O Brasil é conhecido no mundo todo devido a intensa miscigenação de raças através do Índio, Branco e do Negro, gerando mulato (Branco + Negro), cafuzo (Índio + Negro) e caboclo ou mameluco (branco + Índio). Contudo em cada região do país se conserva as suas culturas, o folclore do povo primitivo, seja no Sul, por exemplo, o Gaúcho com suas tradições, seja no norte, com o Boi Bumbá. As diferentes etnias mesmo misturadas, não produziram o esquecimento de suas culturas primitivas, fazendo com que houvesse ainda um enriquecimento cultural devido a esse mesmo cruzamento racial. Hoje ao caminhar pelo centro de Lisboa, Portugal, pude observar uma série quase infinita de multiplicidade de culturas. Ao pegar o eléctrico, ou seja, o equivalente ao nosso bonde, para alcançar a cidade na parte mais alta, fui surpreendido pelas várias culturas existentes ali naquele veículo, de língua portuguesa somente eu e a maquinista, os outros eram da França, da Alemanha, tinha muitos chineses, holandeses etc. Para viariar, como não podia deixar de ser, entrei em contato com os franceses, que já, só pelo sotaque inconfundível, dá para percerber a sua nacionalidade, através do meu pobre inglês:
- Where are you from? Perguntei.
- I am from of the France! Respondeu-me a senhora.
- I am from of the Brazil! - Lula and Sarkozy are very friends!!
E eles ficaram rindo, entendendo o que eu quis dizer! É o que eu chamo de minhas piadinhas internacionais, estou só começando!
Pois bem, Portugal é hoje uma babilônia de línguas, de estilo, de culturas, evidentemente que guardando as suas próprias, mas recebendo com muito carinho visitantes de todo o mundo e também os imigrantes que por aqui se estabelecem.
Então vejo que nossas origens são essas aqui de Portugal, onde houve uma integração de raças, mas sempre mantendo a sua cultural intocável, enquanto que no Brasil há também essa mesma situação.
Mesmo mantendo sua cultura, os portugueses estão se misturando aos povos do resto do mundo, sejam com brasileiros, sejam com africanos, sejam com asiáticos etc.
Todos convivem juntamente com seus semelhantes dentro desse amado e respeitável país chamado Portugal. Aqui em Portugal, se valoriza ainda e muito escritores conhecidos dos brasileiros como Luiz de Camões, Fernando Pessoa e Eça de Queiroz, entre outros. Os descobrimentos do século XV ainda se fazem presentes nos dias atuais.
É como se vivêssemos o passado todos os dias no presente. Os portugueses são muito trabalhadores, educados e atenciosos. Acordam cedo e vão ao trabalho, chegando em casa exaustos, mas certos de terem cumprido a sua missão. O grande problema aqui não é de Portugal, e sim da Europa como um todo. A Assembléia Nacional passou para o controle Europeu em Bruxelas, sendo que as decisões internas tem que passar pelo crivo de políticos de outras nações com diferentes necessidades. Isso está fazendo com que Portugal tenha muita dificuldade em administrar seu próprio país no meio dessa crise que o mundo enfrenta. As leis são muito antigas e engessadas, e devem ser revistas imediatamente, nesse aspecto, Portugal deve se modenizar. Há uma invasão no comércio de origem asiática. São produtos de qualidades e a preços muito baixos, fazendo com que a despreparada concorrência portuguesa não consiga acompanhar. Os asiáticos dominarão em pouco tempo Portugal, que repito, deve modernizar sua legislação, principalmente a nivel interno, pois se investe muito no exterior, e descuida-se das necessidades internas de seus cidadãos, coisa que outros países começam a atender. Caso não se modernize, os portugueses poderão ficar "escravos" em seu próprio pais dos investidores asiáticos.
O Brasil nasceu com crise e convive com ela até hoje, então os brasileiros já estão bastante calejados com essa adversidade, não fazendo mais tanto estragos em nosso país, as crises internacionais como antigamente. Já os portugueses nunca passaram por uma crise como essa, fazendo com que os seus políticos tomem medidas equivocadas, como fechar hospitais, diminuir o número de Órgãos do Poder Judiciário e cortar salários de funcionários públicos. Os Estados Unidos mostraram como se ergue uma nação estabelecendo o plano Marshall na Segunda Grande Guerra, o próprio Japão, com seu país em termos territóriais, minúsculo e acidentado, após ser bombardeados com duas bombas atômicas, conseguiu se reerguer e tem uma das economias mais fortes de todo o mundo. Portugal deve seguir esse caminho. Já descobriu o caminho marítimo para as Índias, o Brasil, e tem várias colonias espalhadas por todo o planeta, em todos os continentes, e deve agora buscar a descobrir novos caminhos de recuperação econômica que não devem ser mais difícil do que aqueles enfrentados por Cabral, Vasco da Gama, Bartolomeu Dias entre outros, no lumiar no século XV. Até a próxima postagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário