Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

segunda-feira, 1 de julho de 2013

DEUS NOS AMA COMO SEUS FILHOS, MESMO QUANDO SOMOS REBELDES!



http://fotos-de-jesus.blogspot.com.br/


"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor". Gálatas 5:13

Liberdade, uma palavra tão pequena mas se mal interpretada pode trazer grandes problemas. O Ser livre é complicado se não soubermos usá-lo direito. A frase de Gálatas termina com a palavra "amor", e ainda um pouquinho antes, "servi-vos uns aos outros"
Se usarmos corretamente, ou seja, se, praticarmos o real sentido da palavra "amor" nossa vida mudará radicalmente, e, para melhor. As coisas nos ficarão mais fáceis, o mundo ficará mais agradável. 

"Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros".Gálatas 5:15

Já no versículo 15, do mesmo capítulo 5 de Gálatas, Paulo contrapõe o que afirmou acima, com a dureza dos corações daqueles que tem ódio no coração ao invés de amor. Utilizando de uma metáfora, ou figura linguística, ele faz a comparação que se duas pessoas tiverem ódio uma da outra, irão se comer, ou seja, irão se destruir mutuamente. As coisas ficarão mais difíceis, o mundo ficará mais triste.



"Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis". Gálatas 5:17

O Espírito nos impele a fazer algo, a carne por sua vez, faz algo contra a vontade do Espírito. Somos pessoas que tem esses dois elementos, corpo e Espírito, os quais deveriam andar juntos, mas pela nossa natureza humana, faz com que sejamos escravos da carne. Pensamos erroneamente que temos a liberdade, mas essa liberdade é a da carne, e não do Espírito. Pelo Espírito temos a liberdade de fazermos o bem uns aos outros, mas pela carne, a "liberdade" que pensamos ter, nos remete a fazer o mal a outras pessoas, ou simplesmente deixamos de fazer o bem. Fazemos tudo errado por ação ou omissão de nossos próprios atos, e respondemos por isso. Fazemos o que não queremos, e deixamos de fazer aquilo que queremos. Quantas vezes não nos arrependemos de ter tido certa atitude? Ou de não ter tomado atitude nenhuma? Pedimos perdão e prometemos não fazer mais, mas basta uma primeira oportunidade  para voltarmos a fazer algo de que na verdade, não gostaríamos de ter feito.

"Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei". Gálatas 5:18


Ora, se  a lei existe é por causa da carne, é por fazermos algo que vai contra o Espírito. Se fazermos o bem, estamos fazendo o que quer o Espírito, logo, para quê existir leis? Por outro lado, se fazermos o que pensamos ser bem, mas que é fruto da vontade da carne, então aí sim, será necessário a instituição de leis, de normas de condutas, de multas, de penalidades, pois certamente nossas atitudes irão causar algum estrago ao longo da nossa existência a outras pessoas, e isso, ou seja, essas leis, servirão como um freio, para que sejamos menos agressivos para com o nosso semelhante.

Temos filhos adolescentes, e agora? Soltamos um pouco mais as cordas? Ou não? Será que eles estarão preparados para enfrentar o mundo? Ou será que teremos de protegê-los cada vez mais? Limitando a suas saídas de casa, com os amigos, dos lugares que frequentam. Eles saberão usar corretamente a sua liberdade? 

Por vezes é importante fazer uma diferenciação entre o que é liberdade e o que é libertinagem! Liberdade segundo o dicionário é ausência de submissão, tem autonomia. Somos livres para fazermos o bem às outras pessoas, e disso não resulta nenhuma lei.


http:www.ebdnovavidavi.blogspot.com


Libertinagem é o uso da liberdade sem o bom senso. É a prática de ações descontroladamente, vivendo nos prazeres de tudo o que o mundo pode oferecer.

Se todos nós amasse verdadeiramente ao nosso próximo, não precisaríamos de leis, pois nós não teríamos atitudes que machucassem o nosso irmão, mas sim iríamos, muito pelo contrário,  protegê-lo.

Quantas desavenças há entre casais, divórcios, brigas. Desentendimentos entre  pais, filhos, irmãos, amigos, vizinhos?

Em Lucas 9, 51-62, temos um depoimento do amor que o Espírito quer que tenhamos.


"E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada. Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém". Lucas 9:51-53


Jesus ia de cidade em cidade, então resolveu ir para Jerusalém, e com ele foram também os seus discípulos. Aos redores da cidade, mas não tão perto assim, haviam diversas aldeias, sendo uma dessas a comunidade dos samaritanos. Os samaritanos tinham na antiguidade se apartado dos judeus, e negavam a importância religiosa de Jerusalém. Portanto, negaram dar uma pousada à equipe de Jesus, pois tinham aspecto de quem iria a Jerusalém!
Então, os seus discípulos, tem uma atitude que é na verdade um manifesto da carne e não do Espírito. Eles queriam a destruição daqueles que haviam negado a pousada à Jesus, e o questionam:



"Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?" Lucas 9:54

Porém, Jesus, repreendeu-os, pois ele não estava sob as leis da carne, e sim fazia as obras do Espírito, dizendo: 

"Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia". Lucas 9:55-56

Vejam o amor infinito de Jesus que anda sob o Espírito. Ele podia ter consumido toda a população daquele lugar, mas o seu amor para com aquelas pessoas, era muito maior, do que o ódio que seus discípulos tinham naquele momento. É triste ver que, ainda hoje, existem pessoas que sentem desprezo, e até mesmo odeiam, um ser que os ama mais que tudo nesse mundo, Jesus! É ilógico rejeitar esse amor!
O que Jesus queria dizer aos seus discípulos era que eles não eram do seu Espírito, pois quem assim o fosse, não teria ódio no coração!
Não podemos também ao ler, as linhas da Bíblia, nos deixar enganar pela multidão que andava com Jesus! Muitos deles estavam ali para saciar a fome como em uma multiplicação de pão e peixes, para ver algum milagre, como se Jesus estivesse ali, somente para dar um show como se mágico fosse. Muitos o seguiam, mas não por muito tempo. Somente os seus discípulos o acompanhavam a todos os lugares. Mas mesmo assim, Jesus deixa bem claro a sua mensagem: Quem está apto a entrar no Reino de Deus? Para que isso aconteça é necessário que se ande na liberdade do Espírito e não na libertinagem da carne.

Seguindo Jesus o seu caminho para Jerusalém, encontrou pelo menos três pessoas que se fez menção em Lucas, o primeiro queria segui-lo:

"E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça" Lucas 9:57-58



O que Jesus está querendo dizer com isso é que segui-lo não será nada fácil, por exemplo, até os animais tem um lugar para dormir, mas Jesus não tinha. Então, quem quisesse segui-lo deveria abandonar os seus confortos e saber que haveria muitas noites em que teriam poucas horas de sono. Seguir Jesus não daria a oportunidade de se instalar em hotel de luxo,  por exemplo. Pois muitas portas seriam fechadas para Ele, talvez por medo, talvez por insegurança, e outras por perspectivas erradas do que se falava Dele e de sua jornada. 

Passou mais uma pessoa daquelas paragens e  Jesus disse:

"Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus". Lucas 9:59-60

Note que o pai daquela pessoa ainda não havia morrido, pois se tivesse morto naquele momento, aquela pessoa estaria em seu velório. O que se está querendo é ganhar tempo, ou seja, depois que meu pai morrer, e eu não ter outro lugar para ficar, então te seguirei!

E, por fim apareceu um último que disse:


"Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus". Lucas 9:61-62


Nessa passagem o que se quer é evitar o que aconteceu em outras passagens bíblicas como a revolta dos hebreus após ter atravessado o Mar Vermelho, por exemplo, dizendo que quando eram escravos no Egito, tinham comida e abrigo, ou seja, negaram a proteção de Deus. Não adianta começar a seguir Jesus, e depois dos primeiros percalços, se arrepender de tê-lo deixado o conforto de sua casa, de seus entes, amigos, vizinhos etc. Quem já teve um arado sabe o que Jesus está dizendo, pois se ao arar, for olhar para trás, poderá ficar sem o pé, ou uma perna, porque algum acidente se dará.

E hoje? Quantas desculpas inventamos para não seguir Jesus? Alguns nem mesmo aceitam o seu amor! Pois tem medo de se expor, de abrir a sua casa para Jesus, a sua vida, e pensam: Não quero esse amor! Quero é continuar com o meu ódio!


http: www.cleofas.com.br 

Então quem está apto a herdar o Reino dos Céus?

Em 1º lugar,  aquele que não tem ódio em seu coração, ou que tendo, saiba controlar, e transformar o ódio em amor.

Em 2º lugar, aquele que seguir Jesus sem interesse. Muitas religiões prometem sucesso, riqueza, poder. Jesus não promete nada disso. Jesus quer dizer que precisa de discípulos e não de platéia. O único interesse a ter é a certeza na salvação ao segui-lo.

Em 3º lugar, aquele que quer seguir Jesus deve abandonar as suas desculpas, hoje está muito calor, ou frio, ou é dia de descansar e por isso não vou à igreja. 

Em 4º lugar, aquele que quer seguir Jesus deve olhar somente para frente, e ver o trabalho que é  preciso ser feito, e jamais deve olhar para trás. 

Que Deus abençoe e proteja a cada um que ler essas palavras. Pois a sementinha foi plantada no coração de cada um. Colaboração Kennya Valéria. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário