Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

segunda-feira, 29 de julho de 2019

AMO TODOS VOCÊS!

Segue para leitura e observação, o capítulo 3 do Livro do Profeta Isaías, com  comentários meus. Que Deus abençoe a toda a sua família.

Porque, eis que o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, tirará de Jerusalém e de Judá o sustento e o apoio; a todo o sustento de pão e a todo o sustento de água;


Tanto Judá quanto Jerusalém, longe estavam dos olhos do Senhor. Sem adorar o verdadeiro Deus, antes se inclinaram para render adoração e sacrifícios a baal, astarote entre tantos outros. O sustento é algo que serve para manter a vida, alimento, mantimento. Sem ele dificuldades advirão com certeza. Mas muito mais ainda é ficar sem água. Já houve casos de que o ser humano ficou pouco mais de 50 dias sem comer nada. Mas sem tomar água é praticamente impossível chegar a 6 dias ou mais. 
Aqui o Senhor Deus, afirma que tirará tanto o alimento de pão quanto a água de Jerusalém e de Judá, e mais o seu apoio o qual consiste em sua proteção. Pois é nas dificuldades que o povo buscará a Deus. É nas dificuldades onde tudo mais parece não haver solução que o Deus do impossível se encarregará de colocar tudo em seus devidos lugares. É Ele, o Senhor dos Exércitos, que acalma as tempestades de nossas vidas e nos conduz para águas tranquilas. 

O poderoso, e o homem de guerra, o juiz, e o profeta, e o adivinho, e o ancião,


Os homens se vangloriam de seu poder, de suas riquezas, obtidas algumas vezes por uma ganância incomparável, o que o leva a soberba. Então, o homem pensa que é o que se chama de autossuficiente. Não necessita de absolutamente ninguém para atingir os seus objetivos. Nesse estágio, Deus não existe, parece se tratar de uma lenda. Mas muito pelo contrário. Deus existe e só está dando tempo para que o homem se torne perdido na sua própria estultícia para então agir, se verdadeiramente for adorado em espírito e em verdade. Homens de guerra já lutaram em várias batalhas memoráveis, alguns são tão valentes que mesmo abatido não deixam de lutar. Parece que nenhum problema é grande o suficiente para lhe chamar a atenção, já que coisas bem piores já enfrentou “sozinho”. Juízes também estão no topo da cadeia alimentar, nada pode abalar suas respectivas rotinas, naquele tempo eram quem decidiam as causas do povo e também, muitos deles usavam de sua função para vantagens próprias em detrimento dos mais necessitados. Profetas existiam por várias cidades, os verdadeiros e os falsos. Aí daquele que profetizar algo que não procede do Senhor nosso Deus. Os advinhos usavam de sua esperteza para enganar as pessoas mais simples sem se importar se é lícito ou não. Os anciões eram tidos como pessoas mais respeitadas no povoado. Em alguns lugares faziam as vezes de juízes. E mais ou menos ditavam as regras na qual a sociedade deveria seguir. Contudo, quando fariseus, criadores mais tarde das sinagogas, anciões e etc, levam a mulher adúltera a presença de Jesus, afirmando que na Lei de Moisés ela deveria ser apedrejada. Questionam o que Jesus pensa sobre isso. Então, Jesus responde: - Quem dentre vós que não tenha cometido pecado, que atire a primeira pedra! Então, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos. 

O capitão de cinqüenta, e o homem respeitável, e o conselheiro, e o sábio entre os artífices, e o eloqüente orador.


Capitão de cinquenta fora confrontar certa vez com Elias, o qual rogou e lhe foi atendido que fogo desceu dos céus e consumiram o capitão e seus cinquenta soldados de uma só vez. O capitão tem maior domínio sobre cinquenta do que sobre cem. Tem poder. Manda e os soldados obedecem. Não recebem ordens de ninguém, a não ser de seu próprio Rei ou de patente superior. Homem respeitável pode ser um título na sociedade humana, contudo, o homem respeitável é aquele quem adora e respeita o Senhor Todo-Poderoso criador dos céus e a terra e tudo mais que existe. Os conselheiros eram membros de Sinédrios ou outros segmentos da sociedade daquela época. Os sábios também dirige aqueles que lhe acionam, contudo, a sua inteligência não passa de tolice para Deus, pois quem pode se dizer sábio senão Aquele que tudo foi feito por Ele e para Ele, e por intermédio Dele, e sem Ele, nada do que foi feito se fez. Já os artífices eram aqueles peritos em trabalhar elementos raros como ouro, prata, madeiras nobres como Cedro do Líbano, Carvalho etc., cuja profissão era muito importante, sendo que também esses se tinham como os mais especiais dos seres. Por fim, eloquentes oradores, eram pessoas com alto poder de persuasão, de argumentação, de profundos conhecimentos das artes como ciências, filosofias, matemáticas etc., contudo seus conhecimentos não se dirige a Deus, e portanto, mais prestam atenção a si mesmos do que prestam reverência ao seu Criador. 

E dar-lhes-ei meninos por príncipes, e crianças governarão sobre eles.


Veja de que nada adianta ser importante perante os homens, isso não passa de vaidade, mas o princípio de toda a sabedoria é ser importante perante Deus. Então, para que aqueles homens que se achavam ter mais valores do que os outros, Deus iria humilhá-los colocando meninos por príncipes e crianças governando sobre eles. 



E o povo será oprimido; um será contra o outro, e cada um contra o seu próximo; o menino se atreverá contra o ancião, e o vil contra o nobre.


Haverá desentendimentos como nunca se viu antes. 

Quando alguém pegar de seu irmão na casa de seu pai, dizendo: Tu tens roupa, sê nosso governador, e toma sob a tua mão esta ruína;


É tão desolador o quadro apresentado que quem tiver mais peças de roupa em sua casa, poderá ser tido dentre aqueles homens infiéis para com o Senhor Deus, como candidato a governador deles mesmos. 


Naquele dia levantará este a sua voz, dizendo: Não posso ser médico, nem tampouco há em minha casa pão, ou roupa alguma; não me haveis de constituir governador sobre o povo.


Nem aquele que seja profissional médico, não terá que comer, muito menos para se constituir governador daquele povo. 


Porque Jerusalém está arruinada, e Judá caída; porque a sua língua e as suas obras são contra o Senhor, para provocarem os olhos da sua glória.


Os homens provocaram e provocam a ira do Senhor, fazem exatamente tudo o que não se pode fazer, e depois ainda condenam o Senhor por tais atitudes. Isso não é nada inteligente para um povo que se diz conhecedor de todas as leis, pois a principal, não procura conhecer. 

O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados, como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos.


Não é necessário que se lhe imputes qual o pecado cometido por cada um deles, pois isso esta nas suas próprias faces. Não se pode esconder nada de nosso Deus, absolutamente nada. Muitos, mesmo assim, não se arrependem e se atolam cada vez mais na lava suja de seus próprios pecados. 

Dizei ao justo que bem lhe irá; porque comerão do fruto das suas obras.


Mas o Senhor é justo, amoroso, misericordioso. Para aqueles que lhe buscarem esses comerão de seus frutos, se fartarão, se regozijarão na presença do Senhor. 


Ai do ímpio! Mal lhe irá; porque se lhe fará o que as suas mãos fizeram.


Mas aos ímpios, aqueles que praticam toda a sorte de barbaridades contra o seu próximo, assim também lhes será feito. 

Os opressores do meu povo são crianças, e mulheres dominam sobre ele; ah, povo meu! Os que te guiam te enganam, e destroem o caminho das tuas veredas.


Os governantes errantes são como crianças mandadas por suas mães. Estão sem rumo a governar, enganando com ensinamentos de deuses estranhos e fazendo com que seus caminhos fique cada vez mais distante dos caminhos do senhor. 

O Senhor se levanta para pleitear, e põe-se de pé para julgar os povos.


Mas o senhor não esta dormindo não. Ele se prepara para julgar as iniquidades de cada um. 

O Senhor entrará em juízo contra os anciãos do seu povo, e contra os seus príncipes; é que fostes vós que consumistes esta vinha; o espólio do pobre está em vossas casas.


Anciões e príncipes os quais subtraíram para si a herança dos pobres, isso não ficará impune aos olhos do Senhor. 

Que tendes vós, que esmagais o meu povo e moeis as faces dos pobres? Diz o Senhor DEUS dos Exércitos.


Que tendes vós? Temos uma noção de que quanto, apesar de serem feitos povo escolhido por Deus, se desviaram de seus caminhos, de seus propósitos, para oprimir mais ainda os mais necessitados não somente pelo fardo pesado de tributos, mas também, por exigirem aquilo que eles mesmos não fazem, ou seja, sacrifícios. 

Diz ainda mais o Senhor: Porquanto as filhas de Sião se exaltam, e andam com o pescoço erguido, lançando olhares impudentes; e quando andam, caminham afetadamente, fazendo um tilintar com os seus pés;


As mulheres filhas de Sião, se exaltam, ou seja, se expõem, talvez pela luxúria e devassidão de como se prostituíram com a própria religião pagã, as quais tiveram contato pelas inúmeras invasões de outros povos. Demanda também, que andavam como a seduzir os homens ao andarem usando correntes nos pés como forma de chamar a atenção deles. 

Portanto o Senhor fará tinhoso o alto da cabeça das filhas de Sião, e o Senhor porá a descoberto a sua nudez,


As suas ações, ora feitas como chamar a atenção, para olhares impuros, terá um preço muito alto, a qual serão expostas para sua própria vergonha. 

Naquele dia tirará o Senhor os ornamentos dos pés, e as toucas, e adornos em forma de lua,


Nos dias de tais vergonhas ser-lhe-ão retirados todos os adornos. Já não terão mais nada do que se exaltar, de se exibir para os homens. Adornos em formas de lua, os quais também poderiam se referir a idolatria de falsos deuses. 

Os pendentes, e os braceletes, as estolas,


Todas esses acessórios eram usados pelas mulheres da época, os quais as deixavam mais atraentes aos olhos dos homens. 

Os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos,


Segue a lista de acessórios. 

Os anéis, e as jóias do nariz,


Idem

Os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas.


Idem

Os espelhos, e o linho finíssimo, e os turbantes, e os véus.


Idem. 

E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro; e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, pano de saco; e queimadura em lugar de formosura.


Tudo o que era usado para desagradar ao Senhor Deus dos Exércitos, tamanha vulgaridade a que se chegou, sendo inclusive comparadas com as mulheres de Sodoma e Gomorra, servirá para desonra, vergonha, humilhação. 

Teus homens cairão à espada e teus poderosos na peleja.


E ainda por cima, não terão para quem se enfeitar. 

E as suas portas gemerão e prantearão; e ela, desolada, se assentará no chão.


A cidade ficará desolada, então as mulheres se assentarão no chão como sinal de luto por tamanha aflição que tomará conta do povo.

Se eu fosse resumir esse capítulo 3 do Livro do profeta Isaías, diria em poucas palavras que todos nós devemos nos achegar mais a presença do Senhor.  Estás com problema? Não procure respostas no tarôt, em leituras de mãos ou o que espíritos de mortos podem lhe dizer, pois não foi isso que o Senhor nosso Deus, nosso Criador, nos ensinou. Entre no silêncio de seu quarto, ajoelhe-se, humilhe-se diante do Senhor. Só Ele tem a resposta para todas as nossas angústias, todas as nossas aflições, todos os nossos problemas. Jesus Cristo veio para nos salvar, nos libertar das garras do pecado, nos purificando com o seu Sangue na Cruz do Calvário. Deus nos deu outra chance, não a perderemos dessa vez. Reflitam sobre tudo isso. Amo cada alma que ler este blog. Amo cada alma que quer se reconciliar com o Senhor Jesus. Amo igualmente a quem não concordar com nada disso, pois eu também já fui assim, mas hoje, depois de tantas lutas, tantas batalhas, pude sentir a presença física do Senhor Jesus em minha vida, e gostaria muito de compartilhar minha alegria e que você pudesse sentir o que também sinto. O velho homem, hoje não existe mais. Tornei-me novo homem, para Honra e Glória do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré que realmente vive e reina junto com o pai de Eternidade a Eternidade. Caso queira oração de intercessão ou trocar umas idéias me sentiria muito honrado. Meu email: heliosilvars@bol.com.br Fiquem todos na Paz do senhor. Até a próxima postagem!

quinta-feira, 25 de julho de 2019

LIBERTE-SE!

PARA REFLEXÃO:




E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

João 8:32

Conhecer é compreender, fazer com que algum assunto seja inserido em seu próprio saber. 
Só há uma verdade, aquela que vem dos altos céus, de nosso Criador, Jesus Cristo.
Uma vez que inserimos a verdade em nosso conhecimento, nos libertamos de nossa ignorância.
Já não fazemos mais aquilo que nos prendia ao pecado, agora, verdadeiramente somos livres.
Até a próxima postagem!

GRÊMIO 2X1 INTER - GRENAL DAS RODADAS - LIBERTADORES 2019

GRENAL DAS RODADAS LIBERTADORES 2019
N.
JOGOS DO GRÊMIO
JOGOS DO INTER
GRENAL
1
ROSÁRIO 1X1 GRÊMIO
PALESTINO 0X1 INTER
GRÊMIO 1X1 INTER
2
GRÊMIO 0X1 LIBERTAD
INTER 2X0 ALIANZA LIMA
GRÊMIO 0X2 INTER
3
U. CATÓLICA 1X0 GRÊMIO
INTER 2X2 RIVER PLATE
GRÊMIO 0X2 INTER
4
GRÊMIO 3X1 ROSÁRIO
INTER 3X2 PALESTINO
GRÊMIO 3X3 INTER
5
LIBERTAD 0X2 GRÊMIO
ALIANZA LIMA 0X1 INTER
GRÊMIO 2X1 INTER
6
 GRÊMIO 2x0 U. CATÓLICA
RIVER PLATE 2X2 INTER
GRÊMIO 2X2 INTER
7
GRÊMIO 2X0 LIBERTAD
NACIONAL 0X1 INTER
GRÊMIO 2X1 INTER
8
LIBERTAD X GRÊMIO
INTER X NACIONAL
GRÊMIO X INTER


TIMES
PG
J
V
E
D
GP
GC
SALDO
Grêmio
9
7
2
3
2
10
12
-2
Inter
9
7
2
3
2
12
10
2



7. Pronto. Lá se vai mais uma derrota colorada. Porém, o Inter fez a lição de casa, jogando fora de casa. Não é fácil ganhar do Nacional do Uruguay na casa deles. Só que jogando no Beira-Rio, a equipe do Uruguay não estará tão fora de casa assim. A distância que os separa equivale a 800 km. Não teremos nenhuma supremacia em torcida, pois a do Uruguay faz muito barulho. Então, teremos um bom jogo de volta, com certeza, repleto de grandes emoções. Quanto a classificação do Inter, tenho a dizer que, matematicamente, está com o passaporte comprado para as semi-finais, mas falta ainda carimbá-lo, tarefa que não será fácil, mesmo jogando em casa. Dando uma olhada por cima, parece que o Inter joga com mais interesse a Libertadores, mesmo sem ter a convicção de que possa chegar lá. Esta no caminho. E, ao olhar para os lados não vê nenhum perigo iminente, pode atravessar a rua com muita tranquilidade. Mas carros e motos podem aparecer do nada, e todo o cuidado é pouco. É mais fácil o Inter não passar do que obter a classificação, por um simples motivo. A maneira do Inter jogar é um tanto amadora. Com certeza, com o placar favorável, podendo empatar em casa, irá jogar na retranca, chamando o time uruguaio para cima, para num lance feliz de contra-ataque buscar o gol da vitória. Contudo, já vimos milhares de vezes que isso, na grande maioria não dá certo. A equipe vem para cima e faz o gol. Daí correr atrás do prejuízo fica muito caro. Inter na retranca do início ao fim é o que se espera. Sufoco nos 90 minutos. Bem ao contrário do Grêmio, o qual também fez a lição de casa, com um placar mais favorável de 2x0 sobre o Libertad do Equador. O Grêmio sim, poderá se dar ao luxo de jogar na retranca em face do resultado da primeira partida, mas não irá fazer, pois o Renato sabe de tudo o que já se foi comentado e mandará o Grêmio atacar. Bom seria, se tivéssemos um Grenal na final da Libertadores 2019, mas é muito difícil em face de tantos sorteios de grupos, de chaves, não se tendo como na Copa do Mundo, onde Vencedor do Jogo 1 joga contra o vencedor do jogo 2 e assim por diante. Agora só nos resta esperar. Até a próxima postagem.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

ATÉ QUANDO FUGIREIS DA PRESENÇA DO SENHOR?

Deus abençõe vossas famílias, vossas vidas a cada leitor. Vamos prosear um pouco sobre o Capítulo 2 de Isaías, onde faço os meus próprios comentários. A Palavra de Deus nos dá sabedoria de como devemos proceder. Aqueles que a seguem, a ouvem e aceitam devem ter atitudes edificantes aos seus próximos. Aqueles que não aceitam, não ouvem e não a seguem, o Senhor dá uma segunda chance, uma terceira e tantas quantas forem necessárias até o fim de suas vidas para se reconciliarem-se com o nosso Criador. Não entendemos o amor de Deus que é infinito. Nossos pensamentos, não são os mesmos pensamentos Dele. 


Palavra que viu Isaías, filho de Amós, a respeito de Judá e de Jerusalém.

Comentário: Aqui se fala nos dois reinos divididos dos judeus. O reino do norte, Israel, com capital em Samaria e o do Sul, Judá, com capital em Jerusalém. 



E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.

Comentário: Israel é um país com muitas montanhas independentes entre si. Um dos montes, o de Sião, é onde esta situada a própria Jerusalém. A visão que Isaías se referia era de que ia chegar um dia em que o monte da casa do senhor, Jerusalém, se elevaria por cima dos demais morros ao redor e a Ele concorreriam todas as nações. Sem dúvida de que trata-se de Jesus. Jesus passou a sua vida de cidade em cidade, mas foi no monte de Sião, que veio a ser crucificado. O gólgota, lugar da caveira, ficava fora das muralhas da cidade de Jerusalém, mas ainda bem em cima do monte. Jesus venceu a morte naquele lugar. Os judeus queriam um rei libertador da possessão romana. Mas Jesus mostrou que o verdadeiro Rei não veio libertá-los da Roma de César, e sim libertá-los de todo o pecado. Os judeus o rejeitaram, assim como rejeitaram os profetas enviados por Deus. Então, o Senhor estendeu sua misericórdia para toda a humanidade que o aceita, o segue. Até hoje várias nações concorrem para ir lá naquele lugar onde Jesus deu sua vida por todos nós. 

E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.

Comentário: Vejam como o profeta informa, cerca de 700 anos antes da vinda do nascimento de Jesus, tudo o estaria por acontecer. Isaías convoca todos do povo escolhido por Deus a buscarem os seus ensinamentos. Eles, o povo, sabiam o que tinha acontecido aos seus antepassados, quando se desviaram dos caminhos do Senhor. Assim como a galinha junta seus pintinhos sob suas asas, Isaías também gostaria de ver o povo elegendo o Senhor como seu Deus, e somente a Ele render-lhe toda honra, toda glória e adoração. E sabiamente registrou de que de Sião sairia a lei e de Jerusalém a Palavra do Senhor. Note que o próprio Jesus afirmou que não veio abolir a lei, mas sim, dar o verdadeiro sentido a ela. E, como exemplo cita o caso do adultério. – Vocês ouviram o que foi escrito: Não adulterarás! Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, em seu coração, já cometeu adultério com ela. 

E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear.

Comentário: Vemos aqui uma referência a um dos vários significados do nome de Jesus, qual seja, Príncipe da Paz! As guerras que outrora foram necessárias para a constituição do próprio povo de Israel, agora não haveria mais o porquê existir. 

Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor.

Comentário: O chamamento para a presença do Senhor é feito pela descendência de Jacó, aquele que lutou com Deus, até ganhar sua benção. Andar na luz significa não ser errante pelo caminho, onde há trevas, mas sim, na luz do Senhor, onde há sabedoria, proteção. 

Mas tu desamparaste o teu povo, a casa de Jacó, porque se encheram dos costumes do oriente e são agoureiros como os filisteus; e associam-se com os filhos dos estrangeiros,

Comentário: Novamente se faz uma alusão não somente ao passado recente, mas ao próprio momento presente daqueles dias, onde, por influência dos costumes de seitas religiosas vindas do Oriente, a Casa de Jacó ficou desamparada, sem que os verdadeiros guardadores das leis mosaicas, os sacerdotes, exercem com zelo o seu mister. Já os filisteus, não colocavam suas esperanças em Deus, mas sim nas adivinhações de como seria o dia de amanhã, não importando o tamanho do sacrifício que fosse exigido pelos falsos deuses criados à própria imagem e semelhança dos homens. Não fosse do Oriente, as influências de deuses também vinham do Ocidente, ou da Grécia ou de Roma

E a sua terra está cheia de prata e ouro, e não têm fim os seus tesouros; também a sua terra está cheia de cavalos, e os seus carros não têm fim.

Comentário: Aqui se faz uma observação do tamanho da riqueza a que chegaram os judeus na época. A questão da cobiça não se importando em como adquiri-la, ou o que fosse necessário para se obtê-la. No momento que se tem tudo, é o momento que mais se afasta de Deus, dos caminhos do Senhor. É o momento da abundância, da fartura, da sobrepujança. É o momento onde a soberba lhe sobe à cabeça. Sendo que o inverso é também verdadeiro, quando mais tiver necessidade de obter recursos financeiros, saúde, etc, mais problemas que parecem impossíveis de resolvê-los, aí é que nos achegamos mais perto de Deus. 

Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que fabricaram os seus dedos.

Comentário: Aquilo que nos tira do foco dos caminhos de Jesus, é hoje, considerado como os ídolos de nossos antepassados. Não vou ao culto porque tem futebol. O futebol, a televisão vira ídolo para o crente. É impossível quantificar quantos ídolos podemos fabricar. Quantas desculpas podemos dar para deixar de ir à presença do Senhor. Evidentemente que uma doença ou, a ocorrência de caso fortuito e de força maior, por exemplo, possam acontecer, mas não podem virar regra. 

E o povo se abate, e os nobres se humilham; portanto não lhes perdoarás.

Comentário: Naquele dia, onde já passado o tempo da vinda do senhor. E, em que Ele estará julgando o seu povo, já não será mais possível se obter a Salvação, pois, o que não faltou foi tempo para se arrepender de seus pecados, contudo preferiram seguir o príncipe das trevas ao seguir o Deus verdadeiro. 

Entra nas rochas, e esconde-te no pó, do terror do Senhor e da glória da sua majestade.

Comentário: Quem permanecer na sua estultícia, que assim continue, pois não conseguirão ao menos sentir a presença do Senhor Deus que lhe quis servir ao invés de ser servido. Impossível de se entrar na rocha, impossível de se esconder no pó. Deus tudo vê. Deus é Onipresente, esta em todos os lugares, é Onipotente, pode todas as coisas e Onisciente, ou seja, sabe todas as coisas. 

Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada; e só o Senhor será exaltado naquele dia.

Comentário: Ao homem não cabe se exaltar, antes procure exaltar o nome do Senhor, as suas obras, a sua Salvação. 

Porque o dia do Senhor dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido.

Comentário: Mais ou menos se aplica aquela máxima popular que diz que quanto mais alto é o coqueiro, maior será o tombo dele. 

E contra todos os cedros do Líbano, altos e sublimes; e contra todos os carvalhos de Basã.

Comentário: A comparação das madeiras mais nobres existentes, significam a riqueza, o esplendor e glória de seu dono, que nada adiantarão perante o Senhor. Muito pelo contrário, Ele deixa as pessoas se exaltar para no fim fazer a colheita, não podendo acontecer antes pois tanto o joio quanto o trigo, quando mais novo, são muito parecidos. Mas um é benção, o outro, erva daninha. 

E contra todos os montes altos, e contra todos os outeiros elevados;

Comentário: Os moradores das cidades que ficavam mais no alto naquela região, tinham a falsa noção de que jamais seriam importunados por povos invasores. Ledo engano

E contra toda a torre alta, e contra todo o muro fortificado;

Comentário: Segue o mesmo raciocínio. Não bastava uma muralha fortemente reforçada, fortificada e vigiada com atalaias em todos os cantos. Nada pode impedir o agir de Deus. Foi assim com as muralhas de Jericó, foi assim com as cidades do pecado Sodoma e Gomorra. 

E contra todos os navios de Társis, e contra todas as pinturas desejáveis.

Comentário: Os navios de Társis eram de grande porte na época, de viagens longas. Assim como lá no futuro, o Titanic viria ser afundado pois foi objeto da ira de Deus, pois os seus construtores afirmavam, ao ser perguntados sobre a sua segurança, que nem Deus poderia afundá-lo. 

E a arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só o Senhor será exaltado naquele dia.

Comentário: O homem tenta sempre seguir um caminho que mais lhe aparece agradável, sem perguntar ao Senhor se é esse ou outro caminho que deva seguir. 

E todos os ídolos desaparecerão totalmente.

Comentário: Aqui é uma afirmação que muitos negam a acreditar mesmo sabendo de sua existência. Os deuses egípcios nada puderam fazer contra as dez pragas mandadas pelo Senhor dos Exércitos ao faraó de duro coração, a fim de libertar o seu povo. Todos os falsos deuses foram destruídos, são imagens que tem olhos mas não vêem, tem ouvidos mas não ouvem, tem bocas mas não falam. Nada podem fazer por mais oração e sacrifício que se faça. Deus não deixa de atender a oração de um coração verdadeiramente quebrantado. 

Então os homens entrarão nas cavernas das rochas, e nas covas da terra, do terror do Senhor, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra.

Comentário: Os homens procurarão se esconder nos lugares mais incomuns, porém de nada adiantará se esconder do senhor. Ele saberá onde estão cada um deles. Sabedores disso, então porquê insistem em não querer entrar nos átrios do Senhor para lhE render adoração em verdade e em espírito? 

Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que fizeram para diante deles se prostrarem.

Comentário: Então, finalmente, vendo que seus ídolos nada podem fazer contra o único Deus verdadeiro, irão jogá-los foram, não importando se eram feitos de prata ou de ouro, de que tamanho era sua riqueza, seu valor. 

E entrarão nas fendas das rochas, e nas cavernas das penhas, por causa do terror do Senhor, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para abalar terrivelmente a terra.

Comentário: A tormenta será muito maior quando enfim, o Senhor abalar terrivelmente toda a terra. Não haverá nenhum lugar seguro nesse dia. E aquele que estiver no campo, não volte para buscar suas vestimentas. 

Deixai-vos do homem cujo fôlego está nas suas narinas; pois em que se deve ele estimar?

Comentário: Todo aquele que tem força, é porque ainda há fôlego em suas narinas. Mas quem lhe soprou a vida em suas narinas? Pode o homem criar-se a si mesmo? Deve o homem render glórias a Deus, ao Deus verdadeiro que nos remiu com seu precioso sangue na cruz do Calvário. 

Que Deus os abenções. Até a próxima postagem!

terça-feira, 23 de julho de 2019

QUAL O LIMITE DE NOSSA INGRATIDÃO?

Que Deus abençõe a cada um de vocês!

Trago uma reflexão sobre o 1º Capítulo do livro de Isaías. Os comentários são meus próprios.

Visão de Isaías, filho de Amós, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, e Ezequias, reis de Judá.



Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o Senhor tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.

Comentário: É incrível como podemos ser tão ingratos com nosso Criador. O próprio povo escolhido por Deus se rebelou contra, preferindo oferecer holocaustos a outros deuses que nada poderiam fazer  contra o verdadeiro Deus.


O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.

Comentário: Até os animais conhecem e respeitam as coisas que foram criadas para ele. Mas os homens insistem em se esquecer de seu próprio criador. 


Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao Senhor, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás.

Comentário:  Podemos entender como Santo o lugar Santo dos Santos no Tabernáculo ou Templo, e onde também significa o próprio Jesus Cristo. 


Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.

Comentário: O castigo já lhes era muito árduo, seria possível ainda lhe impor mais a um povo que nem com todo o castigo se rende ao Senhor Deus dos Exércitos? 

Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.

Comentário: Expressa que todo o corpo padece. As feridas e chagas revelam algo mais profundo como até mesmo a alma atormentada, de modo que nada se compara a um mínimo de obediência ao Senhor. 

A vossa terra está assolada, as vossas cidades estão abrasadas pelo fogo; a vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença; e está como devastada, numa subversão de estranhos.

Comentário: Todas as bênçãos de Deus, incluindo a terra, cidades, uma vez que seus integrantes deixam de seguir aos mandamentos e propósitos de Deus, a terra é devastada por estranhos. Eles abandonaram a Deus, não seria justo que Deus permanecesse em sua proteção. 

E a filha de Sião é deixada como a cabana na vinha, como a choupana no pepinal, como uma cidade sitiada.

Comentário: Aqui a idéia é de solidão. Após a colheita na vinha não há mais nada a ser colhido, então a cabana fica isolada, esperando por dias para nova colheita, o mesmo vale para a choupana no pepinal. 

Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes a Gomorra.

Comentário: Sodoma e Gomorra eram símbolo da promiscuidade e da perversão. Caso todos em sua integralidade se afastassem de Deus, não teriam mais nenhuma chance de renovo. Contudo, por mais que existam blasfemadores, pecadores, ainda irá existir aquele quem permanece a fidelidade de Deus em seu coração. E é por causa deste que não acontece a aniquilação total. 

Ouvi a palavra do Senhor, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra.

Comentário: Aqui é uma comparação com as cidades dos pecados. Vós poderosos de Israel que vivem como os de Sodoma e Gomorra voltam-se para o Senhor Deus. 

De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.

Comentário: Deus quer uma dedicação, sacrifício, adoração em Espírito e em Verdade. Holocaustos sem o verdadeiro arrependimento das ações contrárias à Palavra de Deus, não alegra ao Senhor. 

Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?

Comentário: Aqui é uma alusão àquilo a que lhes fora ensinado desde o princípio. Deus está dizendo: - Foi assim que lhes ensinei quando se apresentar diante de mim? Pois a maneira como o povo vinha a oferecer holocaustos parecia ser de algum outro deus a que estariam seguindo. 

Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.

Comentário: Deus passa então a esclarecer o que realmente é para se fazer e o que não é, ou seja, o que lhe agrada e o que não lhe agrada. Ofertas falsas, as quais nada significam qual peso se dará? Queimar incenso nos átrios para Deus, sem ao menos fazer um minucioso exame de consciência de que valerá? Festas de luas novas, observação ao descanso aos sábados e assembleias nas quais nada que se referisse a Deus era mencionado, que serventia teria? 

As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.

Comentário: Deus sofre no sentido de que seus estatutos e mandamentos são atirados aos porcos, sem nenhuma identificação com o seu povo. De nada adianta continuar com esses rituais sem que o verdadeiro sentido dos mesmos esteja presente, pois isso desagrada a Deus. 

Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

Comentário: Aqui temos a resposta do porquê de que muitas vezes o senhor não atende orações. Ainda que as mesmas sejam multiplicadas, pois elas trazem em suas mãos o sangue do pecado. Sangue pelo assassínio de pessoas ou de pecados existentes em seus corações os quais não são alvos para o arrependimento. 

Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.

Comentário: Uma menção ao batismo temos aqui, o qual significa, lavar nossos pecados, nos tornando novo homem, fazendo com que a maldade de nossos atos, ainda que não podemos restituir o estado original, faça parte de nosso verdadeiro arrependimento, para não mais voltar a repetí-lo. 

Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.

Comentário: Aqui algumas atitudes dignas de todo povo que se diz pertencer ao Senhor deve ter. E isso não é nada que se possa gloriar, pois trata-se de um mandamento. Amar ao próximo como a si mesmo. Atitudes que devem fazer parte da vida diária do cristão, de sua rotina, fazer para os outros aquilo que gostaria que lhe fizessem. Tratar os outros como gostaria que lhe tratassem e assim sucessivamente. Note que se é um mandamento de Deus, logo, Ele está no comando. Então, ter Deus em seu coração e fazer o bem é a regra. Não existe outra regra. Os homens criam as suas, mas estão tão distante de Deus quanto a Terra está do Sol. Ser de Deus e não fazer o bem como alguns crentes assim se enquadram, ou, fazer o bem sem ter Deus no coração, assim como os ateus, espíritas e demais entidades também não está em alinhamento com o que Jesus Cristo nos ensinou. Nem os crentes que não fazem o bem quanto aos ateus que fazem mas não acreditam em Deus, estão corretos. Nenhum deles pode atirar pedras no telhado um do outro, pois ambos não fazem a vontade do senhor. 

Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

Comentário: O que o Senhor nosso Deus quer dizer aqui é que, após se tornar novo homem, ou seja, deixar os pecados de lado e passar a ter uma vida de dedicação a Deus, teus pecados serão lavados no sangue do Cordeiro. Deus não te verá mais como pecador e sim como verdadeiro filho que se arrependeu como na parábola do filho pródigo. Jesus aquele que é alvo como a neve, pois Nele não há pecado em face de sua Santidade, assim nos tornará também para que possamos manter uma relação de intimidade com nosso Criador. 

Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.

Comentário: Deus deixa claro que mesmo que gostasse que seu povo o adorasse, isso fica por conta de cada um, pois Ele não nos fez meros robôs sem sentimentos. Os que assim procederem herdarão os bens que na terra existem. Famílias, empregos, voltados para adoração, em vida edificante e atenção aos menos afortunados, nada haveria de nos faltar, se cuidássemos uns dos outros. 

Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse.

Comentário: Contudo, Deus é justo. Caso se tome outro caminho, que se aguente as consequências sem reclamação. Deus não obriga ninguém a tomar esse ou aquele caminho. Contudo, sabemos que por Ele fomos criado. Nada mais justo do que adorar o nosso Criador. Ele nos deu a vida, Ele pode nos tirar. E tudo o que fizer como eu posso criticar se eu próprio sou criado por Ele? Por esse motivo em tudo devemos dar Glória a Deus que fez os céus e a Terra e tudo o que neles há. 

Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas.

Comentário: O povo de Israel, antes hebreus, foram o povo escolhido por Deus. No início esse povo o adorava. Mas com o passar dos anos, envolveram-se em adorar falsos deuses, se prostituíram com doutrinas falsas. Tiveram que se virar com a consequência de seus pecados. Foram levados cativos para outros países, foram espalhados pelo mundo como escravos, logo eles que tinham uma terra só para eles mesmos. Agora, tinham suas mãos sujas de sangue. Não mais oravam pedindo a intervenção de Deus, mas procuravam resolver tudo sozinho, como se isso fosse possível acontecer sem haver nenhuma consequência. 

A tua prata tornou-se em escórias, o teu vinho se misturou com água.

Comentário:  Aqui pretende-se ensinar que o que de mais valioso se tinha, ou seja, a presença de Deus junto ao seu povo escolhido, Israel, foi deixado de lado. Outros deuses começavam a fazer parte de suas adorações. A fé que tinha com o mais puro vinho, agora misturava-se com a água, tornando-o apenas uma água suja. 

Os teus príncipes são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas, e anda atrás das recompensas; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa da viúva.

Comentário: Uma alusão a corrupção já existente naquela época. Não há nada novo debaixo do sol. Aqueles que eram responsáveis pelos cuidados da justiça, não o faziam. Os governantes de Isarel, antes faziam tudo em proveito próprios, eram como companheiros de ladrões. Andavam na contramão dos mandamentos do senhor. Porém, os ladrões pertenciam aos corruptores dos outros povos, com seus falsos deuses, iam subornando a fidelidade de Israel. 

Portanto diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos, o Forte de Israel: Ah! tomarei satisfações dos meus adversários, e vingar-me-ei dos meus inimigos.

Comentário: Os inimigos de Deus, tanto são aqueles que se infiltram no meio de seu povo para lhes perverterem os seus caminhos, como aqueles buscam outros deuses e a eles oferecem adoração. 

E voltarei contra ti a minha mão, e purificarei inteiramente as tuas escórias; e tirar-te-ei toda a impureza.

Comentário: Uma vez vingado aqueles que desviam a fé do povo escolhido de Deus, é a vez de limpar a sujeira que causaram nesse mesmo povo, limpando, purificando-os de todo o mal que porventura lá se encontre. 

E te restituirei os teus juízes, como foram dantes; e os teus conselheiros, como antigamente; e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel.

Comentário: Uma vez restaurados os caminhos do povo de Israel, Deus enviaria juízes comprometidos com a justiça, então a cidade seria conhecida como cidade fiel. Sabemos que a verdadeira cidade, a Nova Jerusalém, onde há muitas moradas preparadas para nos receber e que fora preparada pelo Senhor Jesus antes da fundação do mundo, será a Cidade Fiel, a Cidade da Justiça, pois nela habitarão os justos que a herdarem. 

Sião será remida com juízo, e os que voltam para ela com justiça.

Comentário: A Sião que está em uma das muitas colinas de Israel, juntamente com o seu povo será desobrigada do pagamento de sua dívida se permanecer nos caminhos do Senhor, pois Jesus Cristo, veio para pagar essa conta, essa dívida. – Está consumado! Foram praticamente as últimas palavras de Jesus na cruz. Também aqueles que se voltam para Sião com justiça terão as suas dívidas remidas pelo sangue do Cordeiro que tira o pecado o mundo. 

Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o Senhor serão consumidos.

Comentário: Deus não deixará impune os transgressores e os pecadores não arrependidos verdadeiramente os quais serão destruídos. Já aqueles que deixarem os seus caminhos serão consumidos, ainda que possam parecer a mesma coisa não o é. Consumir dá a idéia de sofrimento, agonia. Mesmo sabendo dessas coisas, muitos ainda insistirão em enfrentar a Justiça de Deus, e vai haver o momento em que não mais terá tempo para o arrependimento, terá sido tarde demais para se tomar uma decisão para seguir a Cristo. 


Porque vos envergonhareis pelos carvalhos que cobiçastes, e sereis confundidos pelos jardins que escolhestes.

Comentário: Deus nos fornece a vida. Nos indica verdadeiramente qual o caminho a seguir, e não há nenhum outro senão Jesus, Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Mas há os que querem buscar seus próprios caminhos para chegar ao céu. Não adianta fazer o bem, se não tiver Jesus no coração. Não adianta ter Jesus no coração se não fizer o bem. É preciso que ambos estejam juntos. E tudo tem que se ser com amor. Os caminhos que nós escolhermos, caso sejam diferentes daqueles que Deus nos orienta, será para nossa própria vergonha, e seremos confundidos pensando em fazer a coisa certa, mas longe estaremos do Senhor. 

Porque sereis como o carvalho, ao qual caem as folhas, e como o jardim que não tem água.

Comentário: Precisamos de água para regar um jardim. Jardim aqui representa nossa vida. A água a Palavra de Deus, a presença do Senhor. Como podemos ter uma vida bela sem a presença de Deus? Como teremos belas flores sem a presença de água? 

E o forte se tornará em estopa, e a sua obra em faísca; e ambos arderão juntamente, e não haverá quem os apague.

Comentário: Aquele que se acha forte, superior aos outros, será humilhado. Aquele que se humilhar será exaltado, assim diz o Senhor. Pois Jesus mesmo não veio para ser servido, mas muito pelo contrário, Ele veio para servir. Então, porque razão nós fazemos o mesmo? Tomemos o exemplo de Jesus em nossas vidas. Falemos palavras que edifiquem ao invés daquelas que destroem. Estopa seca e uma fagulha são o suficiente para o início de grandes incêndios. Não permita que isso aconteça, pois não terá quem as apague. 

Fiquem todos com Deus, na Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré, que verdadeiramente vive e Reina junto com o Pai de Eternidade a Eternidade. Até a próxima postagem!