Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

sábado, 13 de junho de 2015

RECEITA: BOLINHO DE ARROZ!

 
 http://morandosemgrana.com.br/economizando-na-cozinha-sobra-de-comida-nao-jogue-fora-reutilize/

Já faz muito tempo que minha mãe morreu. Até aí nada de mais, pois todos um dia, ficarão sem as suas mães. Mas o que senti falta dia desses foi do seu bolinho de arroz, isso mesmo, bolinho de arroz.Então, eu quis fazer uma surpresa para o meu amor, Ana Claudia, que estava estudando para o último ano de Direito. Com a edição do programa MarterChef Brasil, na Bandeirantes, tive a grata satisfação de me motivar a ir para a cozinha e tentar fazer o tal de bolinho de arroz, e não é que deu certo logo na minha primeira vez?
Vamos a receita:
Ingredientes:
- Sobras de arroz
- Sobras de carne churrrasco
- 1/2 cebola bem picadinha
- 3 ovos com clara e gema
- farinha de trigo (mas pode ser farinha de rosca)
- uma colher de chá de fermento
- um pacote de queijo ralado
- um pouco de leite
- uma pitada de sal




http://gastronomiaporesporte.com/2013/03/05/falso-arroz-carreteiro-maneira-perfeita-de-utilizar-as-sobras-do-churrasco-do-fim-de-semana/



Modo de fazer:

O Arroz e o churrrasco que sobrou do almoço agora de nova roupagem. Apesar de não ter tido nenhuma medida certa/exata, fui logo colocando os ingredientes, começando pelo arroz em um refratário de vidro (acho que é assim que se fala, refratário, pois não achei outra coisa para colocar o arroz). Tal recepiente deve ser um pouco grande capaz de você poder mexê-lo sem que ele saia para fora do refratário. A altura do refratário é de meio palmo  e a largura de um palmo.
Daí, como tinha muito arroz no refratário, coloquei três ovos com gema e clara sobre o arroz e comecei a mexer. Claro que se tiver menos arroz, então só acrescente dois ovos.  É bom quebrar os ovos em outro recepiente e só depois acrescentar ao arroz, pois se os ovos estiverem estragados, estragará também todo o seu arroz. 

  
http://www.receitasjugavassa.com.br/2014/10/bolinho-de-arroz.html

Logo em seguida, eu acrescentei um pouco de farinha de trigo, e continuei a mexer, nada de uma xícara, nada de duas colheres, você vai colocando sobre o arroz e vai mexendo até ficar tudo bem misturado. 
Acrescentei um pouco de fermento, isso sim, eu usei uma medida, qual seja a de uma colher de chá essas de mexer o café com leite para misturar o açúcar.
Segui misturando. Como eu tinha um pacotinho de queijo ralado, abrio-o e despejei tudo lá dentro sobre o arroz e continuei a mexer. Nesse ponto, já pude prever que o meu bolinho seria muito mais incrementado do que àquele que a minha mãe fazia.
Como também havia sobras do churrasco, então cortei em pedaçços bem pequenos, quase que minúsculos e também juntei-os ao arroz. Como a minha esposa não gosta de cebola, piquei somente meia cebola, bem picadinha e acrescentei ao arroz. Infelizmente fui a dois supermercados e não encontrei salsinha, nem tempero verde, que é somente o que minha mãe acrescentava, ou seja, arroz mais tempero verde. Eu fui mais longe!
    
http://www.reisdacozinha.com.br/2011/11/bolinho-de-arroz.html


Tudo misturado, agora ainda faltava alguma coisa para dar mais liga, o que então eu acrescentei foi leite. Nada de um copo, nem de uma chícara, o leite tem que ser acrescentado aos poucos até aquela mistura ficar bem ligada e não se desgrudar da colher com facilidade, esse é o ponto ideal, e por fim uma pitada de sal.  Pois bem. Coloque a panela com óleo para ferver. Enquanto isso, você pode ir limpando as coisas que sujou, e ainda, preparar o prato para recebimento dos bolinhos fritos. Eu peguei um prato fundo, e coloquei um forro de papel toalha para absorver o óleo dos futuros bolinhos. Terminado isso, o óleo esta pronto para receber a primeira fritada. Após o arroz estiver bem misturado e amassado, tire com a mesma colher com que você misturou os ingredientes e coloque com muito cuidado dentro da panela com óleo fervente. Cuidado para não se queimar!

   
http://blogdovaldikim.com.br/receita-de-bolinho-de-arroz-de-minhavoiaia/


E não esqueça, se for criança, jamais faça essa receita, peça para sua mamãe fazer. Logo que você coloca a mistura no óleo quente, ele solta aquelas bolhas de fervecências, tapando a sua visão do espaço da panela. Não se preocupe, é assim mesmo. Coloque mais uns três ou quatros futuros bolinhos. Então, deixe dourar ou fritar por 1 ou 2 minutos. Quando estiver douradinho é esse o ponto certo de retirar, nem muito branco (cru), nem muito preto (torrado), tem que estar dourado e crocante. Retire-os um a um com muito cuidado para não respingar aquele óleo quente em você, e vá colocando-os no prato sobre o papel toalha para absorver aquele óleo do bolinho. E assim proceda até a última fritada.


 
 http://www.salgadosdefesta.com.br/tag/bolinho-de-arroz-frito/


Tenha o cuidado ainda de após cada fritada, retirar os restos de arroz que se soltaram do bolinho logo que ele entrou na panela. Também é importante ressaltar que, caso o bolinho seja pequeno, o tempo de fritura é menor, e, por outro lado, se o bolinho for grande, então o tempo de fritura será maior. Eu não vou dizer para comer frio, pois eu gosto de bolinho quente. Chamei minha esposa e ela aprovou! Não é que deu certo, logo na minha primeira vez? Fico muito orgulhoso de mim mesmo em ter superado minha própria mãe! Creio que cozinhar é uma terapia! Estava uma delícia, hummmmm. As fotos são meramente ilustrativas, porém, os meus bolinhos ficaram igual ao dessa última foto. Até a próxima postagem. Texto digitado por Ana Claudia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário