Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O DIA EM CAPÃO DA CANOA-RS!



A manhã desta quinta-feira, 04/04/2013, amanheceu com muito vento. O céu estava nublado, o que fez com que o sol não aparecesse. Um leve chuvisco em determinados momentos e lugares começava e parava. Mas não molhava nada. O mar estava de ressaca. As ondas vinham até a metade da beira-mar, sem atingir as dunas. Não há mais salva-vidas, nem mesmo a bandeira vermelha ou preta foi erguida nas guaritas, pelo menos foi isso que aconteceu na de número 80. A plataforma de Atlântida mal se conseguia ver tamanho a nebulosidade. As areias que corriam o chão vinham em forma de zigue-zague e batiam nas canelas.




Na beira da praia só mesmo eu, algumas andorinhas, umas gaivotas e meia dúzia de albatrozes. A temporada do verão finalmente acabou. Não tem mais, como vou dizer, as belezas das gurias de Porto Alegre-RS, ou seja, da linda mulher gaúcha, hoje símbolo nacional representada pela Miss Brasil gaúcha.


O mar estava muito gelado, mas ao caminhar  com as ondas batendo nos pés, dá uma falsa sensação de que vai ficando mais quente e termina por se acostumar. Bem ao contrário do mar de João Pessoa-PB cuja as águas são mornas em qualquer parte do dia ou da noite. Não vi nem siri, nem marisco, nem mãe-d'água ou água-viva, mas quando a onda quebrava na beira da praia, e após retornava para o oceano, dava para sentir os peixinhos (pampinhas) chocarem-se contra os pés, e ao longe pode-se vê-los fazendo caminhos de volta ao mar.


Capão da Canoa-RS, pelo menos para mim, hoje, estava uma mistura de Gramado-RS e Lisboa. As ruas são muito limpas. O povo muito hospitaleiro. Na rua da santinha, como é conhecida a Av. Ubirajara, é uma zona somente de moradia. Não há comércio por perto para não perturbar os moradores, quais encontram na esquina da avenida principal, o primeiro ponto, padaria etc. Há várias lojas, shoppings, restaurantes inclusive um, muito bom, com o nome de Raupp's ou seja o mesmo sobrenome do Senador de Rondônia, Valdir Raupp. Capão da Canoa-RS já foi cantada em verso e prosa por Teixeirinha. Naquela época, dessa música, eu só conhecia a praia de Quintão-RS. Alguns anos se passaram e conheci a plataforma de Atlântida. Eu devia ter uns 11 anos de idade. 


Na manhã de hoje eu vi uma plataforma e pensei: - Capão da Canoa-RS também tem uma plataforma, então resolvi ir lá perto para conferir. Ao chegar no local, para meu espanto, vi que tratava-se na verdade na mesma plataforma, a de Atlântida, que vira ainda quando era criança. Não pensava que Atlântida e Capão da Canoa-RS ficasse assim tão perto. O casal de corujas Zóio e Zóia eu ainda não vi, eles são os mesmos que conseguiram fazer a suspensão dos fogos de artifícios nas comemorações de fim do ano de 2007. Mas há outras corujas buraqueiras que ficam observando as pessoas, fazendo poses etc, creio que sejam os filhotes daquele ilustre casal. 


As barracas aos poucos vão sendo retiradas pela prefeitura da beira-mar. Aqui, diferente do que acontece em João Pessoa-PB, as pessoas podem comprar bebidas, comidas, perto do mar, sem terem que se preocupar em trazer a sua própria lanchonete de casa. Em João Pessoa-PB, o Ministério Público, sempre ele, impediu que lanchonetes fossem colocadas na beira do mar, fazendo com que o turista que queira tomar uma água de côco, com o pé na areia, olhando para o mar, por exemplo,  tenha que se retirar para bem longe de onde se encontra, atravessar a avenida beira-mar, e ter os carros e ônibus como visual, enquanto "saboreia" o seu côco. Que o Ministério Público do RS continue assim, sem se meter na orla gaúcha. Enfim, Capão da Canoa-RS é uma terra de oportunidades. É sem dúvida uma das melhores praias do Brasil. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário