“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. Mateus 7, 13-14
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16, 33
Jesus e os demais apóstolos passaram por muitas aflições. Jesus também alertou diversas vezes que o caminho para a Salvação era estreito, apertado, difícil.
Imagino que o caminho que leva a Salvação é tão estreito que às vezes temos de passar de lado, e que, em algumas ocasiões há tantos obstáculos, alguns pontiagudos que podem nos ferir, nos arranhar, sem contudo nos matar, devendo assim, continuarmos com a nossa missão, pois voltar torna-se praticamente impossível. Após passarmos, eles se fecham ainda mais.
Mas como assim, se fecham ao invés de abrir?
É que nós, por nós mesmos, não temos nenhum poder de colocar no coração das pessoas a fé que há em Jesus Cristo, como nosso Senhor e Salvador, e sim o Espírito Santo que habita em Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador dos céus e da Terra e de tudo o que neles há.
O que acontece é que quando abrimos o caminho, semeamos a Palavra e o Espírito Santo é quem irá agir no coração das pessoas tornando o caminho para eles mais seguro, germinando a semente que foi plantada, até porque Jesus é Único Caminho.
Para passar por esse caminho temos que tomar nossa cruz e negarmos a nós mesmos. Todos nós, após conhecermos a Verdade, nos libertamos, abandonamos aquilo que estava nos aprisionando durante muito tempo. Possuímos cada um de nós a sua própria cruz como sofrimentos, tristezas, aflições, angústias, mágoas, doenças incuráveis ou nossas, ou de nossos parentes ou de nossos amigos.
Assim, tomemos cada um de nós a nossa cruz e então começamos a passar pelo estreito caminho, devendo mesmo deixar para trás tudo aquilo que pudesse nos trazer, por um bom tempo, um prazer momentâneo, passageiro, ou seja, físico, curtir a vida sem responsabilidade, sem buscar a Deus, desperdiçando nosso tempo com coisas insignificantes que não edificam em nada.
Além dos espinhos que encontraremos, também há aqueles que irão tentar nos impedir de passar pelo caminho estreito, para esses devemos pedir a Deus que nos dê estratégias específicas para que possamos passar por eles, e vencê-los, uma vez que são incansáveis na sua missão de impedir que o Evangelho de Cristo seja pregado.
Daí a necessidade de solicitar orientações, ajuda ao nosso Bom Deus, pois a estratégia utilizada para passar por um desses opositores, não será a mesma para passar pelo outro.
No mundo em que vivemos, largo é o caminho da perdição, como a mentira, a corrupção, a prostituição, os adultérios, os prazeres da carne, por exemplo, para cada um desses descaminhos, abrem-se outro leque de inimagináveis opções com infinitas possibilidades de pecar.
Por isso é que o caminho para a Salvação é estreito, como disse Jesus: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela…”
E, quem quiser salvar a sua vida neste mundo passando pelo caminho largo, perdê-la-á, porém quem perdê-la passando pelo caminho estreito, ganhá-lo-á.
Jesus já nos orientou em nos mostrar qual o caminho que nos leva à Salvação. Para este mundo viemos, porém, nós não somos deste mundo. Andávamos como ovelhas desgarradas, perdidas sem saber o verdadeiro caminho de volta para a nossa morada celestial. Jesus vem e nos mostra o verdadeiro Caminho para a Salvação, para retornarmos à Casa de nosso Pai.
O caminho estreito é de difícil ultrapassagem, trabalhoso, e ainda há outras situações a serem analisadas, ele é escuro e escorregadio com muitas pedras.
Contudo, nós somos a luz do mundo a iluminar o caminho para que outros possam passar direcionados pela voz do Espírito Santo que habita no Senhor e que vem lá no fim do caminho.
Tratamos pois em vigiar e orar sem cessar a cada momento dessa longa caminhada para buscarmos a força em Jesus Cristo de Nazaré para que nos mantenha em pé, sem escorregarmos, sem cairmos, sem tropeçarmos em alguma coisa, e assim seguirmos em frente, na nossa missão de pregar o Evangelho a toda criatura rumo à Salvação que há em Cristo Jesus.
O mundo em si, ama a escuridão e detesta a luz e fará de tudo o que estiver a sua disposição para apagar essa luz a qual lhe causa tanto desconforto.
Assim, os devassos, se revoltam contra o fato de que sejam importunados, ou que sejam descobertos e se tornem públicas suas devassidões. Então, produzem leis que os impeçam de serem advertidos, querendo tornar a natureza de Deus como algo desprezível, invertendo assim, a ordem natural do Universo.
Nessa mesma direção, os corruptos também se encontram, e vão criando leis e mais leis capazes de legalizar o ilegal para os beneficiarem, tornando o certo em errado, e o errado em certo.
O erro passa a ser não mais a exceção, mas sim a regra, enquanto que o que é certo, deixa de ser a regra e passa a ser exceção.
Logo, quando alguém encontra algo de valor que foi perdido e procura pelo seu proprietário e lhe entrega o bem, é rotulado de idiota, mas isso antes era a regra, não sendo merecedor de elogio nenhum, sendo dever do cidadão de bem, fazer o bem.
Como ajudar alguém inválido atravessar a rua por exemplo, hoje em dia, coisa muito rara de acontecer. Esta cena ganharia com toda a certeza até manchete nos principais jornais e seria amplamente divulgada na mídia para ser curtida e compartilhada.
Como o caminho estreito é também escuro e nos conduz à Salvação, no final dele, creio que Jesus Cristo esteja nos esperando com a Coroa da Vida por termos chegado até lá. Mesmo passando por tantos perigos, tantas dores, tantas privações, tantas tentações e perseguições, conseguimos chegar no fim de nossa jornada dignamente. Mas como conseguimos se estava tudo escuro?
Simples, no final do caminho há uma voz, que no início de nossa jornada é quase que inaudível (não entendemos bem aquilo que Deus quer nos dizer), mas algo nos impulsiona a seguir em frente, na medida que avançamos (ganhamos mais experiência na vida), essa voz se torna mais forte, mais audível.
Esta Voz nos diz algo assim como: - Filho, você está indo bem, não desista, siga em frente, eu estou aqui te esperando, não dê ouvidos para quem te desanima, siga-me, vem, pega na minha mão, você escorregou mas não caiu, caiu mas não se feriu, se feriu mas não morreu. Eu ajudei a te levantar em cada queda. Eu curei e cicatrizei as tuas feridas, as tuas chagas em cada luta. Eu estive te orientando em cada momento de tua vida, em cada passo. Você venceu. Estou muito orgulhoso de ti meu filho.
Essa voz vem lá do fim do caminho estreito. É a voz do Bom Pastor e nós, sendo as suas ovelhas, reconhecemos a sua voz e a seguimos.
Assim disse Jesus: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; João 10:27
Tenham todos um ótimo dia. Bom trabalho, bom descanso e fiquem com Deus Pai Todo-Poderoso, na Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo de Nazaré, que realmente vive e reina junto com o Pai de Eternidade a Eternidade e, por amor de Seu Espírito Santo que habita em vós. Até a próxima postagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário