Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

31 DE OUTUBRO DE 1517, DIA DA REFORMA!



    
http://servadosenhor-2010.blogspot.com.br/2012/10/dia-da-reforma-protestante.html
WITTENBERG, ALEMANHA - 31 de Outubro de 1517!

As 95 Teses afixadas por Martinho Lutero na Abadia de Wittenberg a 31 de outubro de 1517, fundamentalmente "Contra o Comércio das Indulgências":  Movido pelo amor e pelo empenho em prol 
do esclarecimento da verdade, discutir-se-á em Wittemberg, sob a presidência do Rev. Padre Martinho 
Lutero, o que segue. Aqueles que não puderem estar presentes para tratarem o assunto verbalmente Conosco, o poderão fazer por escrito.
http://www.culturabrasil.org/95teses.htm
 
Tese 86 Do mesmo modo: por que o papa, cuja fortuna hoje é maior do que a dos mais ricos Crassos, não constrói com seu próprio dinheiro ao menos esta uma basílica de São Pedro, ao invés de fazê-lo com o dinheiro dos pobres fiéis?
Martinho Lutero

Mesmo apesar de o príncipe-eleitor (soberano) de Lutero, Frederico, o Sábio, e o príncipe do território vizinho, o duque Georg da Saxónia, terem proibido a venda de indulgências em seu território, muitas pessoas viajaram para as poder adquirir. Quando estas pessoas vieram confessar-se, apresentaram a indulgência, afirmando que não mais necessitavam de penitenciar pelos seus pecados, uma vez que o documento as perdoava de todos os pecados.
http://pt.wikipedia.org/wiki/95_Teses



http://umadalcasacaiada.blogspot.com.br/2011_04_01_archive.html

Não se pode negar a importância que teve Martinho Luterano no mundo religioso. Ele não criou nenhuma igreja. Era católico. Mas o simples debate de um assunto que corria solto naquela época, ou seja, a venda das indulgências, contrariou o interesses de muitos poderosos. Isso não podia ser ventilado. Aliás a Bíblia não era de conhecimento de muitos, somente a igreja da época a possuía e era escrita em latim. Lutero a traduziu para o alemão. A partir daí muitos outros líderes religiosos puderam lê-la e fazer as suas próprias interpretações, o que aumentava o número de ex-católicos, podemos dizer assim, os quais não concordavam com a maneira como estava sendo conduzida a igreja da época. A igreja não podia ser local de comércio. O próprio Jesus já tinha se revoltado com o comércio no templo, onde as pessoas comprovam pombas, ou outro animal, para o holocausto ao Senhor. Esse assunto não é nenhuma novidade. Até hoje existem igrejas as quais se espalham pela face da terra, e que cobram o dízimo na falsa sensação de que se assim proceder, o dizimista estará de bem com o Senhor.


   
http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Miss%C3%B5es_jesu%C3%ADticas_em_S%C3%A3o_Miguel_das_Miss%C3%B5es,_RS.jpg

Com Lutero foram surgindo outros reformadores de vários países, Alemanha, Suíça, França, etc. Com a reforma a igreja católica lançou o movimento denominado de contra-reforma, como por exemplo, as quais levaram o catolicismo a todo o mundo. Houveram a catequização dos índios pelos jesuítas, nas Missões no Sul do País (Palmeiras das Missões-RS) etc, o que, de uma forma ou de outra, trouxe o desenvolvimento de muitos países. Hoje temos várias denominações religiosas. Porém, a Bíblia é uma só. Muitos são levados pela sua própria ignorância a aceitar obrigações as quais não estão registradas na Bíblia ou, se estão, são maquiavelicamente distorcidas por interesses próprios, por alguns e não todos, pastores e padres. Isso tem levado muitos a não acreditar na Bíblia, a palavra de Deus, pois pensam que é mais fácil ouvir de alguém  falar um monte de bobagens do que ir lá e pesquisar para saber se é verdade ou não aquilo que estão recebendo de informação. 

    
http://antoniolajes.zip.net/arch2011-10-23_2011-10-29.html
 
Alguns ateus e não todos, também nunca leram a Bíblia, como é que podem então questionar algo que não leram? Só para se ter uma idéia. Há um dito popular o qual fala que "nenhuma folha da árvore cai sem que seja da vontade de Deus" mas essas mesmas pessoas ignorantes, tanto as que afirmam, quanto aquelas que ouvem, dizem que isso está na Bíblia, o que não é verdade! Eu mesmo pesquisei e não encontrei essa passagem na Bíblia, então eu posso falar algo de conhecimento próprio, e não de diz-que-me-diz. Essa busca pela verdade foi desencadeada por Lutero. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8,32). Nos dias de hoje porém, é urgente a necessidade do surgimento de outras reformas, principalmente dentro das igrejas reformadas. Parabéns a todos os reformadores in memoriam! Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário