Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

terça-feira, 5 de agosto de 2014

DE JI-PARANÁ/RO A JOÃO PESSOA-PB, MINUTO A MINUTO!




VIAGEM DE JI-PARANÁ A JOÃO PESSOA EM MARÇO/2014.

Irei relatar minha viagem de Ji-Paraná/RO a João Pessoa/PB relativo às férias de março desse ano de 2014, minuto a minuto. A viagem iniciou-se em Ji-Paraná/RO via ônibus até Porto Velho/RO, capital de Rondônia, para quem não sabe (e olha que muitas pessoas do resto do Brasil não sabem, confudem Rondônia com Roraima, com Amapá e até mesmo com o Acre). Ji-Paraná/RO fica distante cerca de 380 km da capital. Depois peguei avião de Porto Velho-RO para Brasília-DF  onde houve uma conexão e após segui de Brasilia-DF até João Pessoa/PB. Assim está escrito em meu diário:


DIA
HORA REAL
HORA TOTAL
LOCAL
16/03
02:30 a.m.
HORA ZERO
JI-PARANÁ/RO


 IMAGEM DE JI-PARANÁ/RO
   
http://www.ifro.edu.br/site/?page_id=3250

Ji-Paraná/RO dorme. Estou dentro do ônibus da Eucatur que me levará até Porto Velho/RO, capital de Rondônia. Algumas poltronas vazias. A minha é a última do lado do motorista. Sempre viajo ali. Caso ocorra algum acidente, que aconteça lá para frente, já que os bancos todos são automaticamente jogados para frente. Caso ocorra algum acidente na parte de trás, estarei literalmente ferrado. O ônibus sai da rodoviária, vira à esquerda, passa em frente ao Clube Vera Cruz e dobra novamente à esquerda. Passa em frente a Delegacia de Polícia onde dá para se ver que alguém esta sendo atendido. Penso, será que durante toda a madrugada haverá alguém dando trabalho para os policiais? Creio que sim. Mas esses pensamentos não devem fazer parte de minha viagem. E sim, os pensamentos relativos a João Pessoa-PB. O quarto ventilado que meu sogro me cede quando vou para lá. A comidinha abençoada da sogra. A sombra daqueles coqueiros à beira-mar. Aquela água de côco geladinha na beira da praia. Aquele vento que vem do oceano. Aquele mar azul etc. Volto aos meus pensamentos. Noto que há poucos carros circulando na avenida Marechal Rondon. Porém, há muitos clientes nas lanchonetes ainda O ônibus pára no semáforo da BR-364 com a XV de Novembro. Por que será que o início da viagem é sempre tão demorado assim?
16/03 03:10 a.m. 40min OURO PRETO DO OESTE/RO
 
 IMAGEM DE OURO PRETO DO OESTE/RO 
 
http://elinton.com.br/2012/03/13/selecao-rondonia-aqui-a-nossa-vida-se-engalana/b1750d4f7f2a7bca55471f1caae69881/
 
Após exatos 40 minutos de viagem passamos por Ouro Preto do Oeste-RO que assim como Ji-Paraná/RO está dormindo. Quase nenhuma movimentação na Praça dos Coqueiros. Uns dois táxis ficam esperando um cliente que não vem, penso eu. Passamos pelo Restaurante do Trevo do meu amigo Rubens. Fico pensando em quantas vezes já fui ali degustar daquele que é sem dúvida nenhuma um dos melhores churrascos de Rondônia. E a prestreza do pessoal. Fantástico.


16/03 03:55 a.m. 1h25min JARU/RO


 IMAGEM DE JARU/RO
 
http://www.mochileiro.tur.br/jaru.htm


Após 1h25min de viagem passamos por Jaru/RO. Até aqui nada de novidade. Continuo sozinho em meu assento pensando sobre a viagem. Tento sentir a emoção de chegar novamente em João Pessoa/PB. O sono começa a chegar e não tem jeito. Dou uma senhora chochilada.

16/03 05:00 a.m. 2h30min ARIQUEMES/RO
 
 IMAGEM DE ARIQUEMES-RO
 
 http://rondoniadigital.com/municipios/ariquemes/ariquemes-tera-blitz-de-orientacao-nas-entradas-da-cidade/
 
Já se passaram 2h30min de viagem e ainda estamos bem longe de Porto Velho/RO. Em Ariquemes-RO já fui na AABB de lá. Na igreja. E no 515. Quem é da região sabe ao que estou me refindo. O posto 515. Lá tem um restaurante que tem o melhor torresmo de Rondônia. Crocante. Uma delícia.

16/03 06:00 a.m. 3h30min ITAPUÃ DO OESTE-RO

 IMAGEM DE ITAPUÃ DO OESTE-RO
    
http://itapuadooeste.blogspot.com.br/
 
Com o solavanco do ônibus em um daqueles quebra-molas na BR-364, acordo-me. Estamos em Itapoã do Oeste-RO. Ali já dormi na volta de Porto Velho-RO numa noite de chuva. Esse lugar também é muito legal.

16/03 07:00 a.m. 4h30min CANDEIAS DO JAMARI-RO

 IMAGEM DE CANDEIAS DO JAMARI-RO
http://www.newsrondonia.com.br/noticias/oito+blocos+desfilam+nesta+sexta+em+candeias+do+jamari/42695


O ônibus até que vem vindo rápido. É um diretão. Por isso que as horas vão passando rápido e os liugares também. Já em Candeias do Jamari-RO, as minhas lembranças são meio a meio. Pois foi ali que aconteceu um acidente de carro comigo. Fui parar lá embaixo fora da pista após o carro capotar por duas vezes. Lembro-me de ter visto as árvores ficando no chão e o chão ficando no céu. Deus me livrou da morte naquela oportunidade. O carro parou em pé. Vendi poucas horas depois por R$3.000,00 aceitando cheque de terceiro, mas tinham fundos. Fui socorrido pelo então deputado Altair Schons que me prestou toda a assistência. Noite anterior sem nos conhecermos estávamos no velório do ex-Prefeito de Ouro Preto do Oeste-RO, Piau. Mais meia dúzia de quilômetros e cairíamos dentro do Rio Jamari. Mas agora estou em viagem de férias. Estou com muito sono. Meus olhos teimam em não abrir. A boca está seca, pois até o moento não tomei água e por consequência também não fui ao banheiro. Penso que como o motorista não parou em lugar algum, creio que fica mais propenso a acidente pelo cansaço. Mas isso é uma visão minha. 

16/03 07:20 a.m. 4h50min PORTO VELHO-RO

 IMAGEM DE PORTO VELHO-RO

  
http://mochileiro.tur.br/porto-velho.htm
 
Estamos chegando em Porto Velho-RO, passamos pelo centro de treinamento da Poder Judiciário Estadual, pela AABB, pela FARO, pela sede do SINSJUSTRA, e é exatamente nesse momento que começa a chover. Será que iremos ter uma decolagem com chuvas e tempestades? Quase que essa viagem é interrompida. Pois choveu muito nos últimos dias. As estradas para o Acre ficaram interditadas. O Rio madeira chegou até o camelódromo passando para a sede do TRE. Houveram muitas pessoas desabrigadas. Pescáva-se no meio da rua, isso foi manchete nos jornais naqueles dias. 

16/03 07:35 a.m. 5h05min RODOVIÁRIA DE PORTO VELHO-RO
 
 IMAGEM DA RODOVIÁRIA DE PORTO VELHO-RO

 
 http://www.newsrondonia.com.br/noticias /descaso+e+desrespeito+na+rodoviaria+de+porto+velho/41771
 
O sol vai aparecendo meio timidamente por entre as nuvens. A chuva passa. O meu vôo só sai às 13h30min. Tenho muito tempo. Terei de inventar alguma coisa para fazer nesse meio tempo. Penso em ir para o Porto Velho Shopping, mas segundo informações dos motoristas de táxis só abre as portas às 14h, 30 minutos após eu estar no ar, o que me deixa sem muita opção. Então vou fazendo uma pesquisa de preço, além de passar o tempo, conheço outras pessoas. O taxi cobra para levar da Rodoviária até o Aeroporto Internacional de Porto Velho, Governador Jorge Teixeira, R$26,00, o ônibus 10% disso, R$2,60. Decido que vou de ônibus, pois pressa não está no meu dicionário, pelo menos não nesse momento. Senta ao meu lado no banco em frente a rodoviária, um senhor. Puxo conversa com ele e já se transforma em meu amigo. É gaúcho assim como eu.Trata-se do sr Wilson. A nossa única diferença é que eu sou colorado e ele é gremista, mas nada que vá fazer com que não sejamos amigos. Gremista, mas boa gente. Ele ia para Rio Branco capital do Acre e como as estradas estavam interditadas o jeito era ir de avião mesmo. Pegamos juntos o ônibus para ir para o aeroporto. Fomos conversnado. Descemos no aeroporto. Eu paguei a passagem dele e depois ele me pagou um café. Conversamos até a entrada dele na sala de espera, pois seu vôo iria se dar às 11h30min e o meu somente às 13h30min. Contou-me a sua vida em breve relato. Ele iria buscar a família pois iriam para Juína-MT ele é um empreendedor arrojado. Tudo o que planeja com certeza dará certo. Eu fico torcendo pelo seu sucesso. Diz que irá me adicionar no facebook. Fico sozinho novamente. Vou à banca de revista e compro uma daquelas revistinhas de passa-tempo de lógica. Mas já no primeiro problema não consegui resolver. Deixei para lá. Afinal eu estou de férias e não quero me sentir arrasado por não resolver um problema tão simples como aquele que tinha para resolver. Logo em seguida tenho a idéia de levar a revistinha para o Vô Bira, meu sogro. Só assim, ele treina um pouco a sua mente. Bebo uma água tônica. Olho para a TV da lanchonete e vejo o Barça ganhar do Milan por 4 x 2, já tendo o Seedorf comko técnico do Milan. Foram mais R$6,00 da tônica. Encaminhei-me para a sala do embarque às 12h10min. Comprei já na sala de espera mais uma água tônica e 1 pão de queijo pela bagatela de R$9,50. Isso é que um roubo legalmente autorizado, penso!


16/03 12:15 p.m. 9h45min ATERRISA O AVIÃO DA TAM EM P. VELHO-RO



  
http://www.imagemnews.com.br/fotos.asp?codigo=712


Finalmente chega em Porto Velho-RO o avião da Tam que nos levará até Brasília-DF na conexão para João Pessoa-PB. Vejo pela janela, as pessoas começarem a sair do avião. Mais alguns minutos e estarei embarcando. Muito tempo depois, pelas caixas de som da área de embarque, há a informação mais do que óbvia, de que o avião está em terra. É isso que meus olhos e ouvido sentem, mas que barbaridade! Começa a chamada. Pelo número da poltrona o meu embarque será pela parte traseira do avião.

16/03 12:40 p.m. 10h10min SENTADO NA POLTRONA N. 22-A
 
 https://www.flickr.com/photos/cbnsp/5532931141/

Finalmente estou acomodado em minha poltrona. Mais uma vez sem direito a acompanhante. Banco vazio na direita. Banco vazio na esquerda. O avião começa a levantar. Lá de cima dá para se ter uma noção do estrago que a enchente fez. O Rio tomou conta da cidade é incrível. Nunca tinha visto isso.

16/03 14:35 p.m. 12h05min LANCHE DA TAM

    
http://blogdamimis.com.br/?attachment_id=7666


A aeromoça começa a servir o lanche. Apesar de servirem um copo de coca-cola ou de suco ou água e alguma coisa para mastigar, penso que nem de perto chega ao que me serviram quando fui para Portugal, pela TAP. Era comida de verdade! Não que eu só queira comer não, mas é uma questão de se alimentar melhor, só isso! O que veio? Coca-cola com gelo, um bolo doce com gosto de mu-mu, 2 bolachas e uma pazinha para espalhar o queijo polenguinho que ficou grudado em meus dentes de trás e que não consigo tirar. Mas foi um bom lanche!

16/03 14:45 p.m. 12h15min FIM DO LANCHE DA TAM

 
 http://www.aquelapassagem.com.br/tam-crise-de-identidade/


Levo exatos 10 minutos para devorar “tudo” aquilo. Não consigo entender como é que tem pessoas tão devagar em comer aquela amostra grátis, que quando a aeromoça passa recolhendo o lixo, ainda tem pessoas babando naquele lanche!


16/03 15:15 p.m. 12h35min INÍCIO DA ATERRISSAGEM

 
http://www.cavok.com.br/blog/?p=44469

O comandante anuncia que já iniciou os procedimentos para a aterrisagem. “Tripulação, aterrisagem autorizada”!

16/03 15:40 p.m. 13h10min BRASILIA-DF

 
  http://www.villabrasilia.com.br/

O comandante sabe o que faz. O pouso é tranquilo e sereno, sem solavancos. Depois de tantas tragédias nos desastres aéreos, fico esperto para saber que o transponder e o reverso estão em perfeitas condições! Elogio o comandante na saída por isso. Não está chovendo em Brasília-DF. Há sol e a temperatura local é de 28ºC. Adiantei 1h no relógio para ajuste do fuso horário. Sempre quando chego em Brasília-DF penso, é aqui que é o centro do país. Até o horário daqui é que vale para tudo e para todos. “Em Brasília dezenove horas!” Começa o desembarque. Lá no aeroporto internacional de Brasília, Presidente Juscelino Kubitschek, eu já conheço o lugar onde se guarda as malas e é para lá que me dirijo. Compro a ficha e deixo a maleta de mão e a mala no guarda-volumes por R$15,00. O avião para João Pessoa-PB só sai às 21h. Tenho muito tempo e como ainda é dia, irei dar um rolê pelo Planalto, STF, Congresso Nacional, Catedral e etc. Afinal sou brasileiro e creio que todo o brasileiro tem que conhecer a capital de seu país. Pego um ônibus executivo e de máquina digital em punho começo a registrar por onde vou passando. Filmei o Congresso Nacional. A Praça dos Três Poderes. O Palácio do Planalto, STF é tudo muito bonito. Falei com o motorista para descer no Shopping na parte de cima do terminal rodoviário. Ele me deixou onde eu pedi. Caminhei pelo Shopping, tomei sorvetes, olhei as vitrines e fui pegar o ônibus para voltar ao aeroporto. Pego o ônibus que me levará ao aeroporto. Tem muitas filas. Mas há lugar de sobra para sentar. Ao meu lado senta um senhor e puxo conversa com ele, digo-lhe que sou de Rondônia, de Ji-Paraná/RO e estou indo para passar as férias em João Pessoa-PB, daí ele me diz que se chama Juarez, que estava mais tempo em Brasília-DF em reunião no Ministério da Saúde. Ele trabalha nessa área em Cadeias do Jamari-RO, por onde passei, mas também já morou em Ji-Paraná/RO. Disse que iria me adicionar no facebook. Ao chegar no aeroporto nos despedimos. Peguei minhas bagagens no guarda-volumes e fui para a zona de embarque, no Portão A. Lá, eu fui ao banheiro. Encontrei um alemão e perguntei se era Germany, ele me confirmou. Daí lasquei: - The germany will be world champion! Referindo-me a Copa do Mundo desse ano. Se eu soubesse o que iria acontecer, talvez jamais teria dito isso ao alemão! Mas ele me retrucou dizendo que não, e sim quem seria o campeão era o Brasil! Agradeci a sua gentileza! Após lá fui eu comprar uma água tônica. Como eu sou viciado nisso! O custo foi de R$6,50. Dei R$7,50 sendo uma nota de R$5,00 uma de R$2,00 e R$,50 e perguntei se ajudava no troco. A moça me fez assim. Devolveu R$2,50 e ficou a tônica por R$5,00 e disse que estava certo. Dai falei para ela: - Então me adiciona no facebook, pois agora você é minha amiga! Ela sorriu me dizendo: - Tá bom! Pelos alto-falantes há aviso de que o vôo para João Pessoa-PB irá atrasar. Mas que coisa!

16/03 22:15 p.m 20h SENTADO NA POLTRONA N. 18-F, JANELA

 
https://fl410.wordpress.com/tag/tam/page/11/

Após exatas 20h desde que comecei a viagem em Ji-Paraná/RO finalmente o avião levantou vôo de Brasília-DF. Agora a próxima aterrisagem será na Paraíba. 

16/03 23:16 p.m 21h16min LANCHE DA TAM


  
http://dudufs.wordpress.com/category/viagem/


Não vou tecer nenhum comentário pois foi o mesmo lanche já servido às 14h30min quando estava viajando rumo à Brasília-DF.


16/03 23:26 p.m. 21h26min FIM DO LANCHE DA TAM
 
COMO DEVERIAM SER OS LANCHES NOS AVIÕES, É SÓ UMA SUGESTÃO!

 
http://www.deliveryfacil.com/campo-grande-ms/di-pizza-ype/672-mega-lanche



Mesmo sem estar com fome, devorei “tudo” aquilo nos mesmos 10 minutos que levei pela manhã. Penso que na próxima viagem poderei bater o record!

17/03 0:35 a.m. 22h05min EM ALGUM LUGAR SOBRE O NORDESTE
 
  http://turismo.culturamix.com/noticias/resorts-no-nordeste
 
Nada ainda dos inícios dos procedimentos de aterrisagem. Pela demora, bem que poderiam servir mais outro lanchinho! Lá embaixo, algumas cidades vão surgindo. Vejo um aglomerado de luzes, mas são pequenos, quem sabem algum vilarejo. Bem ao longe, pode-se ver uma cidade bem maior, mas qual? É pequena demais para ser Recife-PE! O monitor de TV registra que estamos a uma distância de apenas 139 km de João Pessoa-PB! Há também a informação do tempo estimado para a chegada, algo em torno de 20 minutos!!!! Então a cidade que eu vi pela janela do avião era mesmo Recife-PE!!!. João Pessoa-PB fica cada vez mais perto! 

17/03 0:50 a.m. 22h20min INÍCIO DA ATERRISSAGEM

 
 http://www.cavok.com.br/blog/?p=44469
   
Finalmente o comandante avisa o início dos procedimentos para a aterrisagem. A tripulação se prepara para o último trabalho antes do pouso. O avião começa a abaixar a altitude porém ainda está muito, muito longe do chão. Ouço e sinto embaixo dos meus pés os trens de pouso sendo colocados em posição para a aterrisagem. Estamos a 32 km do destino. O meu objetivo está há poucos minutos de se concretizar, ou seja, pisar novamente nessa terra maravilhosa que emana leite e mel e que é abençoada por Deus! Olho pela janela. Agora sim, não há mais dúvida nenhuma, é João Pessoa-PB que vejo ao longe. Lá embaixo estão o Vô Bira, meu sogro e o amigo Alexandre me esperando. O avião faz a penúltima manobra virando à direita, se posicionando em direção a pista de pouso do aeroporto internacional de João Pessoa-Bayeux/PB, Presidente Castro Pinto. A cidade então desaparece pela inclinação do avião. Mas após o nivelamento começa novamente a aparecer as luzes da cidade. Bayeux-PB, Conde-PB, João Pessoa-PB, Jacumã-PB, sei lá qual delas eu posso observar daqui!! Mais 5 minutos se passam e o avião dá dessa vez a ultima virada para direita. - Tripulação, aterrisagem autorizada! É a voz do comandante comunicando que dentro de instantes estaremos no chão, pousando em segurança. Pela janela posso observar que as linhas das ruas e avenidas ficam mais nítidas a cada segundo que se passa. Lentamente, as asas do airbus A320 vai passando por sobre as casas que vão ficando cada vez mais perto, mais perto, mais perto.
 

17/03 01:00 p.m. 22h30min JOÃO PESSOA-PB
 
 http/www.tripadvisor.com.br/LocationPhotos-g303428-Joao_Pessoa_State_of_Paraiba.html
 

Na primeira hora da manhã do dia 17 de março de 2014, o avião da Tam, um airbus A320 toca os trens de pouso no chão da Paraiba. Estou finalmente em João Pessoa-PB. Meus olhos se enchem de lágrimas. É esse o lugar que eu escolhi para passar o resto de minha vida, mas que ainda se encontra tão distante de meus sonhos. Tambaú, Cabo Branco, Manaíra, por onde eu vou começar? A vontade que eu tenho é de ir direto para a beira da praia, tomar uma água de côco, mesmo sendo cedo da manhã. Novamente agradeço à Deus pelos reversos e transponder do avião estarem operando corretamente. As últimas manobras ainda são feitas no solo. A voz que vem das caixas de som dão boas vindas a João Pessoa-PB! Aproximando-se da zona de desembarque. O coração como sempre quando chego em João Pessoa-PB está a mil. Choro de emoção. Um choro contido para não despertar os curiosos. Agradeço. Muito obrigado Senhor Deus por me trazer em segurança para essa terra abençoada! O avião pára. Os motores são desligados. - Portas em manual! É o último aviso do comandante. Começa o desembarque. Chove em João Pessoa-PB. Caminho em direção aonde se retiram as bagagens. Lá fora, estão o Vô Bira e o Alexandre, abraços calorosos como que se chegasse de uma guerra. Vamos para casa onde me espera um café daqueles bem gostoso preparado pela sogra. Após um belo banho e finalmente dormir após 24h de viagem! Eu mereço descansar um pouco também. A partir do outro dia é começar a aproveitar as férias, pois começa a contagem regressiva, não posso perder um minuto sequer.

Até a próxima postagem! Texto digitado por Kennya Valéria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário