Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

INDEPENDÊNCIA OU MORTE, MUITO OBRIGADO IMPERADOR DOM PEDRO I!


   
http://pt.slideshare.net/LeonardoPereira15/o-imprio-de-dom-pedro-i-7946275

Brasil, 7 de setembro de 1822, uma sexta-feira, lembro-me muito bem, como se fosse hoje! Dom Pedro I estava encurralado. De um lado a Corte Portuguesa, dirigida por seu pai que aumentava os impostos brasileiros e levava as nossas riquezas e nossos recursos para Portugal. De outro, os brasileiros que aqui viviam, comandados pelo Imperador Dom Pedro I, que não aceitavam mais as altíssimas cargas tributárias de nossos colonizadores. O primeiro-ministro da época José Bonifácio era quem, intelectualmente mandava na corte brasileira, em face da boa vida vivida por Dom Pedro, que queria somente saborear os prazeres da vida do Novo Mundo. Então, a pressão era muito grande. Movimentos do Vem pra Rua, já existiam naquela época, Balaiada, Sabinada, Noite das Garrafadas, Guerra dos Farrapos, foram algumas manifestações de insatisfação com a pressão vinda de Portugal. Em 09 de Janeiro de 1822, uma quarta-feira, foi até então o dia mais importante da vida de Dom Pedro I, o Dia do Fico como ficou conhecido, dali em diante o Brasil, comandados por Pedro, rompia definitivamente os vínculos com a Coroa Portuguesa. 


 
 http://www.escolakids.com/independencia-do-brasil-1.htm
 
No decorrer do ano de 1822, Dom Pedro I, teve que deixar de lado o seu lado bon vivant para com mais seriedade, administrar um Brasil que aspirava por uma indepedência econômica de Portugal. Contudo,  seu pai, Dom João VI, ainda o importunava com ordens para que ele, Pedro, retornasse para Portugal. O Jovem Pedro, ainda com o espírito de adolescente rebelde, no meio dessa pressão, ao retornar de Santos, junto com sua comitiva, recebeu mais uma carta de ordem de seu pai, para deixar o Brasil. Neste momento, ele retirou a sua espada da bainha, e com o braço levantado, às margens do riacho Ipiranga bradou: De hoje em diante, nada mais quero do Governo de Lisboa, nossas relações estão cortadas! Independência ou Morte! Esse grito foi repetido pelo menos umas três vezes! Independência ou Morte! Não cabe a nós condenar ou absolver Dom Pedro I, o fato é que o Brasil de uma forma ou de outra de emancipou de Portugal.
       
   
http://www.itaporangaonline.com.br/2013/09/07-de-setembro-confira-10-curiosidades-sobre-a-independencia-do-brasil.html
   
Não convem aqui questionar se houve também pressão da França, da Inglaterra ou de qualquer outro país, o certo é que o Brasil estava independente. E essa condição nos alcança até os dias de hoje. Por mais alto que esteja o dólar, a moeda do Euro etc, o Brasil faz valer a sua condição de soberania e independência nacional. Assim como naquela época tínhamos nossos problemas que de certo modo conseguimos vencer, assim também, nos dias atuais estamos passando por certas dificuldades que, sem a intervenção internacional, conseguiremos mais uma vez, ultrapassar  esse obstáculo. Muito Obrigado Dom Pedro I. Muito obrigado Brasil. Até a próxima postagem. texto digitado por Ana Claudia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário