Em época de Carnaval nada melhor que sair do stress e curtir a natureza. E um dos lugares mais interessantes a visitar é Cuiabá-MT. O Estado do Mato Grosso possui uma das mais belas paisagens do Brasil, a Chapada dos Guimarães. Uma cordilheira bem alta que se ergue no meio do Cerrado, cercada por mata nativa com muito verde. O horizonte mistura o verde dos campos com o azul do céu. Uma paisagem muito linda. Um calor para lá dos 40ºC. Uma caminhada de pouco mais de 02 Km, por trilhas feitas por turistas, pelos guias e ambientalistas. É realmente algo assim de tirar o fôlego de tão espetacular. Vê-se a grandiosidade de Deus na sua obra. Ali a perfeição se realiza. O solo é bastante arenoso e as pedras transformam-se em areia. O que parece ser uma rocha é na verdade uma montanha de pó mas que com o passar dos tempos foi se esculpindo naquele lindo quadro. Ali, já teve até mar, por isso mesmo a areia, o que vem provar a verdade Bíblia sobre o Grande Dilúvio que tomou conta da Terra no Antigo Testamento. Existem uma infinidade de lindas cachoeiras naquela região. Preferi no entanto ver a Chapada de perto, pois cachoeiras, aqui no Brasil, existem em vários lugares, mas as Chapadas só em alguns. Abaixo segue as fotos que tirei daquele lugar tão maravilhoso e que gostaria de compartilhar com todos os leitores do blog:
As marcações acima referem-se ao limite determinado para aproximação da beira do precipício como medida de segurança e também para não haver desgaste daquela paisagem. Pode-se notar a cor do terreno arenoso.
Na foto acima pode-se notar a superfície bem plana ao fundo à direita e suas paredes. Já mais à esquerda, há alguma marcação feita pela natureza, provavelmente pela água como que se tivesse passado alguma ferramenta ou maquinário
Na foto acima vê-se a vegetação do local por entre as paredes das
montanhas, contrastando o verde da vegetação com o vermelho do solo
arenoso.
A abertura por entre os morros é deslumbrante!
Com a máquina na ponta dos dedos, tirei essa foto que parece muito com a anterior, mas na verdade avançou alguns metros.
A natureza se revela uma artista de mão cheia! A vegetação consegue avançar até certo ponto das paredes sem contudo completar sua meta.
Ao fundo vê-se as montanhas mais e mais longe, o contraste com o azul do céu é lindo. No lugar existe uma formação parecida com pedra que dá o seu nome a Cidade das Pedras.
A sombra da nuvem tras um pouco de frescor para aquela vegetação lá em baixo. Pode-se ouvir o barulho das águas que correm por debaixo das montanhas por um túnel cavado pela própria natureza!
A vegetação constitiu-se em árvores e arbustos de pequeno porte com seus galhos tortuosos.
Outra cena linda. A formação das nuvens ajuda a embelezar ainda mais aquela paisagem.
Existe ainda o colorido da pequena vegetação como que dando um retoque todo especial a cena. Não fosse pelo verde e poderíamos imaginar que se tratava de algum lugar do solo lunar.
Aqui a vegetação insite em subir pelas paredes. A impressão que tenho é a de que as montanhas tratam-se na verdade de ruínas de alguma civilização passada.
Vê-se a planície em pleno Cerrado. Impressionante essa imaggem!
Com a existência de uma inclinação menos vertical, a vegetação aos poucos vai conseguindo atingir a sua meta de chegar ao topo da montanha.
Alguns quilômetros de natureza pura. Nada de poluição. Presença de onças e outros animais selvagens é comum naquele lugar. Tomara que o homem continue preservando a Chapada!
Uma pequena Cordilheira parece desaparecer na planície.
Há algumas correntes que concordam em esculpir rostos de personalidades políticas nas paredes arenosas da Chapada, o que, felizmente não foi aceito pela maioria. Sempre vai existir aquelas pessoas que só olham para o seu próprio umbigo, não se importando com a mãe-natureza.
Outro grupo também pensou em fazer rappel naquele lugar. Felizmente o solo arenoso impede a realização desse esporte radical, pois não dá sustentação a parafernália de cabos e fios que devem ser perfurados nas paredes daquelas montanhas.
Ainda que eu não pratique, um esporte que talvez fosse interessante seria o voo livre de asa delta ou de parapente com aquela paisagem toda para sentir.
Não dá para se ver, mas Cuiabá-MT esta lá bem no fundo!
O Guia, Sr. Edson, mais conhecido pelo apelido de Guerreiro, nos mostrou todos os pontos de observação naquele parque. Na cena nos mostra o caminho que fizemos para chegar até ali e que quase não se consegue enxergar de tão longe.
A planície ou vale, bem no meio das montanhas, dá a sensação de ali ter havido uma colisão de algum meteoro.
Todas as fotos desta postagem são de meu arquivo particular.
Agradeço à Deus pela oportunidade de puder enxergar, de me dar condições e oportunidade para apreciar essa linda paisagem! Muito obrigado Senhor! Até a próxima postagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário