Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

PARABÉNS A TODOS OS GAÚCHOS NO MAIS LONGÍNQUO RINCÃO DESSE IMENSO BRASIL E DO EXTERIOR. SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA TERRA!



http://bentobrasil.com.br/noticias.php?id=7

Hino Rio-Grandense
Letra: Francisco Pinto da Fontoura
Música: Joaquim José de Mendanha
Harmonia: Antônio Corte Real


Como a aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o Vinte de Setembro
O precursor da Liberdade
Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda a terra
Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo
Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda a terra

http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=7&p_secao=17



http://comunique-seonline.blogspot.com.br/2011/09/20-de-setembro-dia-do-gaucho-tche.html


"O Rio Grande do Sul sempre teve tradições partidárias mais acentuadas que o resto do país. A bipolaridade gaúcha começou no Império. Nasceu com a Revolução Farroupilha, em 1835, desdobrou-se nos violentos conflitos de 1893 e chegou ao clímax na Revolução de 1923, uma guerra regional que durou 11 meses e separou os gaúchos entre “maragatos” e “chimangos”. Os primeiros, agrupados no Partido Liberal e caracterizados pelo lenço vermelho no pescoço, defendiam o federalismo – que ampliava a autonomia das províncias. O termo maragato surgiu com conotações pejorativas por tentar atribuir uma identidade estrangeira aos federalistas".

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/a-historia-politica-do-brasil-republicano-regiao-sul



http://blogdasteens802.blogspot.com.br/2010/08/guerra-dos-farrapos-1835-1845.html

"Identificados pelo lenço branco, os chimangos defendiam o predomínio do poder central e se agrupavam no Partido Republicano Rio-Grandense, ramificação regional do PR – que dominou a política nacional durante a República Velha. A palavra vem do nome de uma ave de rapina muito prolífica nos campos gaúchos. Borges de Medeiros, líder dos chimangos e herdeiro político de Júlio de Castilhos – presidente do Rio Grande do Sul durante o começo do século XIX – teve popularizado o apelido de Antônio Chimango. O comandante maragato era Joaquim Francisco de Assis Brasil, que morava no Castelo de Pedras Altas".
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/a-historia-politica-do-brasil-republicano-regiao-sul



http://pacotes-viagens.com/revolucao-farroupilha-pacotes-de-viagens-setembro

"A guerra entre os dois grupos termina com o Pacto de Pedras Altas, assinado pelos dois partidos, que se uniram no endosso da candidatura de Getúlio Vargas. Eleito presidente do Rio Grande do Sul em 1928, Vargas concorreu à Presidência da República dois anos depois com o apoio de Minas Gerais e da Paraíba. Os dois estados se juntaram aos gaúchos depois que o presidente Washington Luiz, em vez de um sucessor mineiro, como previa a política do café com leite, indicou o paulista Julio Prestes.Embora nunca tenha aparecido um herdeiro como Getúlio, o Rio Grande do Sul continua produzindo intensivamente líderes de diferentes partidos".
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/a-historia-politica-do-brasil-republicano-regiao-sul
 
 
 http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/2011/09/se-aprochegue-tche.html
A Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a revolução ou guerra regional de caráter republicano contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. Durou de 1835 a 1845.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090504142319AA3CwHD
Um abraço bem macanudo a todos irmãos gaúchos e gaúchas desse imenso Brasil, bem como aqueles que vivem no exterior por motivos vários e que estão longe das coxilhas do meu, do nosso pago, o Rio Grande do Sul. Nessa querência é que aprendi a ler. A leitura me fez entender das peleias de outrora de nossos ancestrais. O sangue daqueles farrapos ainda corre por nossas veias. Os sentimentos de liberdade e de patriotismo ainda imperam nas tertúlias. Saúdo a memória de todos os farrapos bem como aos federalistas mortos em combate. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário