Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

segunda-feira, 29 de julho de 2019

AMO TODOS VOCÊS!

Segue para leitura e observação, o capítulo 3 do Livro do Profeta Isaías, com  comentários meus. Que Deus abençoe a toda a sua família.

Porque, eis que o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, tirará de Jerusalém e de Judá o sustento e o apoio; a todo o sustento de pão e a todo o sustento de água;


Tanto Judá quanto Jerusalém, longe estavam dos olhos do Senhor. Sem adorar o verdadeiro Deus, antes se inclinaram para render adoração e sacrifícios a baal, astarote entre tantos outros. O sustento é algo que serve para manter a vida, alimento, mantimento. Sem ele dificuldades advirão com certeza. Mas muito mais ainda é ficar sem água. Já houve casos de que o ser humano ficou pouco mais de 50 dias sem comer nada. Mas sem tomar água é praticamente impossível chegar a 6 dias ou mais. 
Aqui o Senhor Deus, afirma que tirará tanto o alimento de pão quanto a água de Jerusalém e de Judá, e mais o seu apoio o qual consiste em sua proteção. Pois é nas dificuldades que o povo buscará a Deus. É nas dificuldades onde tudo mais parece não haver solução que o Deus do impossível se encarregará de colocar tudo em seus devidos lugares. É Ele, o Senhor dos Exércitos, que acalma as tempestades de nossas vidas e nos conduz para águas tranquilas. 

O poderoso, e o homem de guerra, o juiz, e o profeta, e o adivinho, e o ancião,


Os homens se vangloriam de seu poder, de suas riquezas, obtidas algumas vezes por uma ganância incomparável, o que o leva a soberba. Então, o homem pensa que é o que se chama de autossuficiente. Não necessita de absolutamente ninguém para atingir os seus objetivos. Nesse estágio, Deus não existe, parece se tratar de uma lenda. Mas muito pelo contrário. Deus existe e só está dando tempo para que o homem se torne perdido na sua própria estultícia para então agir, se verdadeiramente for adorado em espírito e em verdade. Homens de guerra já lutaram em várias batalhas memoráveis, alguns são tão valentes que mesmo abatido não deixam de lutar. Parece que nenhum problema é grande o suficiente para lhe chamar a atenção, já que coisas bem piores já enfrentou “sozinho”. Juízes também estão no topo da cadeia alimentar, nada pode abalar suas respectivas rotinas, naquele tempo eram quem decidiam as causas do povo e também, muitos deles usavam de sua função para vantagens próprias em detrimento dos mais necessitados. Profetas existiam por várias cidades, os verdadeiros e os falsos. Aí daquele que profetizar algo que não procede do Senhor nosso Deus. Os advinhos usavam de sua esperteza para enganar as pessoas mais simples sem se importar se é lícito ou não. Os anciões eram tidos como pessoas mais respeitadas no povoado. Em alguns lugares faziam as vezes de juízes. E mais ou menos ditavam as regras na qual a sociedade deveria seguir. Contudo, quando fariseus, criadores mais tarde das sinagogas, anciões e etc, levam a mulher adúltera a presença de Jesus, afirmando que na Lei de Moisés ela deveria ser apedrejada. Questionam o que Jesus pensa sobre isso. Então, Jesus responde: - Quem dentre vós que não tenha cometido pecado, que atire a primeira pedra! Então, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos. 

O capitão de cinqüenta, e o homem respeitável, e o conselheiro, e o sábio entre os artífices, e o eloqüente orador.


Capitão de cinquenta fora confrontar certa vez com Elias, o qual rogou e lhe foi atendido que fogo desceu dos céus e consumiram o capitão e seus cinquenta soldados de uma só vez. O capitão tem maior domínio sobre cinquenta do que sobre cem. Tem poder. Manda e os soldados obedecem. Não recebem ordens de ninguém, a não ser de seu próprio Rei ou de patente superior. Homem respeitável pode ser um título na sociedade humana, contudo, o homem respeitável é aquele quem adora e respeita o Senhor Todo-Poderoso criador dos céus e a terra e tudo mais que existe. Os conselheiros eram membros de Sinédrios ou outros segmentos da sociedade daquela época. Os sábios também dirige aqueles que lhe acionam, contudo, a sua inteligência não passa de tolice para Deus, pois quem pode se dizer sábio senão Aquele que tudo foi feito por Ele e para Ele, e por intermédio Dele, e sem Ele, nada do que foi feito se fez. Já os artífices eram aqueles peritos em trabalhar elementos raros como ouro, prata, madeiras nobres como Cedro do Líbano, Carvalho etc., cuja profissão era muito importante, sendo que também esses se tinham como os mais especiais dos seres. Por fim, eloquentes oradores, eram pessoas com alto poder de persuasão, de argumentação, de profundos conhecimentos das artes como ciências, filosofias, matemáticas etc., contudo seus conhecimentos não se dirige a Deus, e portanto, mais prestam atenção a si mesmos do que prestam reverência ao seu Criador. 

E dar-lhes-ei meninos por príncipes, e crianças governarão sobre eles.


Veja de que nada adianta ser importante perante os homens, isso não passa de vaidade, mas o princípio de toda a sabedoria é ser importante perante Deus. Então, para que aqueles homens que se achavam ter mais valores do que os outros, Deus iria humilhá-los colocando meninos por príncipes e crianças governando sobre eles. 



E o povo será oprimido; um será contra o outro, e cada um contra o seu próximo; o menino se atreverá contra o ancião, e o vil contra o nobre.


Haverá desentendimentos como nunca se viu antes. 

Quando alguém pegar de seu irmão na casa de seu pai, dizendo: Tu tens roupa, sê nosso governador, e toma sob a tua mão esta ruína;


É tão desolador o quadro apresentado que quem tiver mais peças de roupa em sua casa, poderá ser tido dentre aqueles homens infiéis para com o Senhor Deus, como candidato a governador deles mesmos. 


Naquele dia levantará este a sua voz, dizendo: Não posso ser médico, nem tampouco há em minha casa pão, ou roupa alguma; não me haveis de constituir governador sobre o povo.


Nem aquele que seja profissional médico, não terá que comer, muito menos para se constituir governador daquele povo. 


Porque Jerusalém está arruinada, e Judá caída; porque a sua língua e as suas obras são contra o Senhor, para provocarem os olhos da sua glória.


Os homens provocaram e provocam a ira do Senhor, fazem exatamente tudo o que não se pode fazer, e depois ainda condenam o Senhor por tais atitudes. Isso não é nada inteligente para um povo que se diz conhecedor de todas as leis, pois a principal, não procura conhecer. 

O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados, como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos.


Não é necessário que se lhe imputes qual o pecado cometido por cada um deles, pois isso esta nas suas próprias faces. Não se pode esconder nada de nosso Deus, absolutamente nada. Muitos, mesmo assim, não se arrependem e se atolam cada vez mais na lava suja de seus próprios pecados. 

Dizei ao justo que bem lhe irá; porque comerão do fruto das suas obras.


Mas o Senhor é justo, amoroso, misericordioso. Para aqueles que lhe buscarem esses comerão de seus frutos, se fartarão, se regozijarão na presença do Senhor. 


Ai do ímpio! Mal lhe irá; porque se lhe fará o que as suas mãos fizeram.


Mas aos ímpios, aqueles que praticam toda a sorte de barbaridades contra o seu próximo, assim também lhes será feito. 

Os opressores do meu povo são crianças, e mulheres dominam sobre ele; ah, povo meu! Os que te guiam te enganam, e destroem o caminho das tuas veredas.


Os governantes errantes são como crianças mandadas por suas mães. Estão sem rumo a governar, enganando com ensinamentos de deuses estranhos e fazendo com que seus caminhos fique cada vez mais distante dos caminhos do senhor. 

O Senhor se levanta para pleitear, e põe-se de pé para julgar os povos.


Mas o senhor não esta dormindo não. Ele se prepara para julgar as iniquidades de cada um. 

O Senhor entrará em juízo contra os anciãos do seu povo, e contra os seus príncipes; é que fostes vós que consumistes esta vinha; o espólio do pobre está em vossas casas.


Anciões e príncipes os quais subtraíram para si a herança dos pobres, isso não ficará impune aos olhos do Senhor. 

Que tendes vós, que esmagais o meu povo e moeis as faces dos pobres? Diz o Senhor DEUS dos Exércitos.


Que tendes vós? Temos uma noção de que quanto, apesar de serem feitos povo escolhido por Deus, se desviaram de seus caminhos, de seus propósitos, para oprimir mais ainda os mais necessitados não somente pelo fardo pesado de tributos, mas também, por exigirem aquilo que eles mesmos não fazem, ou seja, sacrifícios. 

Diz ainda mais o Senhor: Porquanto as filhas de Sião se exaltam, e andam com o pescoço erguido, lançando olhares impudentes; e quando andam, caminham afetadamente, fazendo um tilintar com os seus pés;


As mulheres filhas de Sião, se exaltam, ou seja, se expõem, talvez pela luxúria e devassidão de como se prostituíram com a própria religião pagã, as quais tiveram contato pelas inúmeras invasões de outros povos. Demanda também, que andavam como a seduzir os homens ao andarem usando correntes nos pés como forma de chamar a atenção deles. 

Portanto o Senhor fará tinhoso o alto da cabeça das filhas de Sião, e o Senhor porá a descoberto a sua nudez,


As suas ações, ora feitas como chamar a atenção, para olhares impuros, terá um preço muito alto, a qual serão expostas para sua própria vergonha. 

Naquele dia tirará o Senhor os ornamentos dos pés, e as toucas, e adornos em forma de lua,


Nos dias de tais vergonhas ser-lhe-ão retirados todos os adornos. Já não terão mais nada do que se exaltar, de se exibir para os homens. Adornos em formas de lua, os quais também poderiam se referir a idolatria de falsos deuses. 

Os pendentes, e os braceletes, as estolas,


Todas esses acessórios eram usados pelas mulheres da época, os quais as deixavam mais atraentes aos olhos dos homens. 

Os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos,


Segue a lista de acessórios. 

Os anéis, e as jóias do nariz,


Idem

Os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas.


Idem

Os espelhos, e o linho finíssimo, e os turbantes, e os véus.


Idem. 

E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro; e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, pano de saco; e queimadura em lugar de formosura.


Tudo o que era usado para desagradar ao Senhor Deus dos Exércitos, tamanha vulgaridade a que se chegou, sendo inclusive comparadas com as mulheres de Sodoma e Gomorra, servirá para desonra, vergonha, humilhação. 

Teus homens cairão à espada e teus poderosos na peleja.


E ainda por cima, não terão para quem se enfeitar. 

E as suas portas gemerão e prantearão; e ela, desolada, se assentará no chão.


A cidade ficará desolada, então as mulheres se assentarão no chão como sinal de luto por tamanha aflição que tomará conta do povo.

Se eu fosse resumir esse capítulo 3 do Livro do profeta Isaías, diria em poucas palavras que todos nós devemos nos achegar mais a presença do Senhor.  Estás com problema? Não procure respostas no tarôt, em leituras de mãos ou o que espíritos de mortos podem lhe dizer, pois não foi isso que o Senhor nosso Deus, nosso Criador, nos ensinou. Entre no silêncio de seu quarto, ajoelhe-se, humilhe-se diante do Senhor. Só Ele tem a resposta para todas as nossas angústias, todas as nossas aflições, todos os nossos problemas. Jesus Cristo veio para nos salvar, nos libertar das garras do pecado, nos purificando com o seu Sangue na Cruz do Calvário. Deus nos deu outra chance, não a perderemos dessa vez. Reflitam sobre tudo isso. Amo cada alma que ler este blog. Amo cada alma que quer se reconciliar com o Senhor Jesus. Amo igualmente a quem não concordar com nada disso, pois eu também já fui assim, mas hoje, depois de tantas lutas, tantas batalhas, pude sentir a presença física do Senhor Jesus em minha vida, e gostaria muito de compartilhar minha alegria e que você pudesse sentir o que também sinto. O velho homem, hoje não existe mais. Tornei-me novo homem, para Honra e Glória do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré que realmente vive e reina junto com o pai de Eternidade a Eternidade. Caso queira oração de intercessão ou trocar umas idéias me sentiria muito honrado. Meu email: heliosilvars@bol.com.br Fiquem todos na Paz do senhor. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário