Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

DA SOMBRA PARA A LUZ - PARTE V


PARTE 5 

SUBINDO 5º DEGRAU NO NOSSO CONHECIMENTO. Aprofundemos ainda mais o nosso conhecimento. 
Salmo 91,1: O salmista nos diz que: 
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Vejam que quando Deus esta no comando até a sombra é capaz de construir, de dar proteção, de orientar e até fazer GRANDES MILAGRES. 

1 - No livro de 2 Reis 20, conta que o Rei Ezequias adoeceu mortalmente. Isaías vem até ele e confirma a sua morte e vai embora, porém, Ezequias que tinha sido obediente orou perante o Senhor pedindo misericórdia. Ainda no meio do pátio veio a ele a Palavra do Senhor, dizendo para voltar e comunicar a Ezequiel que as suas orações foram ouvidas e que iria curar Ezequiel e acrescentar-lhe 15 anos. 
O sinal que Ezequiel receberia para o cumprimento da Palavra era que voltaria dez graus atrás, então o profeta Isaías clamou ao Senhor; e Deus fez voltar a sombra dez graus atrás, pelos graus que tinha declinado no relógio de sol de Acaz. 
  
2 - O evangelista Lucas autor do livro de seu próprio nome, Evangelho de Lucas e também do livro Atos dos Apóstolos, o qual, era também médico no seu tempo, conforme o que está registrado na Carta aos Colossenses 4, 14: Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas. 
E, como médico, com certeza, deveria ter estudado muito sobre as curas de doenças daquela época. Não sabemos quais os remédios que usava, mas podemos imaginar que tenha se utilizado muitas vezes de alguns chás naturais, misturas, pastas das plantas daquela região bem como, do conhecimento adquirido de cura de doenças pelos Judeus ao longo de suas passagens por outros povos. 
Como exemplo: Em 2 Reis 20,7 temos: Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos. E a tomaram, e a puseram sobre a chaga; e ele sarou. 

Como todo médico, sua maior alegria era ver o paciente tendo a sua saúde restaurada. Contudo ele era apenas um médico. Bom seria se ministrasse um copo d’água antes ou depois das refeições e pronto. Quem não andava agora poderia andar. Quem era cego agora pudesse ver. Mas não funciona assim. 
Então, Lucas que também tinha muito conhecimento de história e escrita, havia acompanhado Paulo em algumas das suas viagens, inclusive foi com Paulo a Roma quando este foi preso, começa a escrever tanto o livro que leva o seu nome quanto o dos Atos dos Apóstolos para Teófilo, o qual certamente era uma pessoa influente, de posição naquela sociedade e que viria difundir tal escrito. 
Lucas deve ter entrado em contato direto com muitas pessoas as quais conheceram Jesus pessoalmente, o Médico dos médicos, e que tenham tido algum milagre registrado em suas vidas, alguma cura que ele como médico, gostaria de ter realizado. 
Numa dessas narrativas a Teófilo, Lucas afirmara que muitos prodígios os quais foram feitos pelos apóstolos, depois da subida aos céus de Jesus, são fatos ou fenômenos incomuns, que estão fora das leis da natureza ou seja, de nosso entendimento. Em atos 5, 15-16, Lucas registra que: E a multidão, homens e mulheres, aumentava cada dia mais, de sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados
Vejam isso irmãos, a sombra de Pedro. 
As pessoas vinham de cidades distantes, e tinham a certeza de que se trouxesse os seus enfermos, seus doentes, seus inválidos, cegos, numa cama, numa maca, para que ao menos, a sombra de Pedro passasse por sobre eles, seriam curados efetivamente essa cura se concretizava. 
Quantas daquelas pessoas repetiram as palavras do salmista que assim diz no livro de Salmos, 57, 1: Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. 
Como anda a tua fé na sombra do Deus Altíssimo? Nas sombras das asas do Deus Todo-Poderoso criador dos Céus e da Terra? No Senhor Deus dos Exércitos? 
Qual sacrifício tens feito ao Senhor? Nem ao menos carregar tua cama, tua maca para a sombra do Nosso Salvador. Vejam que as pessoas eram trazidas nas macas, ou seja, elas ou pediram ajuda, ou outros vendo-as daquele estado resolveram ajudar. Então, o que estamos esperando? Qual é o mal que te aflige? Qual a doença de tua alma? Esta te faltando força para lutar? Nunca desista meu irmão. Se não puder lutar, por não ter mais forças, busque abrigo na sombra de Jesus que Ele certamente te dará proteção de todos os perigos que o afastem Dele. Se algum irmão ver outro passando por essa dificuldade, que ajude, vá lá, coloque seu irmão numa maca, traga ele para fora à sombra do Deus Altíssimo. Juntos somos fortes, mas com Jesus somos imbatíveis. Se Deus é por nós, quem será contra nós, ninguém. A vitória é nossa pelo Sangue de Jesus. O Sangue de Jesus tem poder sobre a nossa família. 
Então, vimos que a mesma sombra que no início falamos que nada podia fazer e que até pouco antes era inútil, sob o agir de Deus, PARA PROTEÇÃO DO CALOR DO SOL, serve para DIRECIONAR O POVO HEBREU NO DESERTO e até fazer GRANDES MILAGRES. 

Mas será que é só isso que a sombra pode fazer quando está sob o controle de Deus? De Jesus? Do Espírito Santo? 
Continua...
Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário