Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

domingo, 10 de julho de 2016

ACIDENTE DE CARRO EM PORTO VELHO-RO

   

https://www.youtube.com/watch?v=9tLeTtfoaRk



O acidente ocorrido no vídeo acima, assim como a grande maioria deles, poderia ter sido evitado, não fosse a imprudência de seus motoristas. Há imprudência naquele que ativamente conduz as situações para a ocorrência do sinistro, como também, há a imprudência naquele que passivamente recebe as consequências de seus resultados.
Não quero dizer que o agente passivo quis receber os danos materiais ou danos fatais praticados no evento, porém, caso tivvesse tomado algumas cautelas, poderia ter evitado o referido dano.
Por exemplo, no caso em questão, o agente ativo que praticou o dano material na vítima vinha de uma via perpendicular, Rua José de Alencar, à via principal, av. Abunã, no bairro Olaria, em Porto Velho-RO. Nessa rua Jose de Alencar, quase esquina com a Av. Abunã, existe um quebra-molas respeitável, o que impede que depois de passá-lo haja espaço e tempo suficiente para o carro desempenhar alguma velocidade maior, antes de chegar a av. Abunã. Esse espaço deve ter no máximo uns dez metros de comprimento. O veículo que por ali passa, após vencer o quebra-molas, se passou-o numa velocidade em que teve de reduzir para a primeira marcha, até começar a desenvolver a segunda, já chega-se ao cruzamento, numa velocidade que eu calculo entre 10 a 15 km/h, nada mais do que isso. 



 
 https://pt.dreamstime.com/fotos-de-stock-acidente-de-transito-image7745223


Se visualizarmos um veículo passando na perpendicular, uma batida nele, na sua lateral direita, deverá causar algum estrago, contudo, esse estrago será proporcional a velocidade daquele que vinha na sua via preferencial. Caso viesse mais devagar, então no máximo um arranhão na lataria seria verificado após a colisão, caso contrário,  um dano material de maior proporção poderá ser observado. Agora, como pareceu ter ocorrido no vídeo acima, parece que ambos os veículos estavam desenvolvendo velocidades acima do normal. E isso não quer dizer que estivessem acima do permitido, nada disso. Vejam, numa via em que a velocidade maxima é de 40 km/h, alguém dirigindo a uma velocidade de 38 km/h, estaria dentro do regulamentado pela legislação de trânsito, contudo, trata-se de velocidades máximas. Algo entre 20 e 25 km/h, seria mais do que suficiente para chegar a qualquer lugar com segurança, dirigindo o seu veículo. Acima disso, eu considero, acima do normal. No caso em questão, o veículo que vinha na sua via preferencial, estava dentro de sua velocidade permitida, e não se importou com a outra via que era perpendicular a sua, na qual os veículos deveriam esperar o momento certo para adentrar nela, ou então, por ela passar em linha reta. 
 

 
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/cresce-no-de-penas-alternativas-para-crimes-de-transito


O veículo que não estava na via preferencial, deveria ter esperado a passagem dos veículos que estavam a sua frente, passando perpendicularmente, só depois então deveria iniciar a manobra para entrar na avenida Abunã. Porém, esse veículo, após ter vencido o quebra-molas, deve ter desenvolvido velocidade superior àquela já mencionada para esses casos, ou seja, numa velocidade que eu calculo entre 10 a 15 km/h, nada mais do que isso, mas  além de bater no outro, fez com o que o carro tombase ficando de rodas para cima. Por outro lado, o agente passivo, nunca, jamais deve levar em conta de se estar numa via preferencial. Eu por exemplo, nunca levo em consideração que por estar numa via preferencial que eu não deva tomar todas as precauçções necessárias a fim de evitar um infortúno. Vou aqui dar umas dicas que pode ser muito úteis para outros motoristas.  Eu  por exemplo, desacelero, mas não bruscamente, ao chegar a um cruzamento, pois tenho em mente, exatamente contrário a tudo o que eu aprendi, que a preferência não é da via em que se esteja mas sim de quem tem mais pressa. Então, se eu sigo por uma via preferencial e noto que ao se aproximar de um cruzamento, vem vindo um veículo a uma velocidade que parece que não irá parar, então porque razão eu deveria desconsiderar isso e resolver seguir em frente com a falsa segurança de que a lei estaria do meu lado? 


  
 http://www.osollo.com.br/online/seguranca/2322-turista-mineira-morre-em-acidente-automobilistico-em-posto-da-mata.html


A lei até pode estar do seu lado, mas de nada valerá, se você vier a sofrer um acidente fatal. Você já morreu. E agora?  Então, é bem melhor, não se fixar muito em relação a legislação, mas principalmente observar ao seu redor o ambiente em que você esta dirigindo. Nessas avenidas longas aqui de Porto Velho-RO, onde se tem várias ruas perpendiculares, eu faço o seguinte além do que já mencionei nas linhas acimas, quando a rua perpendicular é na minha esquerda e os carros que adentrarão na via preferencial que eu sigo ficam  na minha frente a esquerda, então eu procuro seguir pelo meu lado direito da pista, pois se eu continuar na esquerda, o veículo a minha frente poderá avançar de tal forma que possa haver uma batida de carro, ou que eu tenha que parar bruscamente para não bater no bico do carro que a minha frente se atravessou, causando um sério problema para quem vem atrás de mim e que não tem visão nem conhecimento do que esta acontecendo na minha frente, o qual poderá bater na traseira de meu carro. 

 
 
 https://blogdofalcao.com/2012/12/15/violencia-no-transito-e-falta-de-sentido-na-vida/foto-acidentes-de-transito-2/

Caso a rua perpendicular seja na minha direita em que os veículos adentram na avenida que estou passando, então faço exatamente o contrário do que eu disse acima, passou a seguir pelo lado esquerdo da avenida. E assim, vou evitando entre uma e outra esquina, algum acidente fatal. Claro que hoje, para se comprar um carro há muita facilidade, sendo que todo o santo dia, há mais carros e motos sendo vendidos, sobrecarregando assim, a malha viária das cidades que não acompanham tamanho crescimento, vai haver sim, muitas batidas, muitos arranhões, ou seja danos materiais etc, mas se todos nós, sermos mais prudentes, poderemos evitar muitas mortes no trânsito, muitos acidentes fatais poderão deixar de existir. Era esse o meu recado. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário