Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

sexta-feira, 21 de junho de 2013

COLOCANDO NÚMERO DE PÁGINA PELO EXCEL!!




Em meu serviço eu tenho que numerar folhas e mais folhas. Semana passada foram mais de três processos com mais de 1.500 folhas para numerar e rubricar, furar, juntar etc. Mas de todo esse processo, o mais estafante é numerar e rubricar folha por folha, no fim do dia meu braço não levanta mais, com tanta dor que eu sinto. Então resolvi tentar numerar as folhas utilizando a impressora, é o mesmo procedimento quanto temos que colocar numeração nas folhas em trabalhos de conclusões de fim de curso. As opções que me apareciam, não me agradavam muito, pois usando o BrOffice, teria que ficar criando páginas em um modo muito lento, ou aparecia "Página tanto de tanto". Após muito fuçar no computador. Solicitei ajuda aos experts da informática, mas as dicas que eles me forneceram, eu já as tinha utilizado, e não eram viáveis o seu uso, para o qual eu estava precisando. 




Depois disso, fui pedir ajuda a um colega, mas ele entendeu mal, e me mostrou o excel, para colocar um número e arrastar etc, mas ele pensava que eu queria somente criar uma lista de números. Não era isso que eu queria. Voltei para o meu computador. Abri o excel e fiquei olhando para ele e pensado: - Aí tem alguma coisa!!! Mas ele foi criado para fórmulas matemáticas, estatísticas, etc, jamais para colocar número de páginas. Eu mesmo já tinha pesquisado quase todo o google e nunca vi nada como usar o excel para colocar número de páginas. Então resolvi, após muito pensar, partir para  a única coisa que eu sei fazer, ou seja, fuçar.  As colunas, logo de início, aparecem todas com uma formatação própria, ideal para  números ou lista de objetos, atividades etc. 


Na primeira célula, que fica à esquerda, bem acima da tabela, onde está escrito letra A, para a coluna, e número 1 para a linha, levei o cursor até a faixa da letra A, apareceu uma setinha preta, minúscula, apontando para baixo, agora cliquei com o botão do lado direito do mouse. Apareceu uma lista de ações que começa em recortar e termina em reexibir, na antepenúltima ação está descrito: Largura da coluna. Cliquei sobre ela com o botão do lado esquerdo do mouse. Feito isso apareceu a largura da coluna e que por sinal era o tamanho da folha, da página que eu queria colocar a numeração. Há uma linha vertical  muito fraca que indica ali ser o limite da página, mas pude notar  que o tamanho descrito na janela que se abriu (largura da coluna) que o tamanho ali registrado é 83! Ou seja, 83 cm, pode-se deixar assim, ou colocar uma vírgula e acrescentar dois zeros que dará a mesma coisa. 



Dei um ok. E a primeira página já estava quase pronta! Daí inseri o número na página na linha 1, mas que também poderia ser na linha 2, ou mesmo outra. Formatei-o do meu estilo, usando fonte e tamanho maiores, etc. Daí, com a mão direita cliquei na segunda coluna, ou seja, na letra B, e arrastei para a direita tantas células quanto eram o número de páginas que eu queria, mantive pressionada a tecla Ctrl. Tendo chegado no número ideal de páginas, fiz o mesmo procedimento adotado para a largura da coluna usada na letra A.  Pronto, as outras colunas copiaram a largura da coluna e mais, trouxeram também a ordem sequencial dos números!! Eureka!! Caso você queria assim proceder, lembre-se, sempre é bom fazer um teste antes, faça com somente duas colunas e veja se saiu tudo bem. Página com um número e outra página com outro. 


Pois pode ser que em algumas impressoras o papel seja puxado de um lado e em outras impressoras de outro, então para que dê certo um lado ou outro, a melhor coisa a fazer é realizar um teste, um simulado, para evitar problemas e saber que lado a impressora puxa o papel, o que dependendo o caso, pode fazer com que você reagrupe as páginas da menor para a maior de modo que o anverso fique voltado para baixo, e o verso, lado branco, fique virado para cima. Pronto, agora é só abastecer a impressora de papel e mandar imprimir. Espero poder ter ajudado alguém com essa dica. A bateria da máquina descarregou, e em outra oportunidade irei fazer um filmezinho demonstrando na prática o que revelei aí em cima, na teoria. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário