Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

domingo, 5 de fevereiro de 2012

MAU HÁLITO... VOCÊ AGUENTA???



O mau hálito, segundo pesquisas, é uma das causas de divórcio! Fico imaginando a vida sem mau hálito seria uma maravilha, poderíamos nos aproximar mais das pessoas, os beijos seriam mais demorados, poderíamos comer um tanto de cebola e alhos sem se preocupar com o ambiente. Mas a vida é dura companheiro! Bactérias, as malditas bactérias que estão por todo lado são as verdadeiras bandidas nessa relação. Caso tivéssemos todos um microscópio em casa, poderíamos ver a imundícia que temos dentro de nossas bocas, é algo assustador! Ninguém fica de fora disso, absolutamente ninguém, bebês recém nascidos, jovens, adultos, idosos, ricos e pobres. É claro que uns com mais, outros com menos, mas todos produzindo um certo "bafo" característico. Muitas vezes conhecemos uma pessoa só pelo bafo.


Em uma festa: - Este aqui é o Oswaldo aquele que te apresentei na casa da Juliana, tá lembrado? - Ah, sim! Aquele que tem bafo de ovo de codorna em conserva! Ainda do primário, tinha um colega com bafo de bocão, que na época devia ter uns 08 ou 09 anos, mesmo que minha idade, e que fez uma gracinha comigo falando bem perto do meu nariz, aquele bafo eu nunca mais me esqueci, dias desses eu novamente senti aquele bafo, e imediatamente lembrei daquele meu amigo que eu nuca mais vi.



Eu pensava que os bebês não sofriam desse mal, afinal nem deu tempo ainda para que eles pudessem se entupir de comida, nem dentes eles possuem para que fiquem presos restos de "papinha", mas depois de algumas observações, notei que eles até arrotam e muitas vezes regorgitam em cima de quem estiver por perto, sem a menor cerimônia, como se fosse algo mais natural do mundo, vomitar nos outros. Eu mesmo já tive uma experiência dessas, vinha eu, bem cedinho, de Belém Novo ao centro de Porto Alegre-RS, de ônibus. Para quem é daquelas bandas sabe o que estou falando. O ônibus quando sai de Belém já sai bem lotado e dai passa pela Restinga que é quando lota de verdade, ninguém consegue se mexer. Então entra uma mulher com o bebê recém nascido no colo.



Azar dela de pegar esse horário, penso eu, porque ela não espera mais tarde quando os ônibus estará menos lotado. Vou te contar parece que eu tenho um imã que atrai só coisa ruim, não é que os olhos da mulher me fitaram, como quem pedindo ajuda, e ela vem vindo, até chegar onde estou, no segundo banco de dois lugares, atrás daquele de somente um lugar, ao lado da porta da frente, eu estou sentado na parte do corredor, então eu olhava para o outro lado, para não dar bandeira para aquela mulher, mas era inverno, e os vidros estavam fechados e todos embaçados, então mesmo que eu virasse a cabeça para mostrar que eu estivesse olhando para fora, dava para perceber que era só uma questão de sobrevivência, já que eu não conseguia ver nada do lado de fora do ônibus. Então a mulher chega mais e mais perto, com o bebê no colo, minhas pernas como são bem grandes, ficavam um pouco abertas naqueles assentos de modo que a minha perna esquerda, pelo menos o meu joelho estivesse para fora, já no corredor. Mas como estava muito cheio, minha perna estava prensada no ferro do banco da frente, e quem estava pressionando era a perna daquela mulher. Bem, pelo menos sua perna está tocando na minha, não é tão ruim quanto parece, se eu pegar o bebê ela vai ficar por aqui mais um pouco,  então estiquei meus braços dizendo; - A senhora quer que eu assegure seu bebê?  - Por favor moço, meu braço está doendo! Peguei o bebezinho, mas na primeira curva que o ônibus faz, ele vomita em mim. Sei que muitas mulheres que estão lendo essas linhas podem estar dizendo: - Bem feito, quis se roçar na perna daquela mulher para tirar proveito e ganhou o aquilo que merecia! Eu falo para essas, olha, o castigo recebido foi muito inversamente proporcional a culpa que eu tive. Era um cheiro de leite azedo, talhado, que ficou impregnado em meu blusão de lã durante todo o dia, como estava muito frio, não podia tirar ele. Entre o frio e o mal cheiro, é incrível mas preferi o mal cheiro. Não precisa dizer que eu lhe cedi o lugar depois disso, sabe lá o que poderia vir mais daquele "inocente e indefeso bebê". Outro fato de não ceder o lugar é que como sou  do tipo grandão, alto e obeso, atrapalho menos pessoas se estiver sentado, imagine eu no corredor, não passa mais ninguém! Outras pessoas que tem esse problema além dos bebês, são os jovens, sim os jovens. Eles parecem que por terem pouca idade, ou melhor, de ver que ao seu redor só tem "velhos", eles ficam se achando, pois são novos, mas não adianta nada ser jovem e ter bafo de onça fedida na boca. Muitas vezes, mesmos eles, os jovens, ainda quando ficam grandes, deve-se ter a interferência da mãe ou do pai para fazer eles escovarem os dentes ou lavarem a boca direito.



Eu mesmo nunca beijei ninguém antes dos 20 anos, por ter uma experiência nada positiva em relação a dentes cariados e aquele cheiro de podridão advindo de uma jovem moça. Isso me levou ao quase celibato total. Daí, eles, os jovens, usam chicletes, balas de hortelã, halls preto mais forte, quando usam, para diminuir o efeito do bafo, muitos não se importam e não estão nem ai, e a tendência é cada vez piorar mais.



Muitas meninas jovens, muito bonitas de boca fechada, mas quando as abrem, não dá para aguentar. Quanto aos beijos tenho a falar o seguinte: Quantas vezes ao beijar uma pessoa com bafo, você sentiu aquele mal hálito e depois de afastar os lábios, você pensa que o bafo é seu, mas na verdade mais tarde você percebe que é da outra pessoa?


Quanto aos idosos, coitados, eu estou quase lá, também há esse mal, quando espirram então é um desespero só, aquele bafo toma conta do ambiente, e a gente que logo de cara tenta disfarçar, dali há pouco começa a espirrar também, por que será? Né? É que aqueles vírus mal fedidos entram em nossas narinas e também nos provocam a espirrar. Quando alguém espirrar é melhor sair bem rápido do ambiente de maneira sorrateira em que o espirrador não note de estarmos nos afastando em face do espirro dele.


Mas tem gente que escova bem os dentes, quase 5 minutos, passa fio dental em todos, duas vezes ou três vezes em cada um, e ainda enxagua com antisséptico bucal, passa limpador de língua (eu faço esses todos) e mesmo assim continuam a ter bafo, alguns dizem que vem do esôfago primo-irmão do estômago, e daí meu amigo não geito mesmo, pois mesmo que você tente fazer um transplante não adiantará nada como vimos logo acima, talvez se fosse  de alguns herbívoros, quem sabe?



Penso então que os idosos em relação aos dentes, estão em pequena vantagem, pois é só tirar os dentes limpá-los bem e tornar a colocá-los. Os fios dentais e os palitos depois do almoço até podem ajudar, pelo menos na limpeza, mas não no bafo. Existem uns fios dentais que vou te contar, é dureza! Dias desses fui passar um entre os dentes de trás, não tinha nada lá era só para garantir mesmo, acontece que o danado do fio foi desfiando e ficou todo lá dentro do dente, e para retirá-lo de lá, outro fio dental de outra marca, pois aquela inicial desfiava. E quando ontem fui a uma churrascaria, e tive a infelicidade de usar um palito para desobstruir um dente do lado direito em cima, o tal palito quebrou lá dentro, e agora? Já comecei a xingar alto, e minha esposa já perguntou o que tinha acontecido, e quanto mais ela perguntava mais eu ficava irado e corri para o banheiro, sorte que eu tinha um clips em meu bolso. Então uma dica que dou importante é essa: - Diminua ou pare de vez  com o consumo de carne imediatamente, além de ficar nos dentes, ela apodrece dentro da barriga causando mau hálito na boca, no esôfago, no estômago e também gera aqueles incômodos gases metano. Tinha muito mais para comentar sobre unhas, aquele cheiro de bacalhau, etc, tem coisas muito piores ainda, ah tem! Mas fica para uma outra oportunidade. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário