Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

DA SOMBRA PARA A LUZ - PARTE I


Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará.
Salmos 39:6



Tema: Da sombra para a luz (O que não quer dizer que sai a sombra e entra a luz, mas que a sombra se transformará em luz) 

Objetivo: Ver que éramos meras sombras, mas que Deus através delas, faz verdadeiros milagres. 

Introdução: O que é uma sombra? 

Segundo dicionário é a ausência parcial de luz propagada num lugar causada por um obstáculo. Ou seja, temos uma fonte de luz a iluminar uma parte do chão, mas quando se coloca algum objeto entre a fonte de luz e o lugar onde ela é propagada, a imagem desse objeto será refletida ali naquele lugar. 

Vejam a luz natural, criada por Deus, que é o sol, ilumina uma parte da terra durante o dia e enquanto que a outra parte é noite, escuridão total, ou ausência de luz, mas o melhor exemplo é quando causa também o eclipse onde a terra está entre o sol e a lua, vemos uma lua minguante ou crescente, ou seja, a sombra da terra refletida no solo lunar, ou quando a lua esta entre o sol e a terra, refletindo na face da terra a sombra da lua. 

Mas também, a sombra, pode ser causada por uma iluminação artificial criada pelo homem, como a luz de uma lâmpada, de uma vela, de um candeeiro, de uma lanterna, que ilumina um determinado lugar, mas que se houver qualquer obstáculo na frente, isso irá fazer com que parte da luz seja bloqueada e seja projetada num determinado lugar, a sombra desse objeto. 

A Palavra diz que com efeito, que nessa vida, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará. 

Assim como nós chegamos a esse mundo sem nada, assim iremos partir. Mas logo após que nascemos, Deus começa a cuidar de nós, para não nos deixa passar nenhuma necessidade. Sem trabalharmos já ganhamos roupas para vestirmos, termos alimentação, por exemplo. Imagino que após a morte física, Deus assim como fez no nosso nascimento aqui na terra, deve fazer lá no outro nascimento no céu, nos dando a melhor roupa que pudéssemos sonhar. Serão as vestimentas do próprio Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.


Quando somos crianças, dizem para estudarmos, mas não sabemos o porquê, eu também não sabia pra quê estudar, diziam para eu comprar coisas, mas como comprar se eu tenho tudo o que preciso. Tenho comida, e abrigo o que mais eu preciso? 

Explicam para que depois de casar ter uma profissão etc. 
Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. 
Então casamos, saímos da casa de nossos pais, alugamos uma casa para morar com nossa família, esposa. Os dois trabalham ou só o homem, mas de qualquer forma o aluguel vai vencer, e aumenta sem que haja aumento no nosso salário. Sobra menos dinheiro. Temos de melhorar de emprego, correr atrás do prejuízo. Pode ser que tenhamos que ter mais de um emprego. 

Compramos uma Bicicleta para chegar mais rápido ao serviço. Mas é longe, então partimos para uma moto, mas é ruim de levar compras, quando esta chovendo, logo, partimos para um carro, trocamos a casa de aluguel por uma que compramos maior pois nasceram filhos. Outro carro para a mulher e uma moto para o filho. Um sítio, uma fazenda, viagens. Amontoemos coisas que não iremos levar quando morrer. 

Viemos sem nada, partiremos sem nada. 

PARTE 1 

SUBINDO 1º DEGRAU NO NOSSO CONHECIMENTO 

Vamos aprofundar mais o nosso entendimento. 

Quando o homem se preocupa de amontoar tesouros, terras, gados, fazenda e vê a hora de partir deste mundo chegar, começa a se preocupar com quem deixará todos os seus bens. 

Essa preocupação é a mesma situação daquela sombra, ou seja, nada se pode fazer. 

Na hora da morte vemos que tudo o que adquirimos foi em vão e mais, vamos deixar os descendentes brigarem pelo testamento, ou seja, iremos deixar mais confusão do que harmonia. 

Todos nós temos medo de morrer, pois o salário do pecado é a morte. Quem diz que não tem medo da morte mente. 

Pois para não ter medo da morte, seria necessário, não ter cometido nenhum pecado, mas aquele que diz que não tem medo da morte é mentiroso pois se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 

Assim como aquela sombra que nada produz, assim é nós que nada produziremos para depois da morte, caso continuemos a nos preocuparmos com amontoar coisas materiais. 

Pergunta: A sombra pode constituir, construir algo? Vocês já viram alguma sombra construindo uma casa ou dirigindo um carro, por exemplo? Ora, sabemos que a sombra não constrói nada, mas sim, aquele corpo que a projeta, no caso o homem. 

Mas será que toda sombra é assim mesmo tão inútil que nada faz? 

Sombra indica pessoas: Quando era criança, brincava de esconde-esconde. Onde o menino ou menina fechava num ferrolho ou seja, virava-se para a parede onde seria o lugar de bater, contava até dez enquanto os outros iam se esconder. Então, saía para procurar/descobrir os outros amigos. Caso eu acha-se um, corria até o ferrolho e batia. 1, 2, 3 João, que vi estar atrás da árvore, por exemplo, ou corria antes dele até o ferrolho. Quem batesse primeiro ficava livre naquele momento, até o último. Quem batesse por último teria que procurar os outros e assim continuava a brincadeira. Então, saí uma vez e, não conseguia achar ninguém, mas ao olhar para o chão, notei a sombra por detrás do muro de um deles. Corri até o ferrolho e bati, 1, 2, 3 João atrás do muro. E essa batida valeu, pois realmente era João quem estava atrás do muro, pois eu vi a sua sombra refletida no chão. VEMOS QUE A SOMBRA SERVE PARA INDICAR ALGUÉM, já não é assim tão inútil como pensávamos há pouco. Contudo, nada agrega no céu. 
Continua... Até a próxima postagem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário