Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

QUANTAS VEZES DEVEMOS PERDOAR ALGUÉM? SETE? SETENTA?

A pergunta não é nova, para dizer a verdade já faz uns 2000 anos, que ela foi feita. Mas até hoje, vez por outra, novamente nos fazemos a mesma pergunta. O Mestre Jesus nos ensinou que não devemos perdoar nem 7 vezes, nem 70 vezes, mas sim 70 x 7, ao nosso irmão. Tenho um outro pensamento, mas não contrário,  a respeito disso, pois vejo que a palavra perdoar é um verbo de ação, qual ação? A ação de perdoar, pois quem perdoa, perdoa alguém, por alguma coisa. Então, uma pessoa vem te pedir perdão, mesmo que implicitamente, e você perdoa! E não importa quantas vezes ela te pedir perdão, que seja as 70x7 vezes. É simples assim! Mas o fato onde eu quero chegar é que a pessoa tem que manifestar a vontade de ser perdoada, não se pode perdoar quem não pede perdão. Isso é um pensamento meu. Afirmo isso, e como exemplo cito a passagem da Bíblia, mais especificamente o Capítulo 23, versículos 39-43, do Livro de Lucas, que diz: "E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso". Então, vejo que um dos malfeitores crucificado junto com Jesus, se arrependeu, e pediu perdão implicitamente quando diz: "Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino".  O que foi prontamente atendido, ou seja, perdoado, naquele mesmo instante, como se pode observar na resposta de Jesus: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso". Não há nenhuma menção, em qualquer parte da Bíblia, informando se o outro malfeitor, aquele que blasfemou e não se arrependeu dos pecados realizados tenha sido perdoado por Jesus.  Mas posso acreditar que ele não tenha sido perdoado pelo Senhor Jesus, pois não pediu perdão, nem se arrependeu. Portanto, temos de perdoar sim, aos nossos irmãos pequeninos, mas somente se estes vierem a verbalizar a palavra perdão, não importando quantas vezes é necessário fazê-lo, creio ainda que a fórmula matemática de Jesus,  70x7=490 em nada tem haver com esses números, podendo chegar a incalculáveis cifras, até mesmo de um milhão de vezes ou mais, ou seja, o que Jesus quis dizer é que não existe um limite máximo para se perdoar um irmão. Apesar de termos pais nesse mundo, creio que mesmo que sejamos filhos ou pais, todos nós somos Filhos de Deus, não quero entrar no mérito se somente são  considerados aqueles que forem batizados, essa questão fica para os teólogos, padres e pastores. Penso que  nosso Pai é Deus, é ele quem nos dá a vida,  bem como que essas outras pessoas que fazem parte de nossa vida, pais e filhos, também são filhos de Deus, então nosso Pai Maior é Deus e esses são nossos irmãos pequeninos. Pois, corremos o risco de ficarmos desapontados em perdoar alguém que não nos pediu perdão, como por exemplo de chegarmos para nosso irmão e dizer:  - Eu te perdoo pelas coisas que você me fizeste! E esse nosso irmão responder: - Mas eu não estou te pedindo perdão, tudo o que eu fiz contra você estava certo e faria de novo! Então meus irmãos, meus irmãozinhos, peçam uns aos outros perdão, se esse for o caso, para que vocês sejam perdoados, não importando quantas vezes tenham que fazer isso. Que Deus abençõe quem ler essas linhas. Até a próxima postagem, um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário