http://www.biography.com/people/rosa-parks-9433715
Para aquelas pessoas que dizem que não adianta fazer nada contra o sistema pois sempre foi assim e sempre o será, é porque não conheceram a fibra, a postura, a determinação dessa mulher negra, que numa época em que o racismo nos Estados Unidos era muito forte, com sua atitude isolada, sem apoio de ninguém, sozinha, enfrentou o mundo. Talvez tivesse sentido um pouco de medo no início, mas sua coragem e ousadia em defesa de seus direitos como cidadã americana, a levaram a um lugar de honra na história dos Direitos Humanos do mundo todo. Era um fim de tarde muito frio do dia 1º de dezembro de 1955. Rosa saía de seu trabalho, dirigiu-se a parada do ônibus.
http://sunnynash.blogspot.com.br/2011/02/rosa-parks-montgomery-bus-boycott-jim.html
Naqueles tempos, os ônibus eram divididos segundo a cor dos passageiros, ou seja, na parte da frente, somente sentavam-se os brancos, na parte de trás somente os de origem afrodescendentes, e ainda havia uma zona intermediária entre os assentos da frente e de trás, onde se uma pessoa afrodescendentes, estivesse sentada teria que dar lugar a uma pessoa da cor branca. Quando o ônibus parou Rosa Parks, como sempre fazia, pagou ao motorista pela porta da frente, saiu e entrou na parte de trás do ônibus, mas não tinha mais lugar, então ela sentou na zona intermediária.
http://en.wikipedia.org/wiki/Rosa_Parks
Não passou duas quadras e entraram os brancos, e mesmo tendo lugares vazios bem na frente, eles se dirigiram à Rosa intimidando-a para se levantar e ceder o lugar para eles. Mas aquele não era o dia dos brancos! O motorista interveio dizendo que eram para todos que eram afrodescedentes se retirarem para mais atrás e que ficassem em pé, todos obedeceram, menos Rosa Parks que levantou os seus olhos, olhou bem dentro dos olhos de seus algozes e disse que não iria ceder lugar nenhum! Pronto, aquilo foi o estopim de uma era. Levaram-na presa. Pagou fiança e foi liberada.
http://www.mchenrycountyturningpoint.org/blog/?p=2434
A notícia de sua solitária atitude aliada a sua inabalável coragem de enfrentar aqueles homens brancos, sozinha, correu primeiramente a vizinhança local, depois os Estados Unidos e por fim o mundo. Foi desencadeado um boicote aos ônibus, o que gerou sérios problemas financeiros.
http://www.dailykos.com/story/2013/01/21/1180824/-Martin-Luther-King-Jr-Our-struggle-is-for-genuine-equality-which-means-economic-equality
O jovem pastor Martin Luther King Jr, que estava inciando os seus primeiros passos em defesa dos Direitos Humanos, quando o fato aconteceu, acolheu a atitude de Rosa Parks, e foi muito bem aceito pela opinião pública mundial.
http://www.neoabolition.com/archives/1532
O Mundo nunca mais foi o mesmo, agora em diante se poderia sentar em qualquer lugar do ônibus, independentemente da cor da pessoa. Rosa Parks morreu em 2005, aos 92 anos. A defesa dos seus direitos resultaram em manifestação por todo os Estados Unidos. Martin Luther King Jr, levantou essa bandeira e se tornou um ícone conhecido internacionalmente na defesa dos Direitos Humanos. O que faz com que nos dias atuais possamos ver um afrodescendente como presidente do país mais rico do mundo.
http://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/eua-obama-homenageia-rosa-parks-heroina-dos-direitos-civis,249727251c21d310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html
Obama faz justiça ao inaugurar uma estátua de Rosa Parks no Capitólio, em Washington. Que tenhamos cada um de nós a coragem, a ousadia de mudar o mundo para melhor não tendo medo das consequências de que isso possa gerar. Congratulações Rosa Parks. Congratulações Presidente Obama! Até a próxima postagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário