Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

quarta-feira, 26 de julho de 2017

ATAQUE A MOSSORÓ-RN, O DIA EM QUE PADRE MOTTA CORREU LAMPIÃO E SEU BANDO À BALA

  

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lampi%C3%A3o


O grande dia tinha chegado. Era 13 de junho de 1927. Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, havia dado um ultimato ao prefeito e demais moradores do povoado de Mossoró-RN. Fazia ameaça pedindo em dinheiro de hoje algo em torno de 20 milhões de reais para não invadir a cidade e poupar o seu povo do saqueamento. 


 
 http://jornalggn.com.br/noticia/quando-lampiao-veio-para-a-festa

Por onde passava, o bando de Lampião fazia muito estrago, roubavam gado, pertences, dinheiro o que pudesse carregar e ter algum valor econômico, além de sequestros, assassinatos e torturas. Todos tinham muito medo de Lampião. Todos menos um, o Senhor Luiz Ferreira da Cunha Motta, mais conhecido como Padre Motta de Mossoró-RN, cabra macho. A cidade é claro não aceitou os termos da ameaça e se armou para esperar o bando de Lampião.


 
 http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2012/10/o-ataque-de-lampiao-mossoro.html

A população se entrincheirou, formando barricadas em pontos estratégicos no meio da cidade. Organizado pelo Prefeito e pelo Padre Motta. Sendo as trincheiras mais famosas a localizada junto à Estação Ferroviária, a da sede da Prefeitura, hoje Palácio da Resistência e a do Campanário da Capela de São Vicente de Paula. Conta-se que o Padre Motta realizou pessoalmente a verificação de cada trincheira, indo à pé de uma a uma e desarmado, encorajando os bravos heróis que defenderiam a cidade com o próprio sangue se assim preciso fosse. 


 
http://www.tomislav.com.br/padre-mota-mestre-de-mossoro/

Um dos cangaceiros no bando de Lampião era o Jararaca. Jararaca apelido de José Leite de Santana, já tinha sido soldado do Exército inclusive, mas abandonou para seguir Lampião. Sua curta carreira foi abreviada nesse conflito em Mossoró-RN.



https://tokdehistoria.com.br/2015/12/13/mossoro-expulsou-o-bando-de-lampiao-a-bala-disse-nao-a-extorsao-do-cangaceiro-um-grande-fato-na-historia-do-nordeste-fatos-e-fotos/


Não se sabe ao certo quando foi disparada a primeira bala. Havia muitos cangaceiros armados até os dentes quando cercaram a cidade. Na ordem do Padre Motta a defesa começou. Possivelmente em algum momento o Padre Motta tenha revidado como qualquer morador da cidade. Foi uma saraivada de balas de um lado a outro. A Igreja ficou toda marcada pelos tiros do Bando de Lampião.


  
https://tokdehistoria.com.br/2015/12/13/mossoro-expulsou-o-bando-de-lampiao-a-bala-disse-nao-a-extorsao-do-cangaceiro-um-grande-fato-na-historia-do-nordeste-fatos-e-fotos/


"A cidade se preparou para fazer sua defesa. Foram organizadas trincheiras em diversos pontos da cidade. Segundo o historiador Vingt-un Rosado, no dia 13 de junho de 1927: “Treze horas. O padre Mota […] vai fazer um reconhecimento pela Cidade. Sozinho, de­sarmado, ei-lo percorrendo todas as trincheiras. O padre Mota e o cônego Amâncio seguem até a atual Pra­ça Rodolfo Fernandes. Começara a luta. […] Os dois sacerdotes, com extraordinário sangue frio, es­timulam os combatentes. Eram soldados desarmados, os únicos a percorrerem a Ci­dade, na hora difícil. […] Na Rua Idalino Oliveira, uma bala vinda da Praça da Independência, quase os atingia”.
http://www.tomislav.com.br/padre-mota-mestre-de-mossoro/




https://tokdehistoria.com.br/tag/marcelino-vieira/


A violenta batalha perdurou até o cair da tarde e início da noite. Lampião e seu bando, vendo que aqueles moradores não estavam para brincadeira, bateu em retirada, ficando para trás alguns deles que se esconderam ao lado do muro do cemitério. Levaram bala. Do lado dos moradores, aparentemente nenhuma baixa fora registrada.




O cangaceiro Jararaca ao lado de dois Soldados em 1927
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Leite_de_Santana


Porém, do lado dos cangaceiros, havia um punhado de feridos. Entre eles tinha ficado para trás o Jararaca várias vezes baleado nesse confronto, que após preso, teve que cavar a sua própria sepultura sendo enterrado ali, vivo mesmo.
Placas lembram aquele dia violento e homenageiam os que defenderam heroicamente a cidade de Mossoró-RN naquele longínquo dia de 13 de junho de 1927. Pelo visto, Lampião e seu bando jamais ousaram voltar em Mossoró-RN tudo graças a valentia do Padre Motta. Parabéns a todos que defenderam a cidade de Mossoró-RN, principalmente a coragem do Padre Motta, contra o ataque de Lampião e seu bando. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário