Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

terça-feira, 29 de maio de 2012

SER GAÚCHO!

"Quem quiser saber quem sou,
olha para o céu azul,
e grita junto comigo,
viva o Rio Grande do Sul..."


Ilustração:
http://www.flickr.com/photos/mauroheinrich/5082354092/

Gaúcho é uma espécie de judeu. O judeu nasce em vários lugares do mundo, seja na África, seja no Japão, mas mesmo assim, querem voltar para a Terra Prometida, a Terra de seus ancestrais, de seus pais, Jerusalém! O gaúcho é mais ou menos a mesma coisa, ou seja, o gaúcho sai de seu amado Estado,  e vai se aventurar por este mundão. O seu filho, pode nascer em Rondônia ou na Austrália, que se sentirá também gaúcho, igual ao seu pai, e um dia irá voltar para Terra de seu pai para morar no Rio Grande do Sul.

Ao contrário do que possa parecer, eu não curto muito o mate, ou em outras palavras o chimarrão. Mateio quando tem uma visita do Sul, lá em casa, ou quando visito alguém lá do Sul. Mas não tenho o hábito de matear todos os dias. Porém o churrasco parece que está no sangue. Tenho problema de ácido úrico, já tive de andar até mesmo de cadeira de roda, por não conseguir caminhar direito, tamanha dor que eu sentia nas juntas em meus pés. Mas, contra todo o conselho do médico, não consigo largar o churrasco. Costela, picanha, etc. é uma tentação irresistível. Penso que o primeiro ser humano a existir sobre a face da Terra era gaúcho, pois já há muito  se fazia churrasco de dinossauro! Imagino algo parecido com o Fred Flintstone, e aquele filé de brontossauro!

Quando há uma partida de futebol a nível nacional, ou internacional, ou até mesmo local em um evento importante, vemos tocar o hino Riograndense. Seja no Beira-Rio ou no Olímpico, a TV mostra, todos os gaúchos cantando o hino, sejam, crianças, jovens, adultos ou idosos. Isso nasce com a pessoa, esse sentimento de patriotismo. 

Sou cidadão do mundo. Onde quer que eu resida, aí me sentirei em casa, mas com toda a certeza um dia irei de volta em definitivo para os meus pagos.  Algumas gírias do gaúchas que pessoas  de outros Estados não entendem: É falar capaz! Falar classe ao invés de carteira escolar. Chamar doce de leite de MU-MU. Chamar geléia de Chimia. Falar lomba ao invés de morro. Chamar semáforo de sinaleira. Chamar uma batida de carros de pechada.

 
"...sirvam nossas façanhas
de modelo a Toda Terra..."
Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo...".



Ilustração:
http://www.coletiva.net/site/especial_detalhe.php?idNoticia=32614&idEspecial=

Até a próxima postagem Tchê, mas que baarrrbaaaaridade!

Um comentário:

  1. Não negas que és GAÚCHO TCHÊ, UM DIA TU VOLTA PRO NOSSO PÁGO1

    ResponderExcluir