Ilustração:
Nas eleições que se aproximam, não importa se há ou não ficha limpa, em todo o caso, é você eleitor quem deverá limpar a ficha do candidato, simplesmente não votando naqueles em que estão em débito com a Justiça, com a Polícia, com a comunidade etc, pois se não conseguem gerenciar direito nem suas próprias vidas, como é que poderão representar o povo? Não vote em quem promete dar alguma coisa em troca, transporte, comida, dinheiro, etc, pois isso se configura crime eleitoral, tanto ativo, de quem oferece, como passivo de quem recebe ou pede. Somente a Justiça Eleitoral está autorizada a transportar eleitores em determinados casos. Quando for votar no dia da votação, lembrar-se de levar o título e um documento de identidade com foto. Para os mais esquecidos, estes poderão se valer de uma "cola" com o nome de seus candidatos para facilitar e agilizar na hora da votação, mas cuidado, a "cola" serve só para você, caso passe de mão-em-mão para outras pessoas, poderá ser considerado como boca-de-urna e você responderá penalmente por isso. Caso você observe a realização de algum crime eleitoral, então deverá comunicá-lo ao Juiz Eleitoral:
"Ao tomar conhecimento de um crime eleitoral, é dever de todo cidadão comunicá-lo ao juiz eleitoral da zona onde o crime aconteceu. O juiz remeterá a notícia ao Ministério Público, que investigará o caso e oferecerá a denúncia dentro do prazo de 10 dias. O Ministério Público não está obrigado a divulgar a fonte de suas informações. Em alguns Tribunais Regionais é possível fazer a denúncia pela internet". Fonte: http://www.brasil.gov.br/sobre/o-brasil/eleicoes/processo-eleitoral/crimes-eleitorais
Ilustração:
Após essas dicas, espero que tenham todos uma ótima demonstração de cidadania no dia da votação, elegendo, entre a comunidade em que vivem, as pessoas mais capazes, honestas e dispostas a fazer um trabalho sério e digno para o povo de sua região. Até a próxima postagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário