl=pt-BR&synd=open, por exemplo, você encontrará quase  330 mil modelos de gadgets!  

Ilustração:
http://pt.dreamstime.com/fotos-de-stock-royalty-free-pessoa-alegre-do-neg%C3%B3cio-do-vetor-dos-desenhos-animados-image23430398


Hoje eu estava com a mente aberta e finalmente entendi o que sempre deu errado. Eu copiava o código e colava no espaço: Adicionar o seu próprio. E aparecia uma mensagem do tipo: "Este gadget tem erros e só poderá ser usado depois de corrigido". Mas hoje finalmente li pouca coisa a respeito do HTML mas o suficiente para conseguir utilizá-lo. Quando não se consegue adicionar os gadgets, um dos motivos é o tal do HTML. Então preste atenção como é que se faz: Copie o código do gadget. Clique em adicionar um gadget no layout do blogger. Após, a aba já abre em noções básicas, procure o HTML/JavaScrip, e clique onde você quer que fique o gadget escolhido. Cole finalmente o código no espaço a ele destinado e dê um título. Pronto! Você adicionou um gadget do jeito mais fácil já visto, que eu levei um ano para aprender e entender onde é que eu estava errando. É claro que tem muitas coisas como templates, RSS, mas isso eu vejo no ano que vem. Espero ter ajudado alguém. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário