Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

segunda-feira, 9 de abril de 2012

ESTAR A IR EM UM CULTO LUTERANO EM LISBOA!

Dia 08.04.212, será marcado como um dos dias mais especiais do mudo em toda a minha vida, foi o dia em que dirigi um carro, pela primeira vez, na Europa.



Vamos aos detalhes. Sou protestante (que palavra linda!! Eu protesto mesmo!!!). Confesso na Igreja Luterana de Ji-Paraná/RO. Tinha mandado um e-mail para a IELP, Igreja Evangélica Luterana de Portugal, e que foi respondido pelo Pastor Genivaldo, dizendo que aguardava a minha visita, e que era para eu ver onde era o endereço que iria ficar, para ver se era longe ou perto da Igreja de lá, no caso daqui de Lisboa. Pelo google mapas, verifiquei que por obra de Deus, só pode ser, a Igreja fica a cinco minutos de onde ficaria. Mais um fator interessante é que o Pastor Mauro, de minha congregação, foi colega de seminário do pastor Genivaldo, isso é mesmo incrível. Pela manhã, às 09h30min do dia 08.04.2012, acordei cedo, tomei banho, nem tomei café, e rumei logo para a minha igreja.

No caminho havia uma espécie de córrego, onde marrecos se banhavam com seus filhotinhos, enquanto um senhor os alimentava jogando pedaços de pão. Foi uma visão linda. As aves davam revoadas em cima de mim, como se estivesse me cumprimentando, e desciam para se banhar. Saindo dali, em seguida já estava na igreja.



 As primeira pessoas que vi foi um casal, onde a senhora era do Espírito Santo, Brasil e o seu marido era português, o qual é o responsável pela organização do culto, da colocação das bíblias, hinários, e folhetos da liturgia em seus respectivos lugares, arrumação do altar etc. Foram muitos atenciosos para comigo, após foram chegando mais pessoas, entre as quais o próprio pastor e sua família. Ainda conversei um bom tempo com o senhor João, português luterano também. Antes de iniciar o culto, abri minha bíblia, no Livro de Salmos e lá dizia:

"Lembra-te da tua congregação, que compraste desde a antiguidade; da vara da tua herança, que remiste; deste monte Sião, em que habitaste".

Salmos 74,2


Era uma mensagem direta mim, qual seja, a de lembrar de minha congregação, mesmo estando muito longe de minha amada pátria-mãe, o Brasil, não devo me esquecer de ir à Igreja, e lá louvar o nome do Senhor.

É o próprio Pastor quem toca o Órgão da Congregação, acompanhando assim os hinos durante o culto, mas também existem mais pessoas que também tocam em momentos distintos, guitarra e contra-baixo e uma bateria tornando ainda mais lindo o culto.



O que é mais interessante é saber e ver que se trata do mesmo culto dirigido pelo Pastor Mauro em Ji-Paraná/RO, fazendo com nos sentíssemos em casa, pois eram os mesmos hinos, a mesma confissão e por fim a mesma verdade. Participei da Santa Ceia como se em Ji-Paraná estivesse, pois o Pastor aguardava o meu comparecimento. Tirei fotos. E também conheci o primeiro casal português a se tornar membros Luteranos desta serventia.
As crianças pequenininhas fizeram uma apresentação de gala ao lado do Pastor e à frente de seus amados pais. A mensagem principal, como não poderia deixar de ser, tratou de esclarecer sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, com a morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, ou seja, morte e vida, e vida em abundância para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Após o culto, fiquei ainda conversando um bom tempo com meus irmãos em Cristo Jesus, e logo depois fui embora. Ao sair, notei que a Igreja é próxima de uma Estação de Trem ou de metrô, irei verificar em outro dia. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário