Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

sexta-feira, 7 de julho de 2017

A INTELIGÊNCIA E A AMBIÇÃO NÃO SE MISTURAM

http://virtualmarketingpro.com/blog/guilhermesilvestre/wp-content/uploads/sites/550/2015/01/images-77.jpg


Segundo o dicionário encontrado no site: https://www.dicio.com.br/ambicao/, temos para ambição o seguinte significado: "substantivo feminino. Desejo desmedido pelo poder, dinheiro, bens materiais, glórias etc; cobiça: só conseguiu ser rico porque sempre teve ambição".




https://www.gotasdepaz.com.br/a-ambicao-e-o-refugio-dos-fracassados/


Mas o que é o Desejo desmedido pelo poder? Creio que seja o desejo acima da medida, o que excede o comum, abusivo ou seja, contrário às regras da sociedade em que vivemos sendo portanto uma ação de tirania, não se importando com os meios a ser usados, nem nas consequências que advirão de tamanho desvaneio. As consequências poderão ser muitas, mas que com toda a certeza, deixarão cicatrizes profundas se obtidas à sombra da traição. Na traição se tem a quebra de uma confiança até então tida como inquebrantável. Bens materiais, glórias, tudo ficará para o ambicioso que mais cedo ou mais tarde pagará um preço altíssimo por sua "conquista".




http://entretenimento.r7.com/blogs/bemvindo-sequeira/2013/01/29/entre-a-ambicao-e-a-ganancia/

Evidentemente que uma ambição controlada, assistida, produzirá frutos agradáveis aos nossos olhos os quais servirão de toda a sorte de elogios, pois se assim não fosse, não teríamos por exemplo, os nossos cientistas, descobridores, inventores, os quais com sua ambição, trouxeram benefícios e desenvolvimento a toda uma sociedade.



https://www.pensador.com/frase/MTE4ODI/

Ao contrário da ambição temos a inteligência. Na sua forma mais primitiva é a capacidade de escolher uma coisa à outra, um caminho à outro e assim por diante, sendo que essa escolha se processa após uma análise criteriosa onde são observados a lógica bem como, as consequências de tal escolha, de modo que se obtenha a melhor opção na hora de solucionar uma questão sem que isso signifique trazer prejuízo à outrem.

 
 http://www.citador.pt/frases/a-ambicao-e-louvavel-quando-acompanhada-pelo-dese-paul-henri-holbach-7924

Logo, uma pessoa dotada de inteligência, ao se deparar com uma situação que exija uma tomada de atitude, irá trilhar os caminhos mais corretos ou pelo menos, àqueles menos espinhosos, livrando-se de num futuro próximo, passar por certos problemas, caso isso não tivesse sido observado. Mas a ambição não controlada também se equivale a uma inteligência também não controlada. Já ouvimos em alguma parte de nossas vidas a afirmação de que a inteligência pode ser usada tanto para o bem, quanto para o mal. Por ser ambicioso e não inteligente, o agente não antevê os problemas que se apresentam um atrás do outro, acreditando que as linhas gerais que o sustém o manterão na eternidade de uma glória que não lhe pertence. E na grande maioria das vezes quem é ambicioso não é nada inteligente, e o inverso também é verdadeiro.


  
http://www.citador.pt/frases/devido-a-sua-ambicao-e-egoismo-o-homem-faz-da-su-textos-budistas-8344

Quem é inteligente jamais irá ser ambicioso a tal ponto de ter um desejo desmedido pelo poder, por exemplo. Sabe as consequências que poderão advir de sua ação. Caso opte por esse caminho, o do poder, se cercará da mais absoluta rede de informações que possam o levar até atingir o seu objetivo sem causar ruína a quem quer que seja. Os grandes líderes da humanidade ou foram tomados por pensamentos ambiciosos e se tornaram ditadores, ou  foram tomados por pensamentos inteligentes e se tornaram estadistas. Vale a assertiva para todos nós, seja em nossa labuta diária, seja no lazer, seja em família, na igreja, na sociedade, enfim. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário