Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

JUS POSTULANDI, ATÉ QUANDO?


A figura do jus postulandi apesar dos argumentos da OAB Nacional, de Súmulas, Enunciados, e  etc ainda continua funcionando na Justiça do Trabalho.  Para quem não sabe jus postulandi é o direito da própria parte se defender perante o Juízo a quo, ou seja, de primeiro grau. A dificuldade  das partes em se conciliarem, sem a presença de advogados,  é gritante.


O advogado estudou para defender o cliente, e que não medirá esforços para ter sua causa ganha, muitas vezes somente por ser uma realização profissional, de ganhar uma causa, de reverter uma situação, de livrar o seu cliente de uma pena de privação da liberdade etc, sendo um triunfo profissional.  Essa é sua melhor propaganda! Não se entende como algumas empresas preferem pagar muito mais do que poderiam pagar exatamente por deixar de contratar um advogado!


 Dia desses, em uma tomada de reclamação,  em alguma Vara do Trabalho deste imenso país, aconteceu o seguinte: O cliente chega, bem humilde, e pergunta onde se faz a reclamação, após orientação, ele entra na sala, se senta e começa a falar como foi contratado, o que fazia, como foi despedido, suas mágoas etc. Então ele continua: - Eu tenho direito né, ao adicional de c-e-l-e-b-r-i-d-a-d-e? - O servidor meio sem jeito, tenta consertar: - O senhor quer dizer adicional de insalubridade? - Não! É o de celebridade mesmo! Então, são esses casos pitorescos que ainda ocorrem em muitos Fóruns espalhados pelo Brasil.



É muito mais barato para o contratante, seja ele reclamante ou reclamado, fazer-se acompanhar por um advogado nas audiências. E mais, o ideal era que cada empresa tivessem seus advogados, e que consultassem os mesmos, quando de uma simples contratação, demissão, exames admissionais ou demissionais, despedida por justa causa etc.



Pois os empresários, fazem o que bem entendem, e quando as chamas da fogueira estão a se alastrar sem controle, aí então resolvem contratar um advogado para apagar as chamas do incêndio, como se ele fosse um bombeiro!  Ele, o advogado, mesmo contratado nessas circunstâncias faz o que pode para reverter o quadro e dar uma maior serenidade para o contratante de seus serviços. Então lembre-se, na próxima vez em que tiver que se fazer presente em  uma audiência, contrate um advogado. Ele é a pessoa correta para você levar, e não um médico, um psicólogo, um amigo.



Quando você está doente você procura qual profissional, um padre ou um médico? Um médico não é mesmo? Então para audiências o profissional qualificado é o advogado. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário