https://www.youtube.com/watch?v=aJikbQ8kWLE
O choro de Misha, nas Olimpíadas de Moscow em 1980 ainda esta bem presente nas minhas memórias. Tempo de Guerra Fria entre Estados Unidos e URSS (CCCP), onde os americanos boicotaram os Jogos Olímpicos daquele ano contra a invasão da Rússia no Afeganistão no ano anterior. Muitos atletas que queriam participar e que tinham todas as chances de ganharem medalhas não puderam ir. Muito bem. Agora em 2016, período em que não vivemos mais a Guerra Fria, o COI - Comitê Olímpico Internacional às vésperas do início das Olimpíadas da Rio 2016, resolve afastar a delegação de atletismo da Rússia pela acusação de doping de seus atletas.
http://jovempan.uol.com.br/esportes/mais-esportes/rio-2016/putin-ve-discriminacao-russos-fora-do-rio-2016-isinbayeva-chora-em-adeus.html
Ora, houve tempo de sobra entre uma Olimpíada e outra para que isso fosse constatado, ess não é o momento correto para se discutir isso. Não foi sequer considerado a oportunidade dos atletas se defenderem, como por exemplo a atleta Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica do salto com vara. Penso que, caso haja algum caso de doping durante os Jogos Olímpicos do Rio, então aí sim, tal delegação ou atleta poderia e deveria ser punido exemplarmente para evitar que outros seguisse o mesmo rumo, porém, jamais, nunca, impedir a participação de atletas russos os quais estariam no podium recebendo suas medalhas olímpicas. As Olimpíadas sem os russos não tem a mesma magnitude, a mesma graça.
http://odia.ig.com.br/esporte/olimpiada/2016-07-10/iaaf-rejeita-pedidos-de-67-atletas-e-deixa-isinbayeva-fora-do-rio-diz-russia.html
Não se trata aqui de apoiar ou não sistemas capitalistas, socialistas ou comunistas. Trata-se de apoiar o esporte que une todos os continentes do planeta numa só voz, a da paz, a da competição, a da união. Bom senso esta faltando aos organizadores. Creio que uma homenagem aos Russos assim como eles mesmo fizeram em seu país quando da ausência dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de 1980 em Moscow, deveria ser realizado pelo Brasil, num mosaico gigante como o do ursinho Misha. Até a próxima postagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário