Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

sexta-feira, 21 de julho de 2017

GRÊMIO CAMPEÃO DO MUNDO!


                           https://www.youtube.com/watch?v=9yv63bwTm1s


Aquele longinquo 1983 esta perto de se repetir. Um timaço que a Direção tricolor na época montou. Eles tinham absoluta certeza do que queriam e foram atrás do maior sonho do Rio Grande do Sul. O Grêmio queria ser Campeão do Mundo e tudo foi feito para esse fim. A preparação, os treinamentos, os jogos, a decisão. Lembro-me como se fosse hoje, ainda que seja colorado, sócio de carteirinha, não posso deixar de mencionar a maior façanha até então de um clube Gaúcho, a nível internacional. Cada contratação, cada minuto era uma preparação para a conquista do maior título do mundo. O Grêmio antes da decisão de Tókio teve que passar pela Libertadores é claro, e fez uma pré-temporada naquela época na Serra Gaúcha, e também foi mais cedo para as alturas das Cordilheiras para não ter problema de adaptação durante a partida. O Grêmio Vice-Campeão de 1982, ficou no mesmo Grupo 2 do Flamengo, campeão do Brasileirão. 
O Grupo 2 era composto pelo Flamengo, Bolívar e Blooming. Eram dois brasileiros contra dois bolivianos. A altura de La Paz fez o Grêmio ir mais cedo para adaptação e foi assim que saiu-se vitorioso daquele grupo.  Em 6 jogos, conquistou 11 pontos, 5 vitórias e um empate. A pontuação era assim definida. Dois pontos para o vencedor e um para o empate.




https://gremio1983.wordpress.com/2006/05/11/estudiantes-a-batalha-de-la-plata/


Vamos agora relembrar a campanha da primeiRa fase daquele ano:

04/03/1983 Porto Alegre/RS Grêmio 1 x 1 Flamengo 
Gols do capitão Hugo de Léon e de Baltazar (ex-Grêmio) pelo Flamengo, aquele mesmo que em 1981 jogara pelo próprio Grêmio campeão sobre o São Paulo, gol de Baltazar.

22/03/1983 S. C. de la Sierra/BOL  Blooming (BOL) 0 x 2 Grêmio
Gols de Tita (ex-Flamengo) e de Renato Portaluppi

25/03/1983 La Paz/BOL Bolívar (BOL) 1 x 2 Grêmio
Gols de  Eduardo Navarropara o Bolívar e Oswaldo e China para o Grêmio
 
26/04/1983 Porto Alegre/RS Grêmio 2x0 Blooming (BOL)
Gols de aio e Oswaldo
 
31/05/1983 Porto Alegre/RS Grêmio 3 x 1 Bolívar (BOL)
Gols de Tita (2) e Tonho e Juan Cesar Silva para o Bolívar

05/06/1983 Rio de Janeiro/RJ Flamengo 1 x 3 Grêmio
Gols de Tita, Caio e Oswaldo e Elder descontou para o Flamengo.

O Grêmio assim, avança de forma invicta  para a próxima fase que se constituía em dois grupos de três equipes.

No grupo 1 além de Grêmio estavam Estudiantes e América de Cali. Na época, havia a insatisfação das equipes brasileiras com relação a arbitragem, pois os árbitros, apesar de serem de diversos países, falavam o espanhol e isso, de certa forma, contribuiu para o sucesso de algumas equipes argentinas e uruguaias. 

 
 https://www.youtube.com/watch?v=krW8m5S74RY

Semi-Finais

21/06/1983  Porto Alegre/RS Grêmio 2x1 Estudientes de La Plata
Gols de Tarcísio, o Flecha Negra e de Oswaldo. Gerieri descontou para os argentinos.

24/06/1983 Cáli/COL América de Cáli 1x0 Grêmio
Gol de González

06/07/1983  Porto Alegre/RS Grêmio 2x1 América de Cáli 
Gols dos goleadores Caio e Oswaldo. Battaglia descontou para os colombianos.

08/07/1983 La Plata/ARG Estudientes 3x3 Grêmio

O Estudiantes gozava de certa intocabilidade, era o Senhor dos Senhores e ainda mais por cima jogando dentro de casa. Violência, intimidação e muita, mas muita catimba faziam parte de sua rotina. Se a partida se tornasse difícil, a equipe adversária não sairia viva do confronto. Além disso a partida fora antecipada não tendo o Grêmio tempo para descansar do que se acabou chamando de partida pela vida. Mas a raça gaúcha imperou. Renato não se acovardou jamais, e lembro-me muito bem que, quando começaram a "caçar" os jogadores tricolores, Renato pagava na mesma moeda, dando carrinho no adversário, levantando um naco do gramado. 


  
https://br.pinterest.com/pin/534521049500155909/

Os gols foram saíndo:
Aos 39' o Estudiantes saiu na frente com Gurrieri. Oswaldo aos 45 deixou tudo igual. O fim do primeiro tempo foi uma das maiores guerras já vistas dentro e fora de campo.  Tudo para intimidar o Grêmio para voltar mais "manso" digamos assim, no segundo tempo. 
Mas que manso que nada. O Grêmio, time copeiro, que já vinha jogando de igual para igual em qualquer campo e isso vem até os dias de hoje, aos 7' do segundo tempo amplia o placar para 2x1, com César. Não é preciso ter nenhuma bola de cristal para prever o que estava para acontecer. Torcida pelo lado de fora jogando tudo o que se pode imaginar no goleiro Mazzaropi, no banco de reservas, nos jogadores do Grêmio dentro do campo. A confusão tomou conta. O Estudientes teve jogadores expulsos, foram 4 jogadores nessa partida.
De nada adiantava diante da categoria do Grêmio, uma equipe de craques. E para piorar ainda mais as coisas Renato, aos 18' vai lá e amplia ainda mais, para 3x1 dentro da casa do Estudientes e com lotação esgotada. Daí para frente, ou o Grêmio tirava o pé do acelerador e saíam vivos os seus jogadores, ou aplicava uma goleada histórica (e teve muitas chances para isso) porém arriscava a jamais retornar para o Brasil.
Aos 31' Gurrieri marca o seu segundo gol e Gugnali aos 42' deixa tudo igual. A vida em primeiro lugar. 



http://libertadores1983.blogspot.com.br/2007/01/semifinais-estudiantes-3-x-3-gremio.html

"As estratégias de intimidação começaram cedo. Um foguete passou perto da cabeça de De León quando os 11 de Espinosa ingressaram no gramado e posaram para a fotografia oficial. Sem contar os infindáveis rolos de papeis higiênicos desfraldados em direção ao campo - onde arranjavam tanto?
Postado em frente a De León e Leandro (substituto de Baidek, operado no maxilar), China arregalou os seus olhos sob a cerrada franja ao ver Trobbiani levar cartão amarelo antes mesmo de a bola rolar. De acordo com o enérgico árbitro uruguaio Luis de La Rosa, o jogador do Estudiantes avançou ao círculo central na hora errada. O gesto ousado do juiz só serviu mesmo para enervar os ânimos"
http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/2013/07/gremio-empata-pela-vida-e-batalha-de-la-plata-poe-vaga-em-risco-em-83.html
                        https://www.youtube.com/watch?v=zap0MTYknqM

