Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

quinta-feira, 25 de junho de 2015

O TRABALHO COMEÇOU ANTES DA ENTRADA DO PECADO NO MUNDO?



 
http://canaldoensino.com.br/blog/83-cursos-gratis-de-filosofia


Apesar de ter tido na manhã de hoje, um pensamento um tanto filosófico, eu não sou nenhum filósofo. A filosofia é a prática de análise, reflexão e crítica na busca do conhecimento do mundo e do homem. O filósofo dedica-se a investigar e a questionar com profundidade e rigor metodológico a essência e a natureza do universo, do homem e de fatos. Fonte:  http://canaldoensino.com.br
 
Vamos à questão:
Eu sempre brinquei com alguns amigos de que quando eu chegasse lá no céu, a primeira pessoa que eu iria procurar seria o Adão, e questioná-lo por qual razão ele pecou, pois a partir daí todos nós tivemos que "ganhar o pão de cada dia, com o suor de nossos rostos". Bem, era isso que eu pensava, e acredito que praticamente todos pensam assim. 
No caso, pensava eu, que o trabalho havia começado nesse mundo com a introdução do pecado.

Ao analisar o primeiro livro da bíblia, o Gênesis, comecei então a pesquisar a origem do homem, e encontrei as seguintes passagens com relação ao título dessa postagem:
             

  
http://portalpopline.com.br/por-que-famosos-gostam-de-botar-nomes-inusitados-nos-filhos-confira-uma-lista/


Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, con­for­me a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais ­que se movem rente ao chão". Gen. 1, 26

Deus criou o homem  à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Isso quer dizer que, mesmo que nenhum de nós tenha visto a face de Deus, podemos dizer que nós somos a sua imagem e semelhança. Então, por tabela, podemos afirmar sim, que nós já vimos Deus. Contudo, Deus não estava sozinho, ele disse à nossa imagem..nossa semelhança. Hoje, acreditamos na Santíssima Trindade, e é em função Dela que podemos fazer a analogia de que se refere à nossa imagem...nossa semelhança!

   
http://www.rudecruz.com/estudos-biblicos/antigo-testamento/genesis/a-criacao-do-homem-adao-no-jardim-do-eden.php
 
Mas ainda não é sobre isso que quero me aprofundar. Logo no início, a idéia era, ou melhor, o motivo do homem estar ali era para dominar os peixes, as aves, todos animais grandes e pequenos, inclusive os rastejantes, ou seja, a cobra, isso ainda antes do pecado, como esta relatado na Bíblia.  E o que é domínio, dominar? É ter autoridade, ter poder, sobre algo. No caso era sobre a Terra, ou melhor, o Paraíso. 

A formação do homem:
Então o Senhor Deus for­mou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, para os lados do leste, e ali co­locou o homem que formara.Gen. 2, 7-8


 
http://cerebromasculino.com/2011/10/voce-e-um-jardim/


E, finalmente, o que me chamou mais a atenção. O motivo porque Deus colocou Adão ali, no paraíso. Para que Adão o cuidasse e o cultivasse.

O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.Gen. 2, 15

Logo, o meu humilde raciocínio não esta tão errado. Pelo que eu entendi, o Senhor Deus colocou Adão no paraíso, para que ele cuidasse daquele lindo lugar e também para que Adão o cultivasse, ainda que entendo que não precisasse cultivar, em face das diversas árvores frutíferas que existiam ali e que tinham sido "plantadas/criadas" pelas mãos do próprio Senhor Deus.
Mas talvez com a ordem de "crescei e multiplicai-vos", poderia ser que, em pouco tempo, com uma crescente população ávida por alimentos, as árvores frondosas que estavam, por assim dizer, numa espécie de "estoque", poderiam se tornarem escassaz, o que faria então com que Adão tivesse que não somente cuidar, mas também cultivar diversas outras plantações de alimentos.


    
http://www.soucatequista.com.br/a-criacao-do-homem.html


Pelo que entendo, Deus criou o paraíso. E colocou Adão lá, mas a pergunta é: por qual motivo? Se não houvesse nenhum motivo, Deus deixaria o paraíso sozinho, sem ninguém lá. Mas não Adão foi posto no Jardim do Éden para cuidar dele e também para cultivá-lo, e isso, ao que me parece, pela ordem cronológica em que esta registrado na Bíblia, bem antes da entrada do pecado no mundo. Contudo, o trabalho desempenhado por Adão parecia ser prazeirozo, parecia não ser nada fatigante, algo realizado com alegria, com vontade, dia após dia. Não era uma penalidade até então. Porém, não deixa de ser um trabalho. Um trabalhosendo realizado como uma tarefa prazeirosa, parece não ser trabalho. Um jogador de futebol bem sucedido, excluindo o Romario, é claro, parece não se importar com treinos exaustivos, viagens, pois ali esta o seu prazer. O seu suor. Não que Adão não suasse antes do pecado ao realizar as suas tarefas. Adão deveria sim ter suado e muito, mas o suor ao que o Senhor Deus se refere é exatamente àquele em que o trabalho passa a deixar de ser um prazer e passa a ser algo fatigante, enfadonho, cansativo. 


    
https://umasueca.wordpress.com/page/5/

  
Entendo que, as atribuições dadas à Adão no paraíso antes ainda da entrada do pecado no mundo, comparam-se a um dono de uma fazenda, de um síto, de uma chacara que, para não deixar abandonado o seu patrimônio, resolve colocar lá uma espécie de caseiro, ainda sem remuneração, sem nela trabalhar, só para o deixar ali, para mostrar para algum invasor que aquele pedaço de terra tem dono. 
Mas Adão vai e peca. 

E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher, e comeu do fruto da árvore da qual ordenei a você  que não comesse,  maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você  se alimentará dela  todos os dias da sua vida.
Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas,  e você terá que alimentar-se  das plantas do campo.  Com o suor do seu rosto  você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado;  porque você é pó, e ao pó voltará"
.
Gen. 2, 17-19


   
http://www.becocomsaida.blog.br/2009/06/quem-trabalha-em-posicao-cansativa-e-desgastante-sob-o-ponto-de-vista-legal-estaria-executando-um-trabalho-insalubre/
 
A partir daí o trabalho para Adão deixou de ser prazeiroso e passou a ser um fardo muito pesado. Ainda, como o exemplo acima ao comparar essa situação a um dono de uma fazenda, de um síto ou de uma chacara, veio a minha mente algo como, a pessoa que foi colocada lá, por alguma infração cometida, agora teria algo como uma carteira assinada, a obrigação de horário de trabalho, da realização de horas extras, acordar cedo, etc. Muito parecido como o caso de Adão. Antes do pecado, Adão cuidava do Jardim do Éden  e cultivava-o, e tinha sim responsabilidade de fazê-lo e isso era um compromisso, após o pecado no entanto, essa obrigatoriedade ficou expressa, "com sofrimento você se alimentará dela  todos os dias da sua vida". É como se, a partir do pecado, Adão começasse a ter a carteira assinada, tendo a obrigatoriedade de todos os dias, ter que cuidar e cultivar o Éden, não podendo mais exercer a sua discricionaridade em escolher se fazia ou não tal tarefa, agora era fazer ou fazer para poder comer.


 
http://pt.slideshare.net/dagwendt/pecado-e-suas-consequencias


O trabalho então, foi sim introduzido nesse mundo, bem antes do pecado cometido por Adão. Porém, antes parecia ser algo divertido, ou no mínimo muito prazeiroso, com compromisso mas sem obrigatoriedade. E, depois do pecado, passou a ser algo enfadonho, chato, cansativo com obrigatoriedade. Algo como, se você não trabalhar, não irá comer. 

Analisando, desde essas primeiras linhas até aqui, vejo ainda mais. Vejo que o próprio Senhor trabalhou! Então, o trabalho se confunde com a própria criação do mundo! Sem o trabalho não existiria esse mundo! Vejamos:





   
https://ccyeshuaemportugues.wordpress.com/2013/10/24/a-criacao-do-mundo-dia-3-e-4/


Voltemos à Genesis 2: 
No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.   A­bençoou Deus o sétimo dia e o santificou, por­que nele descansou de toda a obra que realizara na criação. Gen. 2, 2-3

O Senhor Deus trabalhou por seis longos dias e descansou no sétimo dia da obra que Ele havia realizado (obra=trabalho), logo, o próprio Senhor Deus, ao fazer a sua obra, realizou-a como que fosse um trabalho, e depois descansou! E, se descansou, como esta escrito na Bíblia, é porque foi um trabalho cansativo, exaustivo, porém, prazeiroso. 
Concluindo. Ao colocar o título dessa postagem, não imaginava o quanto eu iria aprender com relação a esse assunto. É claro que se pode aprofundar ainda mais. Mas vou ficando por aqui, respondendo afirmativamente ao título:  O TRABALHO COMEÇOU ANTES DA ENTRADA DO PECADO NO MUNDO? 
Até a próxima postagem! Texto digitado por Ana Claudia.
E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
Gênesis 2:7,8

Nenhum comentário:

Postar um comentário