"Há uma nova investida sobre a arbitragem. Mãos empurram La Rosa, que se vira, indignado, e tasca mais um vermelho. Ponce está na rua, embora ele gesticule afirmando que o agressor teriado sido o já excluído Trobbiani. Usualmente tranquilo, o goleiro Bertero dá um pique alucinante e, como bola de boliche, chega para derrubar de vez o árbitro. A reação espanta até os jornalistas locais. Um fotógrafo tenta acalmar o arqueiro.- O jogo escapou das mãos do juiz - vaticina o narrador da Canal 13, rede que transmite o confronto para todo o país platino.  E não deixa de ser verdade. No campo, ingressam repórteres, fotógrafos, o reservado inteiro do Estudiantes, dirigentes... e, claro, a polícia.  Ao menos seis homens    e seus quepes azuis  se presaram a defender La Rosa, que  só conseguiu enviar os dois argentinos para o  chuveiro após seis minutos de paralisação".  O gol enlouquece o estádio, que começa a gritar “Argentina! Argentina!”. Gritar? Urrar, pulmões a mil. O cântico ia muito além do futebol e externava a raiva dos nossos vizinhos ao ouvirem notícias de navios ingleses aportando para abastecimento no Rio Grande do Sul, justamente com os ânimos acirrados entre esses dois países devido à recente Guerra das Malvinas. Os gremistas pagavam o pato. Não eram apenas rivais de Libertadores. Eram traidores da geopolítica continental!
O túnel de acesso aos vestiários, de pouco mais de um metro e meio de largura, era comum aos dois times. Três argentinos cercaram um dos últimos gremistas a deixar o campo. O pontapé mais forte saiu de Camino e acertou o tornozelo de Caio, que, a muito custo, conseguiu chegar ao vestiário, que já estava de portas cerradas, cheio de gremistas em busca de minutos de paz. Após desesperadas batidas, entrou no ferrolho. Mas saiu do jogo, lesionado".
http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/2013/07/gremio-empata-pela-vida-e-batalha-de-la-plata-poe-vaga-em-risco-em-83.html

    
http://gremiopeleador1903.blogspot.com.br/2011/09/


Grêmio esta na sua primeira final da Taça Libertadores. A dificuldade foi grande, mas nem de perto parecido com a batalha em La Plata. A equipe era o Peñarol do Uruguai.

22/07/1983 Montevidéu/URU Peñarol 1x1 Grêmio
Gols de Tita e Morena

28/07/1983 Porto Alegre/RS Grêmio 2x1 Peñarol
Gols Caio e César. Morena descontou para os uruguaios.
Expulsos Renato e Venâncio Ramos

GRÊMIO: Mazzaropi, Paulo Roberto, Baidek, Hugo de León, China, Casemiro Mior, Osvaldo, Caio (César), Renato Portaluppi, Tita e Tarciso. Técnico: Valdir Atahualpa Ramírez Espinosa.

PEÑAROL: Gustavo Fernandez, Walter Olivera, Nelson Gutierrez, Nestor Montelongo, Victor Diogo, Miguel Bossio, Walkir Silva, Saralegui, Fernando Morena, Jose Salazar e Venâncio Ramos. Técnico: Hugo Bagnullo.
Grêmio sagrava-se campeão da Libertadores de 1983, rumo a Tókio agora.
O adversário seria o Hamburgo da Alemanha.




http://www.torcedor.gremista.nom.br/posters.htm


Como o Grêmio joga de igual para igual em qualquer campo, dessa feita não foi diferente. Agora em Tókio contra o Hamburgo da Alemanha, o Grêmio partiu para cima, e Renato, sempre ele, abriu o placar entortando o seu marcador e chutando forte. Grêmio 1x0 Hamburgo.


 
 http://www.torcedor.gremista.nom.br/posters/1983%20-%20Poster%20-%20Campeao%20do%20Mundo%201983.jpg

Os alemães empataram quase ao final do segundo tempo. A partida foi para a prorrogação, mais 30' minutos, sendo 15' para cada lado. E, Renato estava lá mais uma vez. Cheio de caimbras, com muitas dores, nada disso foi capaz de deter a sua fúria e logo no início amplia o placar, com outro lindo gol de dribles. Grêmio 2x1 Hamburgo. Fim de jogo. Renato se ajoelha, leva as mãos a cabeça e chora muito. Grêmio Campeão do Mundo de 1983. Cenas que ficaram para sempre marcadas na história mundial do futebol. Essa dose pode vir a se repetir em 2017, pois falta de Renato é que não é. Esta postagem é dedicada ao mais gremista de todos os tempos, nosso agora saudoso Paulo Sant'Ana. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